segunda-feira, 16 de abril de 2012

Integra é lançado em Pernambuco

O projeto, feito sob medida para vencer o gargalo da prestação de serviços à Copa do Mundo, foi lançado e apresentado em Caruaru,na acic Associação Comercial de Caruaru, sexta-feira, 13 de abril.
Depois do Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte, o projeto Integra, criado pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), com apoio do Sebrae,foi lançado em Pernambuco no município de Caruaru. Criado sob medida para capacitação gerencial de micro e pequenas empresas, o projeto também visa à formalização de empreendedores pela Lei do Empreendedor Individual.
Em Pernambuco, o Integra pretende capacitar três mil micro e pequenas empresas, entregar para 900 o selo de "Excelência em Gestão", formalizar 500 empreendedores individuais e capacitar 250 empreendedores individuais formalizados.
Com duração de dois anos, o Integra será adotado, inicialmente, nas capitais dos 12 estados, que serão palco para Copa do Mundo de 2014: Amazonas, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. A articulação do projeto vai gerar uma série de oportunidades de novos negócios. A intenção é expandir para outras cidades desses estados que terão aumento do número de turistas durante os eventos internacionais.
O diretor financeiro da CACB, George Teixeira, explica que “a obrigação da CACB é fazer as micro e pequenas empresas crescerem para atender melhor o turista, capacitar o empreendedor e melhorar o seu ambiente”. A idéia é unir o potencial de inovação do SEBRAE à capilaridade da CACB. “Esse projeto é da CACB, da federação e de cada associação”, comemora Teixeira.
Metas nacionais
O programa pretende capacitar 50 mil pessoas e certificar 15 mil estabelecimentos empresariais até setembro de 2014. Para certificar as empresas, a CACB vai criar um selo concedido aos estabelecimentos que seguirem uma série de regras voltadas a excelência em gestão. Esse trabalho será feito em parceria entre a Federação e Associação Comercial local.
Também é meta do Integra a formalização de seis mil empreendedores individuais e a capacitação de três mil empresários desse segmento. A intenção é permitir que esse empresário tenha, principalmente, acesso a crédito para investir e melhorar o seu negócio. O Integra vai preparar o empreendedor individual para aproveitar as oportunidades de negócios da Copa de 2014. Hoje, existem cerca de 10 milhões de empreendimentos informais que, em geral, estão nessa situação pela ausência de mecanismos adequados ao seu desenvolvimento assim como pelo desconhecimento dos benefícios da formalização.
Além disso, a CACB irá se articular com instituições financeiras públicas e privadas com a finalidade de permitir o acesso mais facilitado a financiamentos e outros serviços. O objetivo é oferecer ao micro empresário R$ 200 milhões em produtos e serviços bancários, como seguro e microcrédito. O Integra prevê ainda o aumento da competitividade das empresas participantes por meio da promoção de feiras e eventos. Com o programa também espera-se o crescimento de 20% no número de adesões anuais de micro e pequenas empresas ao Sistema
Fonte: CACB

Nenhum comentário:

Postar um comentário