sexta-feira, 24 de setembro de 2010

INVESTIMENTOS ECONÔMICOS COM A DEFESA DO MEIO AMBIENTE, DEFENDE A ACIAV


O Programa A VOZ DA VITÓRIA em sua tradicional Mesa Redonda, transmitida pela Rádio Tabocas FM (98,5), às 13h (excepcionalmente em virtude do Guia Eleitoral) debateu as ações que estão sendo desenvolvidas pela Associação Comercial, industrial e Agropecuária da Vitória de Santo Antão (ACIAV), tendo como convidados no debate, na sexta-feira (17), o contador Araken Albuquerque e Rosângela Martins, membros da diretoria.

A Associação Comercial da Vitória de Santo Antão, está pondo em prática várias ações de interesse da população vitoriense, conscientizando toda sociedade em geral a dar uma parcela de contribuição para buscar uma melhor condição de vida para todos.

Lissandro Nascimento iniciou o debate lembrando que a Associação Comercial é uma entidade bastante antiga na cidade com mais de 80 anos, indagando aos entrevistados quais são as principais dificuldades que estes encontraram.

Para o contador Araken Albuquerque, por se tratar de uma Associação, deveria existir um trabalho coletivo com toda a população, gerando força cada vez mais para o crescimento da cidade, porém existe a falta de interesse de muitos empresários da cidade, segundo ele, por motivos dessas pessoas viverem em uma vida muita agitada de estress, pelo qual muitas vezes passam despercebidas da importância de uma Associação Comercial.

Lissandro Nascimento pontuou o fato da Vitória de Santo Antão ser uma cidade desafiadora, pois apesar de passar por duas catástrofes impactantes (Enchentes), o Município conseguiu se levantar e reabrir suas portas. Com a chegada das indústrias ao Município, a ACIAV deverá cumprir papel preponderante nestes investimentos econômicos que chegam.

Rosângela Martins afirmou que a cidade irá gerar muitos benefícios à população. "Cada vez mais, a Associação Comercial irá buscar novas integrações, capacitando todo comércio com vários cursos para melhorar seu desempenho", avisou.
“Tentamos combater a falta de qualificação das pessoas na cidade trazendo alguns cursos e aperfeiçoamentos, onde muitas vezes não se fecham turmas por falta de alunos”, lamentou Rosângela.

As ações ambientais realizadas pela ACIAV em Vitória também foi pauta para o debate. Nossos entrevistados informaram que através de alguns convênios foram instalados quatro postos na cidade para arrecadação de óleo comestível usado (óleo de cozinha), evitando o despejo inadequado em ralos e pias que causam entupimento no sistema de esgotamento sanitário.

“Esse óleo que está sendo recolhido é enviado para uma empresa que o transforma em produtos de limpeza, semestralmente 10% da quantidade produzida são doados às instituições de caridades, como o Abrigo de São Francisco que cuida de idosos. Quem quiser participar pode procurar a ACIAV para se informar sobre esse ou qualquer outro projeto que estamos realizando”, disse Araken.

Outro projeto interessante é o Concurso “As Marcas da Vitória”, onde estarão atuando boa parte do comércio da Vitória de Santo Antão.
“Na tentativa de criar um novo hábito, que irá beneficiar o meio ambiente e a todos, estamos implantando a utilização na cidade de sacolas retornáveis, com isso devemos estimular o consumidor a reduzir o uso de sacolas plásticas, para isso estamos oferecendo uma premiação de 12 notebooks aos clientes participantes dessa campanha que vai até final do ano”, sinalizou Rosângela.

Finalizando, nossos entrevistados informaram que a Associação Comercial está a disposição da população realizando vários cursos, consulta do Serasa, bem como outras atividades para o comércio, indústria e agropecuária da região.

Ações implantadas pela ACIAV:

- Recebimento de óleo comestível(óleo de cozinha) usado
Através de um convênio com a ASA, instalou-se 4 postos na cidade onde a dona de casa ou os comerciantes que trabalham com frituras possam entregar este óleo, evitando assim o despejo de forma inadequada nos ralos e pias. 10% da quantidade recolhida será revertida semestralmente pela ASA em produtos de limpeza para que sejam doados a instituições de caridade, como o Abrigo São Francisco (que cuida de idosos), por exemplo;

- Plantão em horário comercial sobre o Micro Empreendedor Individual
Qualquer pessoa pode procurar a ACIAV e, se não tiver na hora uma pessoa para dar as informações, a secretária da ACIAV agenda a consulta junto a um dos contadores para que sejam dadas todas as informações necessárias e até mesmo fazer o cadastramento no MEI;

- Campanha para a redução de sacolas plásticasAtravés do Concurso Cultural "As Marcas da Vitória - Premiando as boas ações" a ACIAV está atuando junto ao comércio em geral para implantar a utilização de sacolas retornáveis e, com isso, estimular o consumidor a reduzir o uso de sacolas plásticas, dando uma premiação de 12 notebooks ao consumidor final, na tentativa de criar este novo hábito que só tem a beneficiar a todos e, principalmente, o meio ambiente;

- Consultas de SERASA;

- Cursos voltados para o comércio, em geral; e

- Para informar não só os associados, como também a população de uma forma em geral, criou-se um informativo trimestral e o Blog da ACIAV, onde divulga-se as ações desempenhadas e informações gerais de interesse para os segmentos de comércio, indústria e agropecuária.

Ações previstas:
- A ACIAV está em contato com o Lions, com a Secretaria de Saúde Municipal e com o HEMOPE, para, no mês de dezembro, realizar na sede da ACIAV uma campanha de esclarecimento e cadastro para doação de medula óssea.
Segundo informações do Lions, que sempre atua junto com o HEMOPE nas campanhas de doação de sangue, Vitória é uma das cidades que apresenta maiores quantidades de doadores nestes eventos.

fonte: Blog a Voz da Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário