sábado, 23 de fevereiro de 2013

Programa de inclusão sociodigital deve beneficiar mais de 170 municípios em PE




O acesso à internet, muitas vezes precário em cidades do Interior, deve contar com ações de estímulo ao investimento privado na implantação de infraestrutura de banda larga. É este o objetivo do Programa de Inclusão Sociodigital, que deve beneficiar 172 municípios em Pernambuco. O decreto que institui o projeto foi assinado nesta quinta-feira (21) e a iniciativa deve estar implementada em 12 meses, com custo de R$ 20 milhões.
A ideia do Governo do Estado, que comanda a iniciativa, é dotar de banda larga as sedes de municípios com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – medida de classificação que utiliza dados como expectativa de vida, educação e PIB – menor que 0,7. Ainda devem ser beneficiados os núcleos urbanos de todos os distritos rurais com mais de mil habitantes. Juntos, todos os municípios favorecidos farão parte de uma rede de centros de inclusão sociodigital, a Rede de Espaços Conexão Cidadã. Nas unidades – voltadas para áreas socialmente vulneráveis, geograficamente afastadas e carentes de infraestrutura de banda larga – será possível acesso público e gratuito a tecnologias da informação.
Segundo o Governo, o programa conta com diversos eixos. As medidas busca a indução e estímulo ao investimento privado, em regime de competição, na implantação de infraestrutura de comunicação; redução dos preços por Mbps; aumento da velocidade de acesso à internet; disponibilização de ambientes públicos de acesso às TIC e oferta de conteúdos digitais de qualidade voltados às dinâmicas econômicas locais e à formação cultual humanística elevada.
Cada Espaço Conexão Cidadã receberá banda de 40 Mbps, além de serviços de videoconferência, videomonitoramento e wi-fi. A infraestrutura de comunicação necessária – Backhaul – será licitada pela Secretaria de Administração (SAD). Os espaços onde os equipamentos funcionarão também serão escolhidos via edital de seleção pública, que será lançado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia (SECTEC).
Com informações da Folha PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário