terça-feira, 16 de abril de 2013

Cobrar demais os funcionários pode levar a pedidos de demissão




É o que aponta uma pesquisa do Hay Group, empresa especializada em gestão de recursos humanos. Segundo o estudo, a falta de suporte das organizações aos funcionários, para garantir o equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho, pode fazer com que eles deixem as empresas. No Brasil, dos 620 mil profissionais entrevistados, 36% afirmaram que não conseguem esse equilíbrio, percentual que aumentou em relação aos 30% do ano passado.
A pesquisa mostra uma crescente insatisfação dos profissionais com as condições impostas pelas empresas. No País, 51% dos participantes relataram que não existem pessoas suficientes em sua área para realizar o trabalho necessário. “A maioria das organizações continua a pedir para os seus funcionários realizarem ‘mais por menos’”, afirma Elton Moraes, consultor do Hay Group.
Empresas que permitem um maior equilíbrio na vida de seus funcionários estão mais aptas a reter talentos. O estudo mostra que a satisfação com a remuneração entre profissionais dessas companhias tem índice de 66%, enquanto, nas outras, desce a um patamar de 39%. “Para sustentar o desempenho por mais tempo e não perder seus principais talentos, as organizações precisam desenvolver soluções que suportem equilíbrio entre vida pessoal e profissional a longo prazo”, ressalta Moraes.
O estudo da Hay conclui que, para fornecer maior suporte organizacional aos profissionais, as empresas devem capacitar seus líderes para ouvir melhor as pessoas, além de desenvolver técnicas para o engajamento da equipe. Recomenda-se também incentivar os funcionários a trabalhar de forma coletiva e elaborar políticas de trabalho mais eficientes, que dividam as tarefas de forma clara e justa.
Fonte: Supermercado Moderno

Nenhum comentário:

Postar um comentário