domingo, 27 de fevereiro de 2011

JUCEPE NA WEB

O presidente da Junta Comercial de Pernambuco, Roberto Arraes, revela que está implantando sistema que possibilitará a eliminação do uso de papel nos processos de registro de empresas. Com o cadastramento pela Internet.
Fonte: Jornal do Comércio

Boa notícia. Vamos aguardar

CONFIRMADO REAJUSTE DA TABELA DO IR


O ministro Luiz Sérgio (Relações Institucionais) confirmou na tarde dessa quinta-feira que o governo publicará nos próximos dias a medida provisória (MP) que corrige em 4,5% a tabela do Imposto de Renda de 2011.

Na prática, a correção faz com que o trabalhador pague menos imposto.

Segundo Luiz Sérgio, a presidente Dilma Rousseff pediu a redação da MP ao ministro Guido Mantega (Fazenda). Há a possibilidade de que ela seja enviada ainda nesta semana ao Congresso. “A presidente já determinou ao ministro Mantega que prepare a MP com reajuste de 4,5%”, disse.

Segundo fontes do Planalto, a preocupação agora é garantir que o texto da MP não seja modificado. Isto porque as centrais sindicais gostariam de ver a tabela corrigida em 6,46%, referente à inflação acumulada em 2010 medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que abrange famílias com renda entre 1 e 6 salários mínimos.

Os 4,5% determinados pelo governo dizem respeito ao centro da meta de inflação.

Um reajuste, mesmo abaixo do que desejam os sindicalistas, é considerada uma flexibilização do governo nas negociações, uma vez que não havia obrigação de corrigir a tabela neste ano.

As correções da tabela do IR em 4,5% ao ano de 2007 a 2010 foram adotadas após acordo para impedir que a reposição salarial pela inflação fosse tributada. O acordo não valia para 2011.

Com a correção em 4,5%, a faixa de isenção do IR passará de R$ 1.499 para R$ 1.566. Estudos mostram, entretanto, que a defasagem na tabela do IR de 1995 até 2010 é de 64,1%.

CPMF - Durante a entevista na última quinta feira, o ministro Luiz Sérgio aproveitou a oportunidade para desvincular o Planalto das ações de líderes aliados de criar um novo imposto para garantir recursos para a área da saúde. Ele disse que o líder do governo na Câmara, deputado Ângelo Vaccarezza (PT-SP), não está falando pelo governo. “Até porque não existe esse debate de CPMF no governo. Eu liguei para o líder Vaccarezza para dizer que não tem essa discussão no governo”, declarou.

Fonte: Jornal do Comércio

FRANCHISING É TEMA DE FEIRA


Quem sonha em abrir o próprio negócio deve ficar atento ao calendário. Entre os dias 16 e 19 de março, será realizada no Centro de Convenções, em Olinda, a terceira edição da Franchising Nordeste. O evento reunirá mais de 60 marcas, entre as quais a rede de lanchonetes Bob's, pela primeira vez do evento. A expectativa é que cerca de 10 mil pessoas passem pelo local. A Franchising Nordeste 2011 é patrocinada pelo Banco do Nordeste, que dispõe de linhas de crédito para investimento no segmento de franquias. A entrada custa R$ 20. Informações: (81) 3081-4800 ou www.montte.com.br.

Fonte: Diário de Pernambuco

OPERAÇÃO DE CÂMBIO NAS LOTÉRICAS E NOS CORREIOS


CMN liberou operações de baixo valor nas Lotéricas, nos Correios e prestadores de serviços turísticos
Brasília - O Conselho Monetário Nacional (CMN) facilitou a vida de quem precisa fazer operações cambiais de baixo valor. Casas lotéricas, Correios e prestadores de serviços turísticos (como agências e hotéis) foram autorizados a fazer tanto remessas quanto compra e venda de moeda estrangeira - em espécie ou traveler cheques - num limite de até US$ 3 mil por operação. O objetivo da medida é ampliar a rede de atendimento à população e preparar o Brasil para grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, que vão trazer um elevado número de turistas ao país.

Lotéricas e agências dos Correios já estavam autorizados a atuar como correspondentes cambiais, mas só podiam fazer remessas. Já os prestadores de serviços de turismo só podiam comprar e vender moeda. Em todos esses casos, as empresas têm de estar associadas a um banco para oferecer o serviço. ´Agora, todos poderão fazer os dois tipos de operação`, explicou o chefe do Departamento de Normas do Banco Central (BC), Sérgio Odilon dos Anjos.

A pessoa física que quiser comprar moeda estrangeira ou fazer remessa de divisas nas lotéricas, nos Correios e nas prestadoras de serviço turístico deve apresentar no ato da operação seu CPF e preencher um formulário.

O CMN também aprovou mudanças nas regras para a contratação dos chamados correspondentes bancários no país. As instituições financeiras que quiserem oferecer seus serviços por meio de estabelecimentos como lotéricas, agências dos Correios e lojas terão que acompanhar de perto essa atividade. Será preciso, por exemplo, designar um diretor responsável pelos correspondentes.

Fonte:Diário de Pernambuco

AUDIÊNCIA PÚBLICA DE COMBATE À POLUIÇÃO SONORA EM VITÓRIA


A Sra. Vera Rejane Alves dos Santos Mendonça, Promotora de Justiça do Ministério Público, está notificando proprietários de carros de som e empresários a comparecer na sala da 1ª Promotoria de Justiça Cível e da Cidadania de Vitória de Santo Antão, localizada à Av.Henrique de Holanda (antiga BR-232), nº 235, próximo ao Parque de Exposições de animais, no dia 01 de março de 2011 (terça-feira), às 9 horas, para participar de Audiência Pública de combate à POLUIÇÃO SONORA nesta Cidade.
Lembramos que aqueles que forem notificados por escrito e não comparecerem tal atitude configurará crime de desobediência, ficando sugeito às penalidades legais, de acordo com o Art.330 do Código Penal.

Fonte: Ministério Público de Vitória de Santo Antão

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

PARA LEMBRAR: CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

Com a obrigatoriedade da manutenção de um exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC) em todo estabelecimento comercial e de prestação de serviços (em local visível e de fácil acesso ao público), a Fecomércio-PE desenvolveu e distribuiu uma cartilha própria para seus sindicatos filiados com a versão atualizada do CDC na íntegra. Além disso, colocou em seu site um link (que poderá ser impresso) do código para auxiliar o empresário do comércio a atender a Lei nº 12.291/10, de 20 de julho de 2010, sancionada pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

Com a criação da lei, o governo federal obriga os empresários do comércio de bens, serviços e turismo a cumprirem a determinação, punindo com multa de até R$ 1.064,10 quem descumprir a resolução. A medida vai fazer com que o Código de Defesa do Consumidor seja mais conhecido e aplicado pelos lojistas, informando o consumidor sobre seus direitos, apesar da responsabilidade ser do Estado, como está descrito no artigo 5º, inciso XXXII, da Constituição Federal: “O Estado promoverá, na forma da lei, a defesa do consumidor”.

