sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Consumo nacional de café cresce 3,09%

Entre novembro de 2011 e outubro do ano passado, foram consumidas 20,33 milhões de sacas de café no Brasil, segundo a Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café). O número representa um acréscimo de 3,09% em relação ao consumo nos 12 meses anteriores, que foi de 19,72 milhões de sacas.

O crescimento ficou ligeiramente abaixo do esperado pela Abic. Segundo a entidade, isso pode ter ocorrido em função do crescimento dos produtos que concorrem com o café nas refeições matinais, a exemplo de sucos prontos e bebida à base de soja. As próprias empresas associadas à Abic, com um avanço de 6,05% em 2012, tiveram um crescimento maior que o do mercado como um todo.

O consumo per capita de café no período analisado foi de 4,98 kg de café torrado, ou 6,23 kg de café em grão cru. São quase 83 litros para cada brasileiro por ano, uma evolução de 2,10% em relação ao período anterior. É o maior consumo per capita já verificado no Brasil. Na análise da indústria, os brasileiros estão diversificando as formas da bebida, consumindo em maior escala os cafés expressos, cappuccinos e outras combinações com leite.

Em 2013, a Abic aposta em um crescimento entre 2,5% e 3% no consumo interno de café. Se confirmada a previsão, serão 20,9 milhões de sacas. As vendas de café torrado e moído podem chegar a R$ 8,7 bilhões neste ano.

Fonte: Supermercado Moderno

Nenhum comentário:

Postar um comentário