quinta-feira, 30 de setembro de 2010

SRT-PE SUSPENDE GREVE EM TODO PAÍS

ATENDIMENTO AO PÚBLICO RETOMADO A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA
Os trabalhadores que precisam dos serviços de seguro-desemprego, emissão da carteira de trabalho, homologação de rescisões contratuais e os estrangeiros que precisam da autorização para trabalhar no país já podem respirar aliviados. Depois de cinco meses de paralisação, os servidores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) decidiram suspender a greve em todo o país e retornar ao trabalho. O atendimento ao público será retomado a partir da próxima segunda-feira (dia 4), no horário das 8h às 17h, na sede da Superintendência Regional do Trabalho em Pernambuco (SRT-PE).
Hoje e amanhã, os funcionários públicos da SRT-PE vão trabalhar internamente para atualizar os processos e recursos acumulados. Não haverá atendimento ao público externo. De acordo com o superintendente regional da SRT-PE, André Luz Negromonte, a partir da segunda-feira será aberto o atendimento aos trabalhadores com a disponibilização de 240 senhas por dia para o seguro-desemprego, sendo 140 para o período da manhã e 100 para o horário da tarde. Segundo ele, diante do acúmulo de serviço é possível estender o expediente interno após as 17h e algumas turmas podem ser convocadas para trabalhar aos sábados.
Mesmo com o retorno dos grevistas ao batente, o superintendente da SRT-PE orienta os trabalhadores que precisam dar entrada ao seguro-desemprego e tirar a carteira de trabalho, que se dirijam às sedes das Agências do Trabalho do governo estadual e das prefeituras do Recife e Região Metropolitana. "Só devem nos procurar as pessoas que estão com problemas na liberação do seguro-desemprego porque dependem da análise dos recursos", ressalta.
Durante o período de greve, a SRT-PE conseguiu emitir em média 60 a 80 carteiras de trabalho por dia e aos poucos está restabelecendo as homologações de rescisão contratual dos sindicatos. As consultas trabalhistas, a emissão de registros profissionais e o atendimento às denúncias estão sendo retomadas aos poucos. Para a demanda do seguro-desemprego serão disponibilizados 14 funcionários a partir da próxima segunda-feira. "A ideia é desafogar o que estava represado durante os cinco meses da paralisação", diz o superintendente.
Recuo - Os servidores do Ministério do Trabalho e Emprego decidiram suspender a greve, mas não colocaram nada no bolso. Além da reposição salarial, eles reivindicam um plano de cargos e carreira, melhores condições de trabalho e a contratação dos concursados. As negociações emperraram com o governo federal, e diante do desgaste do movimento, os grevistas recuaram e resolveram em assembleia geral voltar ao batente. "Voltamos diante do acúmulo de trabalho e dos prejuízos para a população com a intransigência do governo", explica José Carlos Oliveira, diretor da Condsef e do Sindsep. A decisão dos grevistas foi tomada após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) julgar a greve legal e proibir o desconto dos dias parados.

Fonte: Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário