terça-feira, 23 de abril de 2013

O Comércio de Vitória de Santo Antão, está preparado para um grande Dia das Mães





De acordo com a tradição o dia das mãe é comemorado sempre no segundo domingo do mês de maio, este ano, no caso, será dia 12 de Maio, a  data é uma das mais vantajosas para o comércio.


O dia dedicado as mães não tem origem comercial, pois teve início quando uma jovem norte-americana chamada Anna Jarvis perdeu sua mãe no começo do século XX. As amigas de Anna resolveram fazer uma festa para homenagear sua mãe, mas a jovem dedicou a celebração a todas as mães do mundo. Apesar de muito tempo antes já existirem comemorações dedicadas às mães.
Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Reia, a Mãe dos deuses. O próximo registro histórico está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de “Mothering Day”, fato que deu origem ao “mothering cake”, um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo. Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Julia Ward Howe. O dia se tornou oficial mesmo no ano de 1914, pelo então presidente americano Woodrow Wilson, no dia 9 de Maio.
Já no Brasil, a data foi oficializada no segundo domingo de maio do ano de 1932, pelo então presidente Getúlio Vargas, e de lá para cá tornou-se uma das maiores tradições, com os presentes e homenagens às mães.
No mês anterior à comemoração, as pessoas já começavam a preparar algo para presentear as mães.
Com isso, o comércio a partir do ano de 1949 começou a lançar diversas propagandas e promoções para atrair o público. Atualmente, a data só perde nas vendas para o Natal, já que presentear as mães se tornou quase uma obrigação, além de festejar o dia.
Mensagens de carinho, presentes diferenciados, como um dia inteiro em uma clínica de estética, por exemplo, e outras idéias e lugares que possam agradar as mães, são procurados como forma de homenagem. Os bares e restaurantes também ficam lotados no segundo domingo de maio. Muitas mães são levadas para um almoço ou jantar em família, em lugares especiais
As mulheres têm dois dias dedicados somente a elas: o dia Internacional das Mulheres e o Dia das Mães, e elas estão se destacando cada vez mais na atividade empresarial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário