sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Os 5 maiores desafios dos CEOs para 2013


Pesquisa do The Conference Board aponta os principais obstáculos e estratégias para gestão de empresas em 2013

Perspectivas

A pesquisa CEO Challenge 2013, do The Conference Board – instituição sem fins lucrativos para estudos em administração -, consultou 700 executivos quanto aos principais desafios dos CEOs para este ano.  Foram ranqueados 10 pontos de atenção, como a dificuldade de expansão global, a manutenção da reputação, a adoção de práticas eficientes de sustentabilidade e a confiança dos mercados.
O foco está nas pessoas: predomina a percepção de que os recursos humanos serão o principal motor da superação dos obstáculos. 
Esse raciocínio indica um olhar de longo prazo, segundo a vice-presidente do The Conference Board, Rebecca Ray. “Em tempos de incerteza, este parece ser uma estratégia de longo prazo para garantir que os talentos estão em seus lugares adequados para tirar o máximo de vantagem do próximo período de bonança”, afirmou em comunicado oficial. 
Veja os 5 maiores desafios dos CEOs em 2013 e as principais estratégias apontadas para ultrapassar esses obstáculos.
1 Capital Humano
A gestão das equipes tem sido apontada como preocupação primordial dos CEOs no mundo – no ano passado, este item aparecia em sétimo lugar. O objetivo é melhorar a produtividade das operações a partir do desenvolvimento de talentos internamente. 
Segundo o estudo, o mercado já tem clareza que será difícil ser inovador, ter boa reputação e estar próximo do seu consumidor se não houver uma abordagem correta na gestão de recursos humanos.
Estratégia: Para chegar nesse resultado, a proposta é investir em treinamento e desenvolvimento. O engajamento e a retenção dos funcionários são prioridades, de acordo com o estudo. 
2  Excelência operacional
A eficiência nos custos e nas operações aparece como o segundo maior desafio do ano. No entanto, os CEOs enxergam uma conexão clara entre essa eficiência e a gestão adequada de seu capital humano. O elo entre esses dois pontos está justamente no comprometimento das lideranças. A coerência entre as decisões e a estratégia apresentada é fundamental.
Estratégia: A redução nos custos operacionais é uma das ferramentas que os executivos lançarão mão neste ano. Nesse mesmo sentido, um melhor alinhamento da estratégia, dos objetivos e das capacidades da empresa também aparece entre as prioridades.
3  Inovação
Diante de um crescimento econômico fraco, a gestão da inovação pode ser uma faca de dois gumes. A capacidade de se reinventar e inovar é cada vez mais relevante para a sobrevivência no mercado mais competitivo e dinâmico. O CEO Challenge 2013 cita Kodak, Sharp e Saab como três exemplos de empresas que erraram na gestão de inovação e perderam espaço.
Estratégia: Criar a cultura de inovação dentro das empresas é uma das estratégias que mais foram mencionadas pelos executivos. Para isso, eles deverão promover e recompensar as iniciativas intraempreendedoras e a tomada de risco. Novas tecnologias também deverão ser adotadas, para uma ação mais estratégica e direta no contato com o consumidor.
4 Relacionamento com consumidor
O crescimento lento da economia e a estagnação do mercado global intensifica a competição pelos clientes disponíveis no mercado. O relacionamento estreito entre marca e cliente é um posicionamento defensivo pelo The Conference Board.
Estratégia: A melhoria na qualidade dos produtos e dos serviços deverá vir da maior aproximação entre cliente e empresa. Para melhor atende-lo, a velocidade dos produtos e serviços é um ponto sensível.
5 Risco econômico e político
Entre 2012 e 2013, o risco econômico e político caiu do terceiro para o quinto lugar entre os principais desafios dos CEOs. Mesmo com este claro sinal de que o ambiente empresarial está mais adaptado ao cenário global desfavorável, a perda de competitividade das empresas europeias ainda está no horizonte de médio prazo.
Estratégia: Dentro do planejamento estratégico, estão incluídas medidas de longo prazo para redução do risco econômico, além da implementação de planos de contingência. Os executivos também afirmam ter a intenção de reduzir a exposição aos países de risco.
Fonte Exame. com 21/02/2013 16:51



Nenhum comentário:

Postar um comentário