sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

6 mitos sobre marketing em pequenas empresas



Para professores, empreendedores confundem conceitos e devem se preparar para divulgar negócio

As pequenas empresas de sucesso sabem a importância de levar a marca até os clientes para o negócio dar certo.
Como em um ciclo, se ninguém conhece sua empresa, as vendas não aumentam e o projeto não se sustenta.
“Muitas vezes o pequeno empresário acha que marketing é uma ação especifica, desvinculada do restante
da empresa”, diz Eduardo Andrade, professor e coordenador dos cursos de CBA Marketing do Ibmec/MG.

Mesmo sem uma equipe para isso, os empreendedores precisam investir tempo e dinheiro na área.
“A primeira coisa que tem que fazer é entender se sua proposta de valor está certa para o mercado”,
 ensina Timothy Altaffer, professor de marketing do Insper. Com a ajuda dos professores, 
EXAME.com selecionou seis expressões que podem indicar que suas ideias sobre marketing estão erradas 
e a imagem da empresa, prejudicada.

1. Copiar a concorrência sempre funciona

Se você é daqueles que acha que copiar a estratégia da concorrência é uma ação esperta, talvez
seja hora de rever os conceitos. “A gente percebe um efeito manada. Se algum concorrente,
na percepção do pequeno empresário, tem sucesso com uma campanha, na sequência,
repete-se a fórmula querendo o mesmo resultado”, afirma Andrade.
Segundo ele, o resultado pode até ser parecido, mas a fórmula será desgastada com o tempo.
 “O que deixa de ser novidade o consumidor descarta e, se não há preocupação de se distinguir,
 você só faz parte da paisagem”, explica. Assim, a campanha deixa de ser uma ação positiva e
 passa a ser um custo, já que não trará retorno.
2. Planejamento é perda de tempo
Muitos empresários que não têm uma equipe de marketing caem na armadilha de fazer tudo sem planejamento.
“Precisa entender bem o que o mercado demanda, o que a concorrência está fazendo,
qual preço o cliente está disposto a pagar, como o produto vai chegar ao mercado e para quais canais o
 seu público está olhando”, ensina Altaffer.
Leia mais: Exame.com

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