segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Inadimplência das empresas e do consumidor deve cair em 2013

Segundo o indicador da Serasa, a perspectiva de inadimplência das empresas para os seis meses seguintes caiu 1,7% em novembro de 2012, em relação a outubro. O índice ficou nos 91,5 pontos. Isso indica que, em maio de 2013, o patamar de dívidas em atraso das empresas deverá estar em trajetória de queda. Em um cenário de retrações mensais consecutivas do indicador que faz a previsão, a inadimplência das empresas deverá cair gradualmente ao longo do ano que vem.

Na análise da Serasa, a perspectiva de manutenção da taxa básica de juros em níveis baixos durante o ano que vem deve contribuir para reduzir a inadimplência das empresas em 2013. Além disso, a expectativa de crescimento econômico e de um cenário externo mais positivo também deve ajudar. 

Consumidor

A perspectiva de inadimplência do consumidor também caiu, segundo a entidade. A retração foi de 0,2% entre outubro e novembro de 2012, com o indicador indo a 99,8 pontos. A expectativa é que este dado acompanhe o das empresas durante 2013, caindo ao longo do ano.

No caso dos consumidores, os principais fatores responsáveis deverão ser a manutenção do baixo nível de desemprego, a valorização dos salários acima da inflação e uma maior cautela das instituições financeiras na concessão de crédito.

Leia mais sobre: Consumidor , empresa , Inadimplência

Fonte: Supermercado Moderno

Nenhum comentário:

Postar um comentário