terça-feira, 16 de abril de 2013

Como praticar a sustentabilidade no dia a dia?

atitude sustentável


Para que possamos, de fato, adotar práticas sustentáveis em nossa realidade, e, posteriormente, alcançarmos a tão famosa sustentabilidade, o primeiro passo a ser dado é a mudança cultural: a compreensão de que os recursos naturais de que dispomos são finitos e podem acabar ainda mesmo no curso de nossa própria geração.
Essa compreensão é extremamente necessária, pois ela viabiliza a compreensão do próprio conceito de sustentabilidade: a capacidade de suprir as atuais necessidades humanas ao mesmo tempo em que as futuras gerações não sejam afetadas em suas necessidades e em seu desenvolvimento.
Compreendida a teoria e trazendo-a para a prática, fica nítido que a sustentabilidade é fruto de ações diárias, cotidianas, feita de pequenos atos acessíveis a qualquer cidadão. Sendo assim, separamos abaixo algumas atitudes fáceis de serem adotas e que contribuirão e muito para alcançarmos a sustentabilidade:
Água: a água é um bem finito e indispensável para a vida na terra. Sua utilização deve ser repensada, priorizando sempre sua economia, por meio de banhos rápidos e evitando seu desperdício. Uma boa forma de reutilizar a água é instalando um sistema de captação de água da chuva em sua residência. Esse sistema guardará á água para a utilização nos vasos sanitários, lavagens em geral, lavanderia, etc.

Sistema de capitação de água
Fonte: Juventude Sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário