Novo shopping de Pernambuco investe em sistemas sustentáveis e projeta economia de 40% nas despesas com energia elétrica
Com mais de 65% das obras concluídas, o novo centro de compras da Mata Sul de Pernambuco será inaugurado no segundo semestre deste ano. Entre as novidades do Vitória Park Shopping, um projeto com iniciativas sustentáveis, que irá aproveitar as fontes naturais durante seu funcionamento. Entre os sistemas que deverão ser utilizados no empreendimento, aproveitamento de iluminação interna natural, reutilização de água, energia solar nos estacionamentos e no hotel Íbis, e sistema de climatização sustentável, que prevê uma economia de 40% nas despesas com energia elétrica.
De acordo com Leonardo Pifano, gerente executivo do Vitória Park Shopping, o projeto sustentável, além de projetar o centro comercial para a o recebimento futuro de certificados internacionais de sustentabilidade, irá beneficiar lojistas. “Com o uso equipamentos de aproveitamento de energias naturais, a exemplo do aproveitamento de iluminação natural e reutilização da água, o custo condominial do shopping irá ficar mais barato para os donos das lojas, e essa economia pode até ser repassada para o consumidor”, avalia. “Além disso, a cidade de Vitória irá ganhar um empreendimento que não agride o local em que ele está instalado”, reforça.
A sustentabilidade é um foco presente desde o início do projeto do novo centro comercial, contudo a idéia ganhou força a partir de novembro do ano passado. “Algumas empresas fornecedoras de sistemas sustentáveis do Brasil, quando souberam do projeto, entraram em contato com nosso escritório querendo realizar parcerias. No início, por exemplo, apenas o hotel Íbis contaria com um sistema aproveitamento de energia solar, contudo nós decidimos expandir isso também para o shopping”, declara Leonardo Pifano. Além de captação da luz solar, os empresários do shopping estudam a possibilidade de outras fontes alternativas, a exemplo da energia eólica.
Com investimento de R$ 65 milhões, o Vitória Park Shopping vai contar com mais de mais de 100 lojas. Entre as que já confirmaram presença no empreendimento as âncoras Marisa, Lojas Americanas, Emmanuelle e Riachuelo, e as lojas Cacau Show, Esposende, Colcci e Coca-cola Clothing entre as satélites. O shopping também terá praça de alimentação com mais de 20 operações, entre elas a franquia Subway e a Iang Chao Cozinha Oriental, dois restaurantes, espaço para games e lazer, três salas de cinema com tecnologia 3D e um centro médico. O empreendimento leva a assinatura dos grupos Class, Plus e Somar, com apoio do Governo do Estado de Pernambuco e da Prefeitura de Vitória de Santo Antão.
com informações da Assessoria.
Fonte: A VOZ DA VITÓRIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário