segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Lições para proteger o bolso e fazer o dinheiro crescer em 2013


O Diario de Pernambuco realiza no dia 21 deste mês, das 9h às 12h30, o seminário "Lições de bolso: aprenda a cuidar do seu dinheiro". O evento tem entrada franca e as inscrições estarão abertas ao público a partir de quarta-feira
 (Maurenilson Freire/CB/D.A Press
)

Planejamento financeiro pessoal é a palavra-chave contra períodos de estagnação e baixo crescimento econômico. Mas como proteger suas finanças da inflação, apostar em aplicações rentáveis e ainda planejar a aposentadoria frente a um cenário adverso? As respostas para essas e outras perguntas estarão no seminário Lições de bolso: aprenda a cuidar do seu dinheiro, que o Diario de Pernambuco realiza no dia 21 deste mês, das 9h às 12h30, em parceria com a Caixa Econômica Federal. O evento é gratuito e as inscrições estarão abertas ao público a partir de quarta-feira (14), no sitewww.diariodepernambuco.com.br.
Marcelo Barros (Paulo Paiva/Esp.DP/D.A Press)
Marcelo Barros
A programação está dividida em cinco palestras, que serão ministradas pelos blogueiros do canal de economia no site do Diario. Entre os temas que serão discutidos está a nova política monetária brasileira, que tem se baseado no incentivo ao consumo para amenizar as defasagens provocadas pelos efeitos da crise internacional. O assunto ficará a cargo do economista Marcelo Barros, do blog Educação de Bolso, que também é professor e especialista em economia regional e finanças públicas.

Luiz Maia (Annaclarice Almeida/DP/D.A Press)
Luiz Maia
A nova remuneração da poupança, atrelada à Selic - atualmente no patamar histórico de 7,25% ao ano - é outro tema que estará na roda de debates. Apesar de ser preferência nacional, a caderneta tem perdido atratividade, o que deve afugentar muitos poupadores daqui para frente. “Quem guarda todo o dinheiro na poupança nova não está garantindo nem a inflação”, adverte o economista Luiz Maia, coautor doEducação de Bolso. CDBs, fundos e Tesouro Direto complementarão a apresentação do consultor.

Diogo Velho Barreto (Divulgação)
Diogo Velho Barreto
Para quem deseja conhecer um pouco mais sobre bolsa de valores, o seminário traz a palestra “Qual o seu perfil de investimento em ações?”, do consultor financeiro pessoal Diogo Velho Barreto, sócio da FuturaInvest e blogueiro do Vou Investir. Ele explica que o crescimento da classe C, o aumento do crédito imobiliário, do consumo e os investimentos em alta ativaram o mecanismo de capitalização das empresas via mercado de capitais. “Todas as pessoas, sendo conservadoras ou não, devem investir em ações. A conjuntura econômica favorece isso”, defende.

Rodrigo Leone (Cecília de Sá Pereira/DP/D.A Press
)
Rodrigo Leone
Rômulo Saraiva (Helder Tavares/DP/D.A Press)
Rômulo Saraiva
Os cuidados com a aposentadoria, que tanto preocupa os brasileiros, não ficaram para trás. Para tirar as dúvidas dos leitores sobre previdência pública e privada, o Diario convidou o advogado Rômulo Saraiva, do blogEspaço da Previdência, e o consultor Rodrigo Leone, especialista em administração financeira e coautor do blog Vou Investir. As palestras trarão desde as vantagens da previdência privada até as dicas para quem quer corrigir aposentadoria e pensão, além de orientações sobre fator previdenciário, auxílio-doença e revisões de benefícios do INSS.

Seminário "Lições de bolso: aprenda a cuidar do seu dinheiro"
Quando: 21 de novembro, das 9h às 12h30
Onde: Auditório dos Diários Associados (Rua do Veiga, nº 600, Santo Amaro, Recife)
Início das inscrições: quarta-feira (14), através do site www.diariodepernambuco.com.br
*A participação é gratuita, mas os espaços do auditório são limitados

Programação:

8h30-9h: Café da manhã de boas-vindas
9h: Abertura
9h10-9h50: Como se planejar frente a um panorama de instabilidade financeira
Palestrante: Marcelo Barros, do blog Vou Investir (economista, consultor e pesquisador das áreas de economia regional e finanças públicas.Também é superintendente técnico da Sefaz-PE)

9h50-10h30: A nova poupança e a rentabilidade do mercado de renda fixa
Palestrante: Luiz Maia, do blog Educação de Bolso (doutor em Economia pela North Carolina State University, consultor na área econômico-financeira e professor de economia, finanças e comércio exterior)

10h30-11h10: Qual o seu perfil de investimento em ações?
Palestrante: Diogo Velho Barreto, do blog Vou Investir (Administrador de empresas, sócio da FuturaInvest Recife, agente autônomo de investimentos e certificado profissional ANDIB – CPA-20)

11h10-11h50: À espera da aposentadoria: vale a pena optar pela previdência privada?
Palestrante: Rodrigo Leone, do blog Vou Investir (doutor em otimização, mestre em matemática e especialista em administração financeira. Sócio-diretor da Leone Consultoria e Treinamento, Asplamark do Brasil, Quick Finanças Pessoais e da Futura Educacional)

11h50-12h30: Dicas para corrigir aposentadoria e pensão
Palestrante: Rômulo Saraiva, do blog Espaço da Previdência (advogado pós-graduado em direito previdenciário pela Escola Superior da Magistratura Trabalhista da 6ª Região - Esmatra VI).
Fonte: Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário