domingo, 27 de fevereiro de 2011

OPERAÇÃO DE CÂMBIO NAS LOTÉRICAS E NOS CORREIOS


CMN liberou operações de baixo valor nas Lotéricas, nos Correios e prestadores de serviços turísticos
Brasília - O Conselho Monetário Nacional (CMN) facilitou a vida de quem precisa fazer operações cambiais de baixo valor. Casas lotéricas, Correios e prestadores de serviços turísticos (como agências e hotéis) foram autorizados a fazer tanto remessas quanto compra e venda de moeda estrangeira - em espécie ou traveler cheques - num limite de até US$ 3 mil por operação. O objetivo da medida é ampliar a rede de atendimento à população e preparar o Brasil para grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, que vão trazer um elevado número de turistas ao país.

Lotéricas e agências dos Correios já estavam autorizados a atuar como correspondentes cambiais, mas só podiam fazer remessas. Já os prestadores de serviços de turismo só podiam comprar e vender moeda. Em todos esses casos, as empresas têm de estar associadas a um banco para oferecer o serviço. ´Agora, todos poderão fazer os dois tipos de operação`, explicou o chefe do Departamento de Normas do Banco Central (BC), Sérgio Odilon dos Anjos.

A pessoa física que quiser comprar moeda estrangeira ou fazer remessa de divisas nas lotéricas, nos Correios e nas prestadoras de serviço turístico deve apresentar no ato da operação seu CPF e preencher um formulário.

O CMN também aprovou mudanças nas regras para a contratação dos chamados correspondentes bancários no país. As instituições financeiras que quiserem oferecer seus serviços por meio de estabelecimentos como lotéricas, agências dos Correios e lojas terão que acompanhar de perto essa atividade. Será preciso, por exemplo, designar um diretor responsável pelos correspondentes.

Fonte:Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário