sexta-feira, 6 de abril de 2012

Cetrel e Grupo JB apresentam tecnologia pioneira na produção de bioenergia



Foto: D.P

A Cetrel, em parceria com o Grupo JB, inaugura a sua primeira unidade de produção de bionergia a partir da vinhaça, subproduto da produção do álcool. As instalações estão localizadas na unidade industrial da Companhia Alcoolquímica Nacional, usina do Grupo JB, em Vitória de Santo Antão (PE) e têm como finalidade a geração de energia elétrica limpa através de processo de biodigestão específico desenvolvido pela Cetrel. Apresentada ainda em modo de demonstração, a tecnologia pode ser aplicada em grande parte das 440 usinas sucroalcooleiras do Brasil como fonte extra de geração de energia alternativa, proporcionando uma receita adicional ao setor.

Localizada em uma área de 7 mil metros quadrados (m²), o projeto ocupa, hoje, cerca de 6 mil m², com oportunidade de ampliação depois de entrar em fase comercial. Nesta fase inicial, a unidade utiliza cerca de 20% da capacidade de geração de energia a partir da vinhaça, aproximadamente mil metros cúbicos (m³) de vinhaça/dia com capacidade de geração de até 0,85 MW de biogás em seus motogeradores. O resultado, nessa fase, são 612 MWh de energia comercializados no mercado livre por mês. Em escala industrial, a operação de Vitória de Santo Antão terá sua capacidade ampliada em até cinco vezes (cerca de 4,5 MW).

O diferencial da proposta da Cetrel é a eficiência e qualidade do biogás gerado por meio de tecnologia de biodigestão específica às características da vinhaça, processo desenvolvido a partir de um estudo completo sobre as propriedades e potenciais do subproduto. Como resultado, o gás é composto em média por 80% de metano, o que lhe confere maior potencial de queima quando comparado ao biogás obtido a partir de outras fontes de resíduos tradicionais, que contêm de 50% a 65% de metano.


Fonte: A voz da Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário