quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

ACIAV COBRA MEDIDAS DESENVOLVIMENTISTAS DA PREFEITURA LOCAL


No sentido de cobrar melhorias para o nosso comércio e nossa população e de procurar se interar mais das ações desenvolvimentistas a ACIAV protocolou na semana passada, junto à Prefeitura do município, ofício, cuja cópia segue abaixo para que todos os associados fiquem bem informados.

À PREFEITURA DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO
SUAPE: ESTAR QUALIFICADO AINDA É O DASAFIO PARA SE INSERIR

Esta foi a manchete de uma matéria divulgada no dia 13/09/10 no Jornal do Comércio. Ainda segundo a referida matéria, convêm destacar alguns trechos importantes:

Na disputa pelo emprego em Suape sai na dianteira quem aposta na qualificação profissional. Em Pernambuco, a falta de capacitação para ocupar vários cargos tem relegado aos trabalhadores locais (em sua maioria) apenas vagas de nível básico na construção civil dos empreendimentos. O apagão de mão de obra - percebido em todo o País - também tem obrigado o Brasil a abrir a porta para estrangeiros e a repatriar brasileiros que estavam no exterior. Um exemplo recente foi a contratação, pelo Estaleiro Atlântico Sul, de 120 soldadores decasséguis que atuavam no Japão.

“Nossos jovens precisam se qualificar para ocupar os cargos técnicos e de nível superior. Só para efeito de ilustração, entre 2007 e 2009 realizamos 21 mil capacitações de nível básico contra apenas 1,6 mil habilitações técnicas”, compara o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em Pernambuco, Antônio Carlos Maranhão.

O SENAI periodicamente abre inscrições para o processo seletivo de cursos gratuitos. São oferecidas vagas em diversas especializações, em oito escolas da instituição. Os cursos são oferecidos em duas entradas (fevereiro e julho) e podem participar jovens com até 21 anos de idade para os cursos diurnos e de até 24 anos para os noturnos, nas escolas do Cabo de Santo Agostinho, Santo Amaro e Água Fria. Os candidatos precisam estar cursando o 1º ou 2º ano do ensino médio, sendo metade das vagas destinada a alunos de escolas públicas.

Além do SENAI, outra opção de qualificação gratuita são os cursos do Programa de Mobilização Nacional da Indústria de Petróleo e Gás Natural (Prominp). O programa capacita jovens a partir dos 18 anos para atuar na construção e montagem de empreendimentos nas áreas de petróleo e gás, a exemplo da Petroquímica Suape e da Refinaria Abreu e Lima. As vagas são para operários da construção civil, profissionais de nível técnico e de nível superior.

A coordenação do Prominp alerta que o programa não garante empregabilidade, mas a experiência dos últimos quatro ciclos demonstra que 70% dos ex-alunos conseguem trabalho. Além da possibilidade para trabalhar nas obras dos grandes empreendimentos em construção no Complexo de Suape, os profissionais comprovam qualificação para atuar em tantas outras obras espalhadas pelo Estado.

Dessa forma, enxergamos SUAPE como um grande mar de oportunidades de qualificação e empregabilidade para a população das cidades próximas. Entretanto, sabendo das dificuldades de transportes e de recursos financeiros para ter acesso a estas opções, deixamos de aproveitar este momento crucial para a especialização de uma mão de obra que aqui está inativa e que poderia estar contribuindo para trazer seus salários para gastarem na nossa cidade, incrementando assim o comércio local.

Por isso, por meio deste, sugerimos aos Gestores municipais a busca de convênios com as entidades responsáveis pela formação de mão de obra que atenda as necessidades deste grande complexo Industrial e Portuário para facilitar a inserção da população vitoriense neste contexto.

Trazer as inscrições para serem feitas aqui na cidade e disponibilizar de transporte gratuito, se possível, em caso de grande demanda, seriam formas de impulsionar este processo.

Por outro lado, caso a Prefeitura e suas secretarias específicas já estejam seguindo este caminho, que até o momento não é de nosso conhecimento, a ACIAV só tem a parabenizar por tal iniciativa e oferecer total apoio, colaborando no que estiver ao alcance da nossa Associação.

Atenciosamente,

JAILTON ALBUQUERQUE
PRESIDENTE DA ACIAV


C/C: SECRETARIA DA INDUSTRIA E COMÉRCIO
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário