quinta-feira, 5 de abril de 2012

Vitória de Santo Antão ganha unidade de produção através da vinhaça


Você já ouviu falar em bioenergia? Se não, é a hora de se aprofundar no assunto. Isso porque Pernambuco, mais especificamente o município de Vitória de Santo Antão, acaba de receber a primeira unidade de produção de bioenergia a partir da vinhaça, subproduto do processamento da cana-de-açúcar utilizada na fabricação de etanol. O projeto, desen­volvido pela Cetrel, em parceria com o Grupo JB, aconteceu na manhã de ontem na unidade industrial da Companhia Alcoolquímica Nacional, no Enge­nho Cachoeirinha, no município da Zona da Mata Sul.

Pioneira no segmento de energia elétrica limpa através do processo de biodigestão, ou seja, que não agride o meio ambiente, a tecnologia será apresentada inicialmente em escala de demonstração, mas a ideia é de que seja aplicada nas 440 usinas sucroalcooleiras do País. “Nesta primeira etapa va­mos utilizar apenas 20% da capacidade de geração de energia pela vinhaça, cujo valor é de aproximadamente mil m³ de vinhaça por dia, gerando uma capacidade de até 0,85 MW de biogás em seus motogeradores”, explica o diretor-presidente da Cetrel, Ney Silva. Ainda de acordo com o executivo, nesse primeiro momento serão gerados 612 MWh de energia, que será comercializada através do mercado livre. Quando na escala industrial, a operação será ampliada em até cinco vezes.

A gerente da área de bioener­gia da Cetrel, Suzana Domin­gues, explica que, para a produção da energia através da vinhaça, é aproveitada apenas a sua parte orgânica. “Temos ho­je 300 bilhões de litros de vinhaça disponível para a produ­ção. Aqui, o diferencial é que uti­lizamos o metano a nosso fa­vor, sem impactar de forma agres­siva o meio ambiente”.

Nos três anos em que aconteceram as pesquisas foram investidos cerca de R$ 15 milhões. Deste montante, 50% foram financiados pela Cetrel, através de recursos próprios, e o restante pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finepe). “Es­te projeto é um embrião que precisa ser replicado pelo País. Por isso, a Finepe apoia a ideia, que tem como finalidade a sustentabilidade”, enfatiza o representante da Finepe, Ricardo Jabace, antecipando que a financiadora vai destinar R$ 7 bilhões para projetos deste segmento, ao longo do ano, a juros mensais de 4%.

O presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), Renato Cunha, esteve no lançamento e comentou o beneficio do projeto. “Hoje (ontem), o grupo JB e a Cetrel, empresa formada para aperfeiçoar resíduos industriais, iniciam um novo ciclo na produção de energia, a partir da vinhaça. A concepção mostra que podemos ter uma energia limpa, através do metano que é não-mineral”, pontuou.

Fonte: Folha de Pernambuco


Nenhum comentário:

Postar um comentário