terça-feira, 6 de novembro de 2012

Pode faltar gasolina em Pernambuco. Problema já atinge alguns postos



Os postos de combustível de Pernambuco podem ficar sem gasolina nos próximos dias. O alerta é do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Pernambuco (Sindicombustível-PE). De acordo com o presidente da entidade, Fernando Cavalcanti, diversos estabelecimentos já estão ou estiveram desabastecidos por alguns dias, devido à falta de competitividade do etanol.
“Há cerca de um mês, alguns pontos já davam notícia da escassez da gasolina, mas o problema se intensificou na última semana. Os postos precisam comprar gasolina das distribuidoras diversas vezes por semana, de acordo com a demanda, mas não estão conseguindo obter o combustível a tempo de abastecer os tanques”, comentou.
Segundo ele, em média, os postos revendedores funcionam com quatro tanques de 15 litros, que são divididos entre gasolina comum, aditivada, diesel e etanol e até os empresários que costumam trabalhar com os tanques pela metade não estão conseguindo fazer estoque.
Sem falar em percentuais, Fernando reconhece que, com o racionamento, é possível haver aumento do preço. “Se não tivermos venda, precisaremos aumentar nossas margens a fim de poder arcar com os custos do estabelecimento, que serão os mesmos, como folha salarial, por exemplo”, explica.
Informações da imprensa nacional dão conta de que o problema é causado pelo aumento do consumo, mas empresários dizem que a questão é ineficiência na logística. “O que chegou para mim de assessores da Petrobras foi que não tinha navio para transportar o combustível”, contou Rodrigo Amorim, dono de dois postos BR, na Boa Vista, área central do Recife, e em Boa Viagem, Zona Sul. A Petrobras distribui gasolina para todos os postos do País.
 com informações do JC Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário