sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

AS PERSPECTIVAS DO COMÉRCIO


Conforme os jornais relataram no decorrer desta semana, apesar de Pernambuco puxar a aceleração econômica do Nordeste, com um crescimento no ano de 2011 de 5,59%, enquanto o Nordeste acumula 3,8% e o Brasil, 3,1%, o setor varejista registrou no último mês de novembro uma pequena queda.
Os números vinham crescentes até outubro, porém, o novembro, com 2 feriados e apenas 4 finais de semana, contra os 5 de outubro, contribuiram para essa queda.
O recebimento da primeira parcela do 13ºsalário que foi pago pelas empresas até 30/11, só deve refletir no mês de dezembro, que continuará sendo o melhor mês do ano em vendas, como sempre.
Assim mesmo, o setor mantém expectativas de crescimento para este final de ano, embora modestas, já que se trata de um reflexo da situação da economia nacional. Com o aumento da cesta básica e dos produtos de época, só mesmo o aquecimento das vendas da linha branca, pela redução do IPI,mostrou bom desempenho.
Pelas oportunidades que se apresentam no cenário para 2012, os empresários estão otimistas, já prevendo investimentos e a consequente criação de novas vagas de emprego.
Segundo pesquisa realizada pelo Ibope, a preocupação maior se fixa na pesada carga tributária que as empresas continuam tendo que arcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário