terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Trabalhadores que ainda não sacaram o PIS/Pasep são notificados pelo MTE

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) está notificando cerca de 1,9 milhão de trabalhadores em todo o Brasil que têm direito a receber o abono salarial PIS/PASEP, mas ainda não sacaram o benefício, no valor de R$ 678. 

Nesta segunda-feira (14), o ministério começou a enviar correspondências aos desavisados alertando sobre o benefício. Nas comunicações, a pasta orienta os trabalhadores a procurarem com urgência uma agência Caixa Econômica Federal (CEF), no caso do PIS, ou do Banco do Brasil (PASEP), para efetuarem o saque. 

De acordo com o levantamento do MTE, na Região Sudeste está a maior parte de beneficiários, um total 983.732. Em seguida, aparece a Região Sul, com 319.267, Nordeste (281.928), Centro-Oeste (186.171) e Norte (133.235). O órgão, responsável pelo gerenciamento do pagamento do benefício, informou que o abono já foi pago a 18.8 milhões de trabalhadores, equivalente a 90,8% do total de trabalhadores beneficiados. 

Até agora, R$ 11.5 bilhões em recursos provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) foram gastos com o pagamento do abono. Segundo o MTE, são 20.7 milhões de pessoas com direito a receber o benefício de um salário mínimo.

Podem receber o benefício os trabalhadores que tiveram vínculo empregatício por pelo menos 30 dias no ano anterior, recebendo, em média, até dois salários mínimos, e a relação empregatícia informada corretamente pelo empregador junto à Relação Anual de Informações Sociais (RAIS/2011). O postulante precisa, ainda, estar inscrito no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Púbico (PASEP) há pelo menos cinco anos (desde 2007, no mínimo). 

Os trabalhadores inscritos no PIS, que tiverem Cartão Cidadão com senha cadastrada, também podem fazer o saque terminais de auto-atendimento da Caixa, postos do Caixa Aqui e Lotéricas. Os inscritos devem apresentar um documento de identificação e o número de inscrição no PIS ou PASEP.

Com informações do MTE.

Fonte: Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário