quinta-feira, 16 de setembro de 2010

HORÁRIO DE VERÃO COMEÇA EM UM MÊS


O governo federal anunciou ontem o início do horário de verão no País este ano. A partir da zero hora do dia 17 de outubro os habitantes das regiões Centro-Oeste (incluindo o Distrito Federal), Sudeste e Sul precisam adiantar em uma hora os seus relógios. Os Estados do Nordeste ficam de fora. A mudança por aqui é apenas nos programas de televisão, que começam mais cedo, e na antecipação, também de uma hora, nos horários dos voos. O período, que tem como objetivo otimizar o gasto de energia no Brasil, termina no dia 20 de fevereiro de 2011.
A expectativa do governo federal para o programa em 2010 é reduzir em aproximadamente 5% o consumo de energia nas regiões incluídas no regime especial de horário. O Norte e o Nordeste ficam de fora porque estudos feitos pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) mostraram que a medida traz uma eficiência energética pequena nessas localidades. O que acontece é que quanto mais próximo da linha do Equador, menor a eficácia da medida.

Na prática, com a antecipação em uma hora, a população utiliza mais a luz natural do sol e diminui a demanda nas linhas de transmissão de energia, subestações e nos sistemas de distribuição no chamado horário de pico, que vai das 18h às 21h. Com isso, ao longo do dia, há um uso mais equilibrado e uniforme dos recursos energéticos. E justamente na época em que o sistema elétrico é mais demandado com indústrias produzindo mais para atender o consumo de final de ano, por exemplo.

Nos últimos dez anos, o horário de verão ajudou a reduzir, em média, 4,7% do consumo. Isso significa menos 2 mil Megawatts (MW) a cada ano – ou 65% da demanda da cidade do Rio de Janeiro, ou ainda 85% de Curitiba.

O horário de verão é adotado no Brasil desde 1931, mas em alguns anos deixou de ser utilizado. A medida é aplicada de maneira semelhante na União Europeia, grande parte do Oriente Médio, Oceania (a Austrália também só o adota em parte de seu território), nações da América Central e da América do Sul (Paraguai, Uruguai e Chile).

Alguns estudos apontam a criação desse mecanismo nos Estados Unidos, por Benjamin Franklin, no século 18, mas sem grande amplitude. Foi durante a 1ª Guerra Mundial, em 1916, que a Alemanha, diretamente envolvida no conflito, passou a adiantar os horários para economizar energia.

Fonte: Jornal do Commercio

Nenhum comentário:

Postar um comentário