domingo, 4 de dezembro de 2011
SAIBA EMPREENDER NAS FESTAS SAZONAIS
Você concorda que o mais importante para quem empreende em festas sazonais, como o Natal, é zerar o estoque de produtos ou serviços e obter o maior lucro possível? Afinal, o tempo para o planejamento, produção, vendas e prestação da atividade é relativamente curto, às vezes questão de dias. É aí onde as vantagens que você oferece ao consumidor entram em cena e decidem os rumos da empreitada.
Comercialmente, três palavrinhas bem conhecidas podem, se você souber usá-las na prática, fazer a diferença: liquidação, promoção e oferta. Até porque, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Pernambuco (Sebrae-PE), a margem de lucro nesta época, dependendo da atividade escolhida, pode chegar a 150%. Resumindo, aplique-as corretamente, caso necessite.
O significado delas pode ser parecido, mas na prática são bem diferentes. Vale ressaltar que a aplicação é mais uma forma de você tentar garantir os bons resultados, caso as vendas não saiam como o planejado. Todas, porém, têm algo em comum, na avaliação do Sebrae-PE: estoque. Principalmente na liquidação, quando a ideia é zerar tudo. É a ideal para quem trabalha com festas sazonais.
“Muitos empreendedores, independentemente dos que trabalham por força da necessidade ou pela sazonalidade, desconhecem a diferença. Na liquidação, por exemplo, o que se busca é se livrar dos produtos. Geralmente, é usada no último dia do prazo definido para encerrar as vendas”, explica Valdir Cavalcanti, analista de orientação empresarial do Sebrae-PE.
A orientação, inclusive, é que você tome cuidado com o percentual de desconto que vai oferecer. Nos três casos, uma margem de 30% de abatimento pode ser suficiente para estimular mais vendas. Mais que isso? É possível, à medida que o seu estoque vai levando mais ou menos tempo para ser vendido. Não vale, obviamente, ficar no prejuízo, uma vez que você investiu na atividade.
Segunda vantagem: promoção, que você vê diariamente no comércio e está relacionada ao preço do produto. Nela, a meta é dilatar o prazo de pagamento (pague em três vezes) ou conceder um prêmio extra (pague uma camisa e leve duas). “O empreendedor não pode se desesperar, pois 80% dos que trabalham por necessidade e 90% dos sazonais têm êxito usando uma das vantagens”, alerta Valdir.
Ele ainda toca num ponto-chave diante da indecisão (ou desconhecimento) dos empreendedores em escolher a que melhor se encaixa para vender tudo. “Geralmente, os clientes dão prioridade ao que eles só veem uma vez por ano, com qualidade e satisfação. Eles fogem do comum”, atesta.
Por isso, é importante sempre manter o controle do estoque e o fluxo de caixa. Por último, a oferta. Esta é simples, baixar preço (de R$ 50 por R$ 35). Recorra a ela nos dias em que as vendas estão menores e o estoque ainda vasto. Pode ser bastante eficiente e talvez a mais segura. “Quem sabe utilizar estas ferramentas acaba tendo sucesso em uma futura atividade formalizada”, completa Valdir.
Saiba mais
Escolha o melhor desconto
Entenda a diferença entre liquidação, promoção e oferta. A escolha certa de uma delas pode significar lucros maiores ou menores
Analise o estoque de produtos ou a quantidade de serviços que pretende prestar no período que antecede o Natal para definir a melhor estratégia de vendas
Defina a meta aproximada de tempo e ganhos na relação “itens vendidos/número de dias/ quantidade em estoque” para controlar o fluxo de caixa
Lembre-se: oferecer vantagens é bem diferente de ter prejuízos com atividade. Se está com dificuldades, peça ajuda a um profissional do ramo
Quanto mais se aproximar da data definida como limite para ver o quanto você vai ganhar, redobre o cuidado na escolha dos descontos e no estoque. Mantenha atenção especial com os produtos perecíveis
Calcule o custo benefício dos produtos/serviços para obter um lucro satisfatório mesmo concedendo vantagens aos seus clientes
Fonte: Diário de Pernambuco
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