quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

FRAUDADORES ESTÃO À ESPERA DE UM DESCUIDO


Os brasileiros seguem sendo brasileiros e deixando as compras de Natal para a última hora. O corre-corre dos últimos dias pode, no entanto, trazer problemas para os Papais Noéis. Os fraudadores estão esperando apenas um descuido para agir. Um estudo divulgado pela Serasa Experian revela que, a cada 17 segundos, um consumidor brasileiro é vítima de uma tentativa de fraude. Os criminosos usam dados pessoais da vítima para tentar obter crédito e, claro, não pagar depois. Deixando a conta para o consumidor.

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes, entre janeiro a outubro deste ano foram registradas 1,54 milhão de tentativas de fraudes no Brasil. Se todas as tentativas tivessem sido efetivadas, o prejuízo chegaria a R$ 5,7 bilhões. Para calcular o volume de tentativas de fraude, a Serasa usa três conjuntos de informações: total de consultas mensais a CPFs, estimativa de risco de fraude e valor médio das que ocorreram. Entre as fraudes observadas, 34% foram feitas no setor de serviços.

Ainda segundo o estudo, quem tem documentos roubados tem também mais chances de se tornar vítimas de fraudes. Por isso, os técnicos da Serasa recomendam que os consumidores adotem cuidados simples no dia a dia. Nada de dar informações pessoais a terceiros ou abrir e-mails desconhecidos. Ter um antivírus atualizado no computador também é fundamental. Coincidentemente, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) divulgou uma lista com cuidados que devem ser adotados nas compras usando cartões de crédito, débito, cheques e internet.

No caso dos cartões, ao efetuar os pagamentos, o plástico não deve ficar longe do alcance do consumidor. E, na hora de digitar a senha, é para tomar cuidado para que ninguém veja os números. O cartão também deve ter a assinatura do consumidor. E para os que não conseguem memorizar as senhas, elas devem ser guardadas em um lugar diferente do cartão, reduzindo os riscos em caso de roubo e perda. No caso dos cheques, a dica de ouro é evitar andar com talões. O ideal é levar apenas a quantidade de folhas que devem ser usadas no dia.

Ainda segundo a Febraban, todos os lançamentos na conta corrente devem ser acompanhados. Se houver qualquer crédito ou débito irregular, a pessoa deve entrar imediatamente em contato com o banco. Já se for vítima de roubo ou perder os documentos, a orientação da Serasa é fazer imediatamente um boletim de ocorrência. Depois dá para cadastrar a ocorrência gratuitamente na base de dados da Serasa. Desta forma, sempre que o documento for consultado, ele vai aparecer como roubado.

Fonte: Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário