sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Os erros fatais na hora de vender


Abusar de clichês e não dar a atenção que o cliente merece são problemas que afetam a venda

Vendas
Entender o que o cliente precisa é um dos pilares do sucesso da venda
São Paulo – Um dos pontos que mais impactam as contas da pequena empresa é umavenda perdida. Deixar de atender o cliente pode prejudicar o negócio como um todo. Certas vezes, os erros fatais passam despercebidos, já que o empreendedor pode confundi-los com acertos.
Por isso, fique esperto. “A forma mais assertiva para identificar um erro é avaliando os ‘nãos’ recebidos. Por exemplo, todo cliente que fala que vai pesquisar e qualquer coisa volta pode ser um indicador importante de possíveis falhas e erros. Empresas e profissionais de sucesso avaliam reiteradamente suas falhas e treinam como melhorar”, diz Diego Maia, presidente do Grupo CDPV e especialista em vendas.
Para que as falhas sejam minimizadas, é importante ter uma equipe preparada. “Isso já elimina em grande parte a possibilidade de erros. É primordial que os profissionais estejam alinhados aos planejamentos e as metas da empresa, além de serem guiados por bons gestores”, avalia Mário Rodrigues, diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas). 
Conheça, então, os quatro principais erros que podem comprometer as vendas do seu negócio.
1. Abusar dos clichês 
Quem já não foi atendido por alguém que usava frases manjadas? “O vendedor deve tomar cuidado com os clichês na hora da venda, pois eles podem causar o efeito contrário, prejudicando o relacionamento com o cliente. O sucesso da negociação se baseia, também, na confiança, e algumas expressões tipicamente usadas podem ser indesejadas”, diz Rodrigues.
Por exemplo, o famoso “foi feito para você” ou jargões do gênero não são adequados e transmitem a ideia de falsidade. “Não tente enganar o comprador apenas para empurrar uma venda, pois quem se sente enganado não volta mais”, ensina Marcelo Cherto, especialista em vendas. É preciso estimular a criatividade e apostar em diferenciais.
2. Não prestar atenção no cliente
O bom vendedor sempre observa as reações do comprador. Expressões corporais e faciais costumam ter muito a dizer. “É importante observar o que o cliente procura e quais são os seus problemas”, indica Rodrigues. Aqui entra, ainda, a questão da qualidade do atendimento. “Não adianta ter vendedores com baixa qualificação, pois eles não conseguirão ter sensibilidade para sacar o que o cliente busca. Lembre-se de que o vendedor é a marca na frente do cliente”, explica Cherto
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