A lei está em vigor desde a data da sua publicação – 20/7 de 2010. Para o presidente da Fecomércio-PE, Josias Albuquerque , tanto o comércio como toda a classe empresarial tem interesse em atender as disposições legais que tenham o objetivo de facilitar o bom relacionamento com a sua clientela. “Se vai surtir efeitos salutares, só o tempo dirá, mas acreditamos que a medida será positiva tanto para o lojista quanto para o consumidor”, disse Josias.

O Código de Defesa do Consumidor pode ser baixado pelo site: www.fecomerrcio-pe.com.br

Fonte: Fecomércio-PE

FIQUEM ATENTOS: AS EMPRESAS OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL TAMBÉM TÊM QUE PAGAR A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL PATRONAL

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE) e seus Sindicatos filiados informam a classe empresarial, principalmente das micro e pequenas empresas, e aos Contadores que a contribuição é devida a todos pertencente à determinada categoria econômica ou profissional independente de serem ou não filiadas a Sindicato (conforme disposto o Art. 578 da CLT) e tem por finalidade o custeio de atividades essenciais dos sindicatos e da Federação sendo partilhada também (conforme o Art. 589 da CLT) a União que é contemplada com 20% do valor arrecadado na “Conta Especial Emprego e Salário”.

Fonte: Fecomércio-PE

SEBRAE LEVA SERVIÇOS À ESTAÇÃO DO METRÔ NO RECIFE

Recife - Até 28 de fevereiro, o Sebrae em Pernambuco realiza a Jornada Sebrae na Estação Central do Metrô e leva orientação sobre a declaração de rendimentos para empreendedores individuais que realizaram o registro no ano de 2010, entre outros serviços.

Quem não fizer a declaração até 28 deste mês corre risco de sofrer multa com valor mínimo de R$ 50. O público que frequenta a Estação Central do Metrô pode ter acesso gratuitamente aos serviços no horário das 8h às17h.

Todas as unidades do Sebrae no estado, localizadas nos municípios de Araripina, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Petrolina, Serra Talhada e a sede, em Recife, estão desde janeiro repassando instruções a empreendedores individuais quanto aos procedimentos necessários para entrega da declaração dos rendimentos obtidos no último ano.

A Jornada Sebrae também auxilia no registro para a nova modalidade jurídica por meio do Portal do Empreendedor. Mais informações podem ser obtidas na Central de Relacionamento Sebrae, pelo telefone 0800 570 0800, de segunda a sexta, das 8h às 20h.

Fonte:: Agência SEBRAE de Notícias

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

DISCUSSÃO SOBRE O TRÂNSITO EM VITÓRIA CONTINUA...


A ACIAV agradece ao Vereador Pedro Queiroz por ter levantado a questão do trânsito em Vitória. Na verdade, este é um problema que aflinge a maioria das cidades e, caso providências não sejam tomadas, um verdadeiro colapso é o prognóstico para um futuro bem próximo.
Como os vereadores são nossos representantes na Câmara, cabe à população acompanhar o seu desempenho. Posicionar-se contra ou a favor, de forma respeitosa, de projetos que vão para votação é direito de todos que a ACIAV faz questão de exercer a partir do momento que vão de encontro aos interesses daqueles que também representamos.

A ACIAV já está com uma reunião marcada com o Dr.Décio Filho, que é o Secretário Municipal responsável pelo trânsito, para a busca dos caminhos corretos para a discussão de alternativas imediatas, a médio e a longo prazo, que sejam viáveis, com a colaboração e participação do comércio.
Enfatizamos que estamos brigando, no bom sentido, não só para atender às reivindicações da nossa classe, mas também da população em geral. Afinal, o bem estar dos habitantes da nossa cidade se reflete diretamente no setor comercial, maior gerador de empregos no nosso município.
Àqueles que põem em dúvida as nossas intenções, esclarecemos que nenhum membro da Diretoria recebe qualquer espécie de remuneração, mas que nem por isso deixa de se empenhar em suas funções. Somos todos empresários que, independente de qualquer coisa, e à cima de tudo, temos um ideal: a prosperidade da nossa cidade.

Manteremos nossos associados e leitores informados do andamento desta e de outras questões. Aguardem.

Rosângela Martins
Secretária Geral da ACIAV

PONTO ELETRÔNICO - FISCALIZAÇÃO SERÁ BRANDA


São Paulo - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, afirmou que o prazo para que as empresas instalem as novas máquinas de ponto eletrônico não vai mudar. A partir de 1º de março, as companhias precisarão entregar aos empregados comprovantes impressos dos horários de entrada e de saída do trabalho. Mas o ministro admitiu que, se o prazo não muda, a fiscalização pode ser afrouxada para dar mais tempo de adaptação aos empresários. ´A obrigatoriedade começa dia 1º de março para as empresas que estão introduzindo o ponto com comprovante impresso. Não é para multar`, afirmou o ministro Carlos Lupi.

Fonte: Diário de Pernambuco

sábado, 19 de fevereiro de 2011

FIQUE BEM INFORMADO


. Novo salário mínimo deve valer em março.
A mudanção não é oficial. O valor de R$ 545,00 precisa ser votado no Senado e sansionado pela Presidente Dilma Rousseff para entrar em vigor. Se a sanção sair este mês, o valor vai subir em março.

. Os maiores bancos
Segundo dados do Banco Central, os cinco maiores bancos brasileiros em ativos são, pela ordem: Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Caixa Econônima e Santander.

Fonte: Diário de Pernambuco

HORÁRIO DE VERÃO ACABA DOMINGO


Moradores das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste vão voltar o relógio em uma hora depois de quatro meses

Brasília - Depois de quatro meses de vigência, o horário de verão acaba no próximo domingo, à 0h. Neste dia, os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão atrasar os relógios em uma hora. O Nordeste não participa do horário de verão, mas algumas alterações foram feitas, como no funcionamento das agências bancárias do interior. A mudança de horário ocorre sempre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.

A expectativa do Ministério de Minas e Energia é que haja uma redução de até 5% na demanda de energia nos horários de pico nessas regiões. Nos últimos dez anos, a adoção da medida proporcionou uma redução média de 4,7% na demanda por energia no horário de maior consumo. Em 2009, a redução na demanda de energia elétrica no horário de verão foi de aproximadamente 4,4% nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e de 4,5% na Região Sul.

O horário de verão é adotado sempre nesta época do ano por causa do aumento na demanda por energia, que é resultado do calore do crescimento da produção industrial às vésperas do Natal. Neste período, os dias têm maior duração por causa da posição da Terra em relação ao Sol, e a luminosidade natural pode ser mais bem aproveitada.

Em Pernambuco, os bancos do Recife, Abreu e Lima, Camaragibe e Jaboatão, Olinda e Paulista não sofreram alteração no funcionamento. Já as agências e postos de atendimentos dos outros municípios abriram e fecharam uma hora mais cedo e voltam ao horário normal na segunda-feira. Outras mudanças ocorreram no de atendimento dos call centers e na programação da TV.

fonte: Diário de Pernambuco

FISCO NÃO POUPA MICROS


Dívidas deixam 111 mil empreendimentos no país fora do Simples. Regularização vale para o próximo ano
A cultura brasileira de ´empurrar com a barriga` o pagamento de tributos continua a travar o crescimento das empresas. No caso dos micro e pequenos empresários, a situação é mais grave. Pelo menos essa é a conclusão a que se chega após o Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) divulgar o índice de indeferimento nos pedidos de adesão ao Simples Nacional.

Segundo o órgão, dívidas com a União, estados e municípios foram responsáveis pela recusa de mais de 111 mil solicitações feitas por micro e pequenos empresários que faturam até R$ 2,4 milhões por ano para participar da tributação unificada, em janeiro. A estatística pode parecer irrelevante diante dos milhões de empreendedores em vários setores econômicos. Apenas parece.

Pelo levantamento divulgado pelo CGSN, dos 234.838 requerimentos analisados, quase a metade (47,38%) foi negada pelo comitê. Pior, a situação se repetiu como no ano passado, quando o percentual foi semelhante, ainda segundo o órgão. É muito e oproblema, na análise de representantes da classe, está associado a fatores como a valorização da moeda brasileira e concorrência de produtos importados.

Em Pernambuco, não se sabe quantos pedidos foram indeferidos após o parecer da Receita Federal, já que o CGSN não informou a filtragem regional do levantamento. Para quem pretende aderir ao Simples, no entanto, restam duas alternativas: pedir a revisão do indeferimento através da comprovação de quitação ou regularizar a situação com o Fisco e esperar 2012 para fazer uma nova tentativa.

Leonardo Carolino, analista de políticas públicas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Pernambuco (Sebrae-PE), ressaltou que os micro e pequenos empresários podem pedir o parcelamento dos débitos junto à Receita. ´Dependendo do sistema de recolhimento tributário, por lucro presumido ou real, há casos em que o parcelamento pode ser concedido e os solicitantes deixam de ser devedores automaticamente.`

De acordo com Silas Santiago, secretário executivodo CGSN, 90% das recusas se devem ao calote com a Fazenda nas três esferas de poder. ´É a tendência natural de não pagar os tributos diante da falta de dinheiro`, disse. Vale lembrar que em janeiro a Receita excluiu 31 mil empresas devedoras do Simples e há mais de 500 mil na berlinda. Essas, segundo a legislação tributária, perdem o direito de parcelar o saldo devedor.

Fonte: Diário de Pernambuco

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

ACIAV REIVINDICA À PREFEITURA DOAÇÃO DE ÁREA PARA A AGÊNCIA REGIONAL DO MTE EM VITÓRIA


Para que os nossos associados, os comerciantes e a população em geral fiquem alertas para os problemas e assuntos que afligem a nossa ciadade, abaixo, publicamos o ofício que a ACIAV protocolou junto à Prefeitura e à Câmara dos Vereadores, nesta manhã.

À Prefeitura da Vitória de Santo Antão

Tendo a constante preocupação de buscar benefícios para a população da nossa cidade, na condição de entidade representativa de classes, a ACIAV, em conjunto com o CDL e com o Conselho Regional de Contabilidade, vem trazer ao conhecimento de V.S.a um assunto que vai de encontro ao momento de desenvolvimento pelo qual nossa cidade, nosso estado e o nosso país estão passando.
Atualmente, a Agência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego de Vitória de Santo Antão, antiga sub-DRT, ocupa um pequeno imóvel alugado localizado à Rua Henrique Dias nº28, no Bairro da Mangueira, dispondo apenas de um funcionário além do chefe Sr. Ednaldo Ferreira da Silva, que é responsável pela referida agência. No momento, o Sr.Ednaldo encontra-se em gozo de férias, mas, os serviços prestados na agência são basicamente: emissão de CTPS, encaminhamento para o pagamento do Seguro Desemprego e algumas homologações trabalhistas. Tendo um local com instalações mais adequadas, poderíamos ter a ampliação do quadro de funcionários, bem como dos serviços, como já ocorre em outras regiões.
Há vários anos, desde 2005, o Ministério do Trabalho e Emprego tem promovido a reestruturação das unidades da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Pernambuco, antiga DRT, no que diz respeito ao atendimento ao público e infra estrutura.
Baseados nesta realidade e em informações passadas verbalmente pelo Sr. André Luz Negromonte, Superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Pernambuco, Vitória de Santo Antão corre o risco de perder esta Agência Regional, a qualquer momento, pelo fato de não funcionar em prédio próprio. Ainda segundo o Sr. André Luz, um terreno com no mínimo 1.200 m² e situado no máximo a 1,5 km e meio do centro da cidade, para a construção da referida agência, a princípio, seria o suficiente para colaborar na manutenção da mesma em nossa cidade.
Diante do exposto, podemos imaginar o inconveniente para a população e para o comércio, em geral, caso todas as pessoas que necessitassem tirar uma carteira de trabalho, dar entrada num seguro desemprego ou fazer alguma homologação de rescisão de empregado de algumas categorias tivesse que se deslocar para cidades próximas como Gravatá, Carpina, Jaboatão ou Recife para fazê-lo.
Neste momento, em que Vitória recebe tantas Indústrias e empresas de porte, a perda desta Agência Regional do M.T.E. caracterizará um retrocesso para a nossa cidade. Por isso, vimos solicitar à Prefeitura local, bem como à Câmara dos Vereadores, a doação de um imóvel ou um terreno, o mais breve possível, para que seja instalada uma nova Agência Regional capaz de atender às necessidades do crescimento do município.
A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Pernambuco– SRTE/PE fica na Av. Agamenon Magalhães nº2000, Recife – tel.: 3427-7920/3427-3711/3427-7903.

No aguardo da atenção e urgência que este fato merece, somos
Atenciosamente,


JAILTON ALBUQUERQUE
PRESIDENTE DA ACIAV

ACIAV COBRA MEDIDAS DESENVOLVIMENTISTAS DA PREFEITURA LOCAL


No sentido de cobrar melhorias para o nosso comércio e nossa população e de procurar se interar mais das ações desenvolvimentistas a ACIAV protocolou na semana passada, junto à Prefeitura do município, ofício, cuja cópia segue abaixo para que todos os associados fiquem bem informados.

À PREFEITURA DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO
SUAPE: ESTAR QUALIFICADO AINDA É O DASAFIO PARA SE INSERIR

Esta foi a manchete de uma matéria divulgada no dia 13/09/10 no Jornal do Comércio. Ainda segundo a referida matéria, convêm destacar alguns trechos importantes:

Na disputa pelo emprego em Suape sai na dianteira quem aposta na qualificação profissional. Em Pernambuco, a falta de capacitação para ocupar vários cargos tem relegado aos trabalhadores locais (em sua maioria) apenas vagas de nível básico na construção civil dos empreendimentos. O apagão de mão de obra - percebido em todo o País - também tem obrigado o Brasil a abrir a porta para estrangeiros e a repatriar brasileiros que estavam no exterior. Um exemplo recente foi a contratação, pelo Estaleiro Atlântico Sul, de 120 soldadores decasséguis que atuavam no Japão.

“Nossos jovens precisam se qualificar para ocupar os cargos técnicos e de nível superior. Só para efeito de ilustração, entre 2007 e 2009 realizamos 21 mil capacitações de nível básico contra apenas 1,6 mil habilitações técnicas”, compara o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em Pernambuco, Antônio Carlos Maranhão.

O SENAI periodicamente abre inscrições para o processo seletivo de cursos gratuitos. São oferecidas vagas em diversas especializações, em oito escolas da instituição. Os cursos são oferecidos em duas entradas (fevereiro e julho) e podem participar jovens com até 21 anos de idade para os cursos diurnos e de até 24 anos para os noturnos, nas escolas do Cabo de Santo Agostinho, Santo Amaro e Água Fria. Os candidatos precisam estar cursando o 1º ou 2º ano do ensino médio, sendo metade das vagas destinada a alunos de escolas públicas.

Além do SENAI, outra opção de qualificação gratuita são os cursos do Programa de Mobilização Nacional da Indústria de Petróleo e Gás Natural (Prominp). O programa capacita jovens a partir dos 18 anos para atuar na construção e montagem de empreendimentos nas áreas de petróleo e gás, a exemplo da Petroquímica Suape e da Refinaria Abreu e Lima. As vagas são para operários da construção civil, profissionais de nível técnico e de nível superior.

A coordenação do Prominp alerta que o programa não garante empregabilidade, mas a experiência dos últimos quatro ciclos demonstra que 70% dos ex-alunos conseguem trabalho. Além da possibilidade para trabalhar nas obras dos grandes empreendimentos em construção no Complexo de Suape, os profissionais comprovam qualificação para atuar em tantas outras obras espalhadas pelo Estado.

Dessa forma, enxergamos SUAPE como um grande mar de oportunidades de qualificação e empregabilidade para a população das cidades próximas. Entretanto, sabendo das dificuldades de transportes e de recursos financeiros para ter acesso a estas opções, deixamos de aproveitar este momento crucial para a especialização de uma mão de obra que aqui está inativa e que poderia estar contribuindo para trazer seus salários para gastarem na nossa cidade, incrementando assim o comércio local.

Por isso, por meio deste, sugerimos aos Gestores municipais a busca de convênios com as entidades responsáveis pela formação de mão de obra que atenda as necessidades deste grande complexo Industrial e Portuário para facilitar a inserção da população vitoriense neste contexto.

Trazer as inscrições para serem feitas aqui na cidade e disponibilizar de transporte gratuito, se possível, em caso de grande demanda, seriam formas de impulsionar este processo.

Por outro lado, caso a Prefeitura e suas secretarias específicas já estejam seguindo este caminho, que até o momento não é de nosso conhecimento, a ACIAV só tem a parabenizar por tal iniciativa e oferecer total apoio, colaborando no que estiver ao alcance da nossa Associação.

Atenciosamente,

JAILTON ALBUQUERQUE
PRESIDENTE DA ACIAV


C/C: SECRETARIA DA INDUSTRIA E COMÉRCIO
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

DIA DO REPÓRTER


"Em 16 de fevereiro é comemorado o dia do Repórter - profissional caçador de notícias, que nos informa a cada dia todos os fatos ocorridos no mundo.

Ser repórter é colher informações verdadeiras e prepará-las para a divulgação, que pode ser feita através da televisão, dos jornais impressos ou de revistas, pelo rádio e, atualmente, pela internet.

Mas preparar uma notícia não é fácil. Exige conhecimentos e técnicas específicas da área jornalística, além de envolver a pesquisa e a confecção da notícia.

Com a evolução dos meios de comunicação, chegamos à era da informatização, onde as notícias correm de forma bem rápida. A globalização e o acesso à internet possibilitam que, em tempo real, acompanhemos um fato acontecido do outro lado do mundo.

Um repórter deve trabalhar com ética, buscando sempre a verdade sobre a notícia, sem fazer alarde ou sensacionalismo com a mesma. É ético também apresentar uma linguagem objetiva e clara, desvinculando o jornalismo da literatura.
Com isso, consegue atingir todas as classes de leitores, levando para os mesmos os fatos ocorridos, as notícias, que são considerados direitos de todos e, portanto, vistas como bens públicos."

Através desta definição apresentada pela Pedagoga da Equipe Brasil Escola Jussara de Barros, a ACIAV vem homenagear e reconhecer o valor deste profissional que não mede esforços para cumprir com o seu papel de informar.

Parabéns!

JAILTON ALBUQUERQUE
PRESIDENTE DA ACIAV

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

EVENTO MOSTRA COMO VENDER PARA A REFINARIA

SEBRAE PROMOVE PALESTRA E ENSINA O CAMINHO PARA QUE EMPRESAS LOCAIS FORNEÇAM SERVIÇOS E PRODUTOS À PETROBRAS, A RESPONSÁVEL PELO INVESTIMENTO
As empresas de todos os portes que têm interesse em fornecer produtos e serviços para a Refinaria de Abreu Lima podem tirar todas as dúvidas durante a palestra "Como se tornar um fornecedor da Petrobras", que será realizada na próxima quarta-feira, dia 16. O evento vai ser realizado no Hotel Canarius (localizado na Rua dos Navegantes, 435, no bairro de Boa Viagem). O palestrante será o gerente do Cadastro Corporativo de Fornecedores da Petrobrás, Fernando Bernardo Magalhães. O evento é uma parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com a refinaria.
Os interessados em participar devem confirmar presença até terça feira. A confirmação deve ser feita através da Central de Relacionamento Sebrae no telefone 0800-570-0800. O atendimento funciona de segunda à sexta, das 8 às 20h.
Durante a palestra, Fernando Bernardo Magalhães vai explicar todo o trâmite para que uma empresa do grande empreendimento, além de como funcionam o cadastro coorporativo e o registro local simplificado. O Sebrae informa que a ação é uma maneira de inserir as empresas, sobretudo as micro e pequenas, na cadeia produtiva de petróleo, gás e energia que está se formando em Pernambuco.

Fonte: Jornal do Comércio

TRÂNSITO EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO


A ACIAV tomou conhecimento deste assunto e por isso está se posicionando com a máxima urgência, entregando o ofício abaixo nesta segunda feira, antes da próxima reunião da Câmara dos Vereadores, que será na terça, já que este assunto é de suma importância para os nossos associados e para todo o comércio.
Acreditamos que o projeto em questão apresentado não será aprovado, mas aproveitaremos o momento para reivindicar a abertura deste tema para discussão, com a participação de todas as partes interessadas a fim de se encontrar uma solução adequada para o referido problema.
Pedimos a todos que leiam o ofício abaixo com atenção e que todos que possam compareçam na próxima terça feira, dia 15, à reunião da Câmara dos Vereadores para que a nossa presença sirva de pressão e mostre que realmente há o interesse por parte do comércio e da população para a discussão sobre os transtornos no trânsito da nossa cidade.
Contamos com a presença de todos.


À Câmara dos Vereadores de Vitória de Santo Antão

Nesta semana a ACIAV tomou conhecimento da última reunião da Câmara dos Vereadores, realizada no dia 08 de fevereiro, através da cobertura da imprensa local, conforme transcrevemos abaixo:

“Preocupado com o trânsito no Centro Comercial da Vitória, Pedro Queiroz propôs dentre outras questões a regulamentação quanto aos horários de entrega das mercadorias no comércio local, executados por grandes veículos que interferem no trânsito, sobretudo nas proximidades da Praça Duque de Caxias.
O projeto de Lei apresentado visa regulamentar o horário de carga e descarga de mercadorias no Centro Comercial, fixando o horário das 20h. às 4h. da manhã, onde no prazo de 60 (sessenta) dias os comerciantes deverão se adequar com os seus fornecedores.
Esta proposta foi encaminhada a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para apreciação e só depois será posta em votação no Plenário.”



Diante do proposto, a ACIAV é que ficou preocupada com a aprovação de tal projeto, que, na prática, seria totalmente inviável.

A ACIAV reconhece a situação crítica do trânsito em nossa cidade, principalmente no centro comercial, mas afirma também que outras medidas mais práticas e viáveis podem ser tomadas a partir de ações coerentes com a realidade do comércio local.

A partir daí, solicitamos aos Vereadores que não aprovem este projeto e sim, que seja proposto um fórum de discussões sobre este tema com o envolvimento dos representantes das entidades e dos comerciantes, para que todas as partes envolvidas possam ser ouvidas e que seja encontrada a melhor solução para sanar este grande problema que aflige a nossa cidade.

Na certeza de sermos atendidos, somos
Atenciosamente,

JAILTON ALBUQUERQUE
PRESIDENTE DA ACIAV

domingo, 13 de fevereiro de 2011

BIFE SERÁ ARTIGO DE LUXO


Brasília - Os preços da carne bovina vão continuar subindo no varejo, avisam os produtores. Eles informam que suas tabelas manterão a trajetória de alta recorde de 2010, em razão da forte demanda mundial e do crescente aumento dos custos de produção. Em reforço a essa tendência, a pecuária nacional está mudando o perfil produtivo para atender exigências ambientais, sanitárias e trabalhistas da clientela internacional.

´O bife de boi está deixando de combinar com o prato do brasileiro, com arroz e feijão, e se tornando um artigo de luxo`, admite Ademar Silva Júnior, vice-presidente de Finanças da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Curiosamente, a entidade sugere uma mudança ainda maior no cardápio do brasileiro, de modo a incluir mais peixe, porco e cordeiro.

O diretor da CNA explica que os pecuaristas do país estão buscando melhorar as margens de faturamento tendo por base a demanda de mercados melhor remunerados, sobretudo a União Europeia (UE). Por outro lado, a contínua elevação da renda vem levando o próprio consumidor nacional a optar por cortes nobres.

Fonte: Diário de Pernambuco

QUEM FICA COM O PREJUÍZO DO ROUBO


Fornecedor de produto ou serviço é responsável pela segurança e integridade do consumidor
Você foi convidado para uma festa numa boate e foi roubado. Estava num show e foi vítima de um ´arrastão`. Ou teve a carteira surrupiada por um ladrão ao fazer compras no shopping center ou no supermercado. São situações que o consumidor é tomado de surpresa. Depois do susto se pergunta: O que fazer? Saiba que o fornecedor de produtos e serviços responde pela segurança e integridade do cliente nas relações de consumo. Seja em local público ou privado. Para fazer valer os seus direitos, o consumidor deve se cercar de documentos e provas e reivindicar do responsável pelo estabelecimento o ressarcimento dos prejuízos materiais e a indenização por dano moral.

A lembrança do evento ainda deixa indignada a assessora L.P.C. Convidada para o aniversário de uma amiga na área vip de uma boate, ela se produziu. Pegou a melhor bolsa que custou uma nota, celular novinho em folha, dinheiro, cartão de crédito e de débito e o cartão do plano de saúde. ´Coloquei a bolsa no colo e de repente me distraí, levaram com tudo dentro. Procurei o gerente e ele disse que não podia fazer nada. É uma sensação de impotência`. Ela saiu da festa e terminou a noite numa delegacia de polícia registrando a queixa, mas não correu atrás do prejuízo avaliado em R$ 1 mil. ´Hoje eu sei que deveria ter levado em frente o pedido de indenização`.

Valdy Andrade, advogado da Adecon (Associação de Defesa do Consumidor e da Cidadania) , diz que em geral o consumidor é desinformado sobre os seus direitos nos casos de roubos e furtos dentro dos estabelecimentos. Na outra ponta, os fornecedores de produtos e serviços negam a responsabilidade. Segundo ele, o Código de Defesa do Consumidor é reforçado pelo enunciado nº 130 do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que determina que ´a empresa responde perante o cliente para reparação de dano em furto dos seus objetos deixados nas suas dependências`.

Sabe aquela plaquinha nos estacionamentos: ´Não nos responsabilizamos pelos objetos deixados dentro do veículo`? Valdy destaca que o aviso não tem o menor valor legal. Basta o consumidor coletar o máximo de provas para comprovar que esteve naquele local e a relação de consumo com o estabelecimento. Tem mais. Além da indenização pelo dano material, o advogado da Adecon diz que o STJ compreende que deve haver indenização pelo dano moral, desde que o responsável negue o ressarcimento do prejuízo.

Providências
Em geral as pessoas que são roubadas ficam atordoadas e esquecem de tomar algumas providências que podem servir de provas nos pedidos de indenização. O advogado Carlos Harten, do escritório Queiroz Cavalcanti Advocacia, recomenda que o consumidor deixe bem registrada a ocorrência do furto. Antes mesmo de procurar a polícia, a queixa deve ser feita por escrito diretamente ao responsável do estabelecimento. Nos casos de furtos de bolsas, celular, carteira, o consumidor deve pedir o livro de ocorrências do bar, restaurante, boate, loja, e anotar a data, dia, horário e o valor do bem que foi levado. Se tiver testemunha, melhor ainda.

Nos assaltos dentro dos estabelecimentos comerciais e bancos é comum as empresas colocarem no Estado a responsabilidade pela segurança dos clientes. O diretor do Procon Pernambuco, José Rangel, rebate o argumento: ´Cabe à empresa dar a segurança necessária para o consumidor entrar e sair ileso do local. Seja uma loja, supermercado, casa lotérica, banco e até ônibus. A integridade física, material e patrimonial deve ser garantida`.
Agora, como não resta dúvidas dos seus direitos, os consumidores devem ficar atentos nas situações de assaltos e até pequenos furtos em estabelecimentos privados e locais públicos. Independente do valor do prejuízo financeiro, ele tem instrumentos legais para reivindicar a indenização por falta de segurança na relação de consumo. Vá em frente.

O que diz o código de defesa do consumidor

Art.14

O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação de serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.

Páragrafo 1º

O serviço é defeituoso quando não fornece a segurança que o consumidor dele pode esperar, levando-se em consideração as circunstâncias relevantes, entre as quais:

II - o resultado e os riscos que razoavelmente dele se esperam;

Art. 17

Para efeitos desta Seção, equiparam-se consumidores todas as vítimas do evento.

O que fazer ao ser roubado
1º - Procurar o responsável (proprietário, gerente) do estabelecimento e registrar queixa por escrito

2º - Comparecer à delegacia de polícia e fazer um boletim de ocorrência (BO)

3º - Solicitar por escrito as gravações de câmaras internas do estabelecimento

4º - Tentar fazer um acordo com a empresa para ser ressarcido dos danos materiais

5º - Se o acordo não for possível, formule uma reclamação junto aos Procons, com cópias das notas fiscais dos produtos roubados, testemunhas e imagens

6º - Na impossibilidade do acordo administrativo nos Procons, entre com uma ação com pedido de indenização por dano material nos Juizados Especiais

Fonte - Código de Defesa do Consumidor (CDC)/Procons
Matéria do Diário de Pernambuco

CURSOS - FRANQUIA NA SALA DE AULA


Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), Recife é o maior polo de empresas franqueadas do Nordeste, com 28 redes - o que confere à capital pernambucana o sétimo lugar no ranking brasileiro de franquias. De olho neste filão, o Senac Pernambuco inicia amanhã um curso inédito voltado para o ramo, Franquia como Opção de Investimento. As aulas serão realizadas no Centro de Tecnologia do Varejo (CTV) e vão até sexta-feira (18), das 19h às 22h. Dicas para se montar um empreendimento, fatores de sucesso do sistema de franquias, vantagens e desvantagens do modelo de negócio e obrigações contratuais estão entre os temas que serão abordados no curso. O investimento é de R$ 136. Outras informações pelos telefones (81) 3413-6784 ou 3413-6782.

Fonte: Diário de Pernambuco

INMETRO CAPACITARÁ PEQUENAS EMPRESAS


Empreendedores do estado terão um telecentro instalado no Recife. Piloto será inaugurado em MinasMicro e pequenos empresários terão mais incentivo para elevar a competitividade no mercado de produtos e serviços. Agora, a chance virá com capacitações sobre princípios básicos de tecnologia industrial, orientadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). A iniciativa terá apoio do Projeto União Europeia e recursos da ordem de R$ 2,9 milhões.

Previstas para começar no segundo semestre deste ano, as aulas do programa serão disponibilizadas em 56 novos telecentros instalados pelo órgão em todos os estados brasileiros. Segundo o Inmetro, a finalidade é estimular a inovação das micro e pequenas empresas (MPEs), promovendo melhorias na qualidade da produção nacional e certificação de qualidade com ferramentas virtuais.

A implantação dos telecentros foi concluída no semestre passado e o Inmetro destinou cerca de R$ 1,7 milhão para a aquisição de computadores, projetores, câmeras de vídeo e televisores. Além disso, foram injetados R$ 1,2 milhão para a compra de mobiliário por meio do Projeto de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas Brasileiras (PAIIPME), executado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Em Pernambuco, os micro e pequenos empreendedores contarão, inicialmente, com um telecentro instalado no Recife, que terá capacidade para receber até 30 participantes por ciclo de capacitação tecnológica. De acordo com o Inmetro, órgãos como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) poderão utilizar as plataformas para eventuais parcerias no segmento.

Américo Bernardes, chefe do centro de capacitação do Inmetro, explicou que em março um projeto-piloto do programa será implantado em Minas Gerais com 60 empresários locais. ´A ideia é expandir o conteúdo das capacitações em metrologia, normatização, qualidade, gestão e informação tecnológica para os demais telecentros, conforme definição nos fóruns do Ministério do Desenvolvimento`.

Os telecentros vão disponibilizar material didático na internet com possibilidade de acesso em outras plataformas virtuais para os participantes dos cursos. (Augusto Freitas).

Fonte: Diário de Pernambuco

sábado, 12 de fevereiro de 2011

TAXAS ILEGAIS NA BERLINDA


Consumidor deve ficar atento à cobrança da TAC e da TEC, que ainda aparecem muito nos financiamentos
Nunca se financiou tanto carro no Brasil. O CDC (Crédito Direto ao Consumidor) e o leasing fecharam 2010 com um saldo de R$ 188,6 bilhões, 19,9% mais que em 2009. Os dados são da Associação Nacional das Empresas Financeiras de Montadoras (Anef). Mais gente financiando é garantia de mais gente com dor de cabeça, porque não lê as letrinhas miúdas. E só depois de assinar o contrato e começar a pagar o empréstimo é que fica conhecendo a dupla TAC e TEC. As taxas de abertura de crédito e de emissão de carnê são consideradas ilegais pelo Banco Central. Vira e mexe, também aparecem nos financiamentos de móveis ou eletrodomésticos.

´Muitos desses problemas acontecem porque as pessoas, na ânsia por fechar a compra, acabam não lendo o contrato`, confirma a juíza Fernanda Chauhy de Paula, coordenadora dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Ela lembra que, antes mesmo das resoluções do Banco central, começou a valer a lei estadual nº 12.702, de 2004, que proíbe as concessionárias de veículos ou outras lojas de cobrarem dos consumidores tarifas de atualização de cadastro, de abertura de crédito, de emissão de boleto. Mas depois que a cobrança está lá, a solução é entrar na Justiça para tentar reaver o dinheiro.

E ação é que o não falta. Segundo Fernanda Chauhy, há pelo menos 2 mil delas contra a TAC e TEC nos Juizados Especiais da capital. O volume é tão grande que o TJPE organizou ontem um mutirão de conciliação. Foram realizadas 150 audiências. Em pelo menos 50% delas, consumidores e bancos chegaram ao acordo. O comerciante Márcio Alves Silva, 35 anos, saiu do Fórum Thomaz de Aquino com a certeza de que receberá R$ 1.120. ´Para quem achava que não iria receber nada de volta, foi bom.` Ele diz que não sabia que existiam essas taxas quando comprou o carro usado três anos atrás. E o vendedor, claro, omitiu a informação.

Outro mutirão já está agendado. Será entre os dias 14 de março e 6 de abril no Juizado Especial do bairro de Casa Amarela. A expectativa é a de promover aproximadamente mil audiências conciliatórias. O microempresário Márcio Tiago Monteiro, 29, foi até a audiência, ontem. Mas preferiu sair do fórum sem se acertar com o banco, que ofereceu R$ 1,4 mil. ´Comprei o carro no fim de 2009. Por folha do carnê eles estavam cobrando R$ 3. Um absurdo.` Márcio ganhou na Justiça e espera receber R$ 2.827. Pode demorar um pouco, mas ele vai esperar. E também vai ler as letrinhas miúdas da próxima vez que assinar um contrato de financiamento.

Quem descobre que está pagando o que não deveria estar deve entrar na Justiça para evitar que a cobrança continue e reaver o dinheiro já pago. Em dobro. Pelo menos é o que diz o Código de Defesa do Consumidor (CDC). A juíza Fernanda Chauhy de Paula recomenda que a pessoa procure a Defensoria Pública ou compareça ao Juizado Especial Civil mais próximo de casa.

´Vá levando o contrato e o carnê. Nós iremos atender e registrar uma queixa para que esses valores sejam restituídos`, explica a coordenadora dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Normalmente a empresa não se nega a enviar o contrato. Mas, se isso acontecer, o consumidor pode formalizar reclamação junto ao Banco Central pelo 0800-979-2345.

A defensora pública Arline Moraes reforça que os consumidores leiam com bastante atenção os contratos antes de assinarem. É preciso ficar atento também a outra prática comum nos financiamentos. Para tentar burlar a legislação, as empresas simplesmente mudam os nomes das taxas. A TAC acaba virando, então, Taxa de Confecção de Cadastro (TCC) ou Repasse de Encargos de Operação de Crédito (Reoc). Ainda assim, é tudo ilegal.

Fonte: Diário de Pernambuco

O PAÍS DO CHEQUE ESPECIAL


Banco Central atesta o que todos já sabiam: o brasileiro passa 22 dias do mês com as contas no ´vermelho`
Dois patinhos na lagoa, também conhecidos como 22. Acredite: esse é, em média, o número de dias que o brasileiro passa com a conta no vermelho por mês. De acordo com dados da última Nota de Política Monetária do Banco Central, referentes ao período entre março e dezembro de 2010, os correntistas só conseguem passar pouco mais de uma das quatro semanas sem utilizar o limite do cheque especial. O mais grave, dizem os especialistas, é que muita gente recorre a este ´dinheiro extra` sem ter consciência do que ele significa.

Se você está nesse grupo, é bom abrir os olhos. O limite do cheque especial, ao contrário do que muitos imaginam, não faz parte do orçamento do correntista. O economista João Cavalcanti, professor da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), explica que o valor, na verdade, é um ´empréstimo de aprovação automática, com taxa de juros muito elevada (de 6% a 10% ao mês)`. Taxa que se justifica, segundo ele, exatamente pela facilidade com que o crédito pode ser adquirido.

Na opinião de Cavalcanti, o cheque especial só deve ser utilizado em uma situação emergencial, quando for possível quitar o débito em pouco tempo. Não convém, portanto, passar muitos dias com esse tipo de dívida. ´Se isso acontecer, é melhor buscar um empréstimo com juros mais baixos, para cobrir o cheque especial`, diz.

A tática de buscar outros tipos de crédito vale, também, em situações menos emergenciais. Quando o dinheiro faltar, uma das melhores opções é o crédito consignado. A sugestão é do economista Josué Mussalém. ´Esta modalidade tem taxas de juros baixas, em torno de 2% ao mês, justamente porque oferece pouco risco à instituição credora. Ela recebe diretamente do patrão ou pagador de quem pediu o empréstimo, com desconto na folha de pagamento`, explica. O problema desta modalidade é o fato de ela, geralmente, comprometer entre 25% e 30% da renda.

Alerta

A divulgação de dados sobre o alto uso do cheque especial, para Cavalcanti, indica uma preocupação do Banco Central. ´O descontrole pode levar à inadimplência e, em grande escala, a um desastre econômico`, adverte.

A explicação é simples: se muitas pessoas fazem compras a prazo e não conseguem dar conta delas com os seus salários, podem buscar o cheque especial. Este, por sua vez, a longo prazo, será responsável pelo comprometimento de grande parte da renda. O resultado é a falta de pagamento das parcelas restantes.

Mais orientações
A taxa de juros do cheque especial só costuma ser mais baixa do que a do cartão de crédito. Pode ser o dobro da cobrada nos empréstimos pessoais.
Ninguém é obrigado a ter o cheque especial disponível na sua conta corrente. Quem não quiser correr o risco de se confundir ou cair na tentação pode solicitar a retirada deste item.
O cheque especial é contra-indicado, sobretudo, para as pessoas que têm dificuldades em manter o controle financeiro. Elas, muitas vezes, acostumam-se a pensar neste valor como parte da renda.
Até em situações de emergência, convém analisar a viabilidade do cheque especial. Alguns problemas podem ser resolvidos com o cartão de crédito.
É importante, no entanto, ter a garantia de que conseguirá quitar toda a fatura.

ENTREGA DA RAIS


O Ministério do Trabalho prorrogou para 25 de março o prazo para entrega da declaração da Relação Anial de Informações Sociais (Rais), ano base 2010, para as empresas localizadas nos municípios declarados em estado de calamidade, por conta das chuvas..
Nas demais, o Rais deve ser entregue até o dia 28 de fevereiro.

Fonte: Diário de Pernambuco

ESTALEIRO ATLÂNTICO SUL VENCE LICITAÇÃO DE SONDAS DA PETROBRÁS


Construção de 28 unidades de perfuração no pré-sal deve gerar 32 mil postos de trabalho
A Petrobras aprovou ontem a contratação das sete primeiras sondas, de um total de 28 unidades de perfuração marítima, para exploração de petróleo na camada pré-sal. O vencedor deste primeiro lote foi o Estaleiro Atlântico Sul, localizado em Suape, com preço final de US$ 4.637.000.130,00. A previsão é de que a construção de todas as embarcações gere 32 mil postos de trabalho, entre diretos e indiretos, em oito anos. Segundo a estatal, as sondas devem entrar em operação em 2015.

O preço final fechado entre a Petrobras e o EAS corresponde a uma redução de US$ 13 milhões em relação à proposta original apresentada durante o processo licitatório. O preço unitário de cada sonda ficou em US$ 662.428.590,00. O próximo passo, após a divulgação do resultado da concorrência, será a assinatura do contrato entre o EAS e a Sete Brasil S.A. (Sete BR), responsável pelo contrato de construção.

De acordo com o comunicado à imprensa distribuído ontem, a Sete BR é constituída pelo Fundo de Investimentos em Participações - FIP Sondas, gerido pela Caixa Econômica Federal, que detém 90% das ações e que terá como cotistas investidores de mercado, incluindo fundos de pensão e bancos de investimentos brasileiros.

A Petrobras deterá 10% das ações da nova empresa, que por sua vez prestará o serviço de operação das sondas à estatal. A taxa diária de afretamento ficará entre US$ 430 mil e US$ 475 mil. A holding ainda não definiu quando irá contratar as demais 21 sondas, mas garantiu que todas serão construídas no Brasil, a exemplo das plataformas que vem contratando.

Depois do EAS, quem ficou em segundo lugar foi o consórcio Alusa Galvão, que planeja construir um estaleiro no Norte fluminense. O terceiro colocado foi o grupo Keppel Fels, de Cingapura, que controla o estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis (RJ). E o quarto lugar ficou com o Jurong, também de Cingapura, que pretende construir um estaleiro no Espírito Santo, caso vença um dos lotes futuros.

Em nota, o EAS se mostrou satisfeito como resultado da licitação. ´A nova encomenda reforça nossa posição e garante a continuidade da nossa indústria no país`, comemorou o presidente Angelo Bellelis. O EAS, fruto de um investimento de R$ 2 bilhões, tem como sócios os grupos brasileiros Camargo Corrêa, Queiroz Galvão e a empresa PJMR, e a sul-coreana Samsung Heavy Industries.

Fonte: Diário de Pernambuco

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

PARA AS INDÚSTRIAS - Programa incentiva a leitura nas indústrias


Várias indústrias já aderiram ao projeto Indústria do Conhecimento, que ajuda a elevar o grau de qualificação dos trabalhadores

Machado de Assis, Platão e até Harry Potter estão presentes na linha de produção e nos escritórios de empresas pernambucanas. Desde 2009, crescem as adesões a um programa do Serviço Social da Indústria no Estado (Sesi-PE), cujo objetivo é difundir a leitura e elevar o grau de qualificação dos trabalhadores do setor.

O projeto Indústria do Conhecimento começa com a construção de uma biblioteca com acervo de mais de 1.000 livros, jornais e computadores. Depois de erguida, a unidade passa a funcionar dentro da fábrica e beneficia funcionários de todos os níveis, seus dependentes, comunidades e escolas públicas próximas.

No Estado participam a Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte e a Fibrasa Nordeste S.A., em Paulista, a Alcoa, em Itapissuma, e a Rota do Mar, em Santa Cruz do Capibaribe. As empresas cedem o terreno e se responsabilizam por gerir o espaço.

Os locais oferecem aos trabalhadores cursos gratuitos de informática básica, além de se tornarem espaço para contato com livros de filosofia, sociologia, literatura (de clássico brasileiros a ficção internacional), matemática, física, administração, marketing e enciclopédias, dentre outros.

O gerente de recursos humanos da Raymundo da Fonte, Mário Barros, comenta que a iniciativa tem trazido uma série de ganhos para a empresa desde o final de 2009, quando foi implantada. Com o acesso ao material, alguns empregados têm conseguido galgar degraus dentro da empresa. É que o Plano de Cargos e Carreiras da indústria é diretamente ligado à melhora na qualificação dos trabalhadores. “Sem contar que há um ganho de motivação dos funcionários com a melhora na qualidade de vida no ambiente do trabalho”, acrescenta.

Barros lembra ainda que oito filhos de trabalhadores conseguiram uma vaga no mercado de trabalho depois de terem aulas de informática no local. A frequência no espaço é diversificada, atraindo desde os empregados do setor administrativo até os do chão de fábrica.

O investimento do Sesi-PE em um módulo gira em torno de R$ 300 mil. Para participarem, empresas interessadas devem entrar em contato com a sede da entidade (através do telefone 3413-8347).

O programa, implantado em todo País, foi formulado pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) em 2006, após uma pesquisa da Câmara Brasileira do Livro revelar que 61% dos trabalhadores não tinham o hábito de ler. “As empresas se tornam parceiras do Sesi e nós equipamos todo o espaço. O acervo varia de acordo com a localidade.

Em Santa Cruz do Capibaribe, por exemplo, levamos livros de moda, pelo fato de a região ter a vocação para as confecções. Em outros 12 municípios nossas parcerias são com as prefeituras, que cederam o espaço”, conta a analista de projetos Simone Sodré.

Fonte: Jornal do Commércio

KRAFT COMEÇA A PRODUZIR EM VITÓRIA


Está começando este mês a produção da fábrica da Kraft Foods Brasil, instalada em Vitória de Santo Antão, fruto de um investimento de R$ 100 milhões da empresa. A primeira linha de fabricação será a de sucos em pó. Até o mês de abril, chocolates da multinacional também entrarão em produção em Pernambuco. A nova unidade vem funcionando em fase de testes com 100 funcionários. Dentro de três meses, outros 500 trabalhadores serão contratados.

Antes mesmo de iniciar a operação, a empresa já planeja o aumento de investimentos no Estado. Segundo o presidente da Kraft Foods Norte e Nordeste, André Vercelli, os novos planos para Pernambuco serão anunciados em dois meses. “Com a fábrica praticamente pronta, já começamos a pensar em novas etapas de expansão. O mercado do Nordeste está crescendo muito e Pernambuco é um centro logístico muito importante para a região.”

Para contratação do seu quadro operacional, a Kraft Foods investiu na população local, onde treinou 1.200 pessoas, em parceria com o Senai. Desse grupo deve sair o próximo contingente contratado pela empresa. Mesmo sem absorver todos os trabalhadores, a indústria sinaliza que a maioria deve ser aproveitada pelas novas empresas que estão se instalando na cidade. “Depois que chegamos ao Estado, outras 20 novas empresas anunciaram construção de unidades em Vitória.” Durante o período de instalação da fábrica, a empresa empregou 500 funcionários da construção civil.

Além da vinda da fábrica, a Kraft Foods, dona de marcas como Lacta, Club Social e Tang, vem nos últimos anos concentrando investimentos no Nordeste em publicidade e distribuição, acelerando o crescimento de vendas na região. “Mudamos a estrutura de distribuição dos nossos produtos, aumentando os investimentos em 40%, o que gerou no ano passado um crescimento de 30% no faturamento”, disse Vercelli, sem divulgar os valores.

Fonte: Jornal do Commercio (do blog A Voz da Vitória)

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

FIQUE BEM INFORMADO


FÁBRICA DA FIAT DEVE ATRAIR MAIS EMPRESAS
Governo do Estado contabiliza investimentos em cerca de 8 bilhões de reais com a implantação da fábrica da Fiat no Complexo Industrial Portuário de Suape, somados aos aportes de outras empresas que se agregarão à cadeia produtiva, devendo gerar um total de 15 mil empregos.

NÚMERO DE EMPREENDEDORES IDIVIDUAIS CONTINUA CRESCENDO
Já chega a 891.036 o número de micro empreendedores individuais formalizados.

IMPOSTO DE RENDA
Receita Federal vai liberar programa do IR 2011 a partir de primeiro de março para iniciar processo de declaração, disponível no site: www.receita.fazenda.gov.br
O prazo de entrega para pessoa física vai até 29 de abril.
Em relação à pessoa jurídica, a DIRF deve ser entregue até 28 de fevereiro. Fiquem de olho nos prazos, pois a multa mínima para as empresas que não entregarem a DIRF é de 500 reais ou 1% do valor do Imposto de Renda descontado da fonte.

Fonte: Diário de Pernambuco