terça-feira, 13 de novembro de 2012

Glória do Goitá já fala japonês

Fábrica da Nissin-Ajinomoto, que recebeu investimentos de R$ 46 milhões, é inaugurada no município da Mata Norte


Koki Ando, filho do inventor do miojo, Momofuku Ando, destacou que o Nordeste é a região do país que mais tem aumentado o consumo de macarrão instantâneo. Foto: Tatiana Nascimento/DP/D.A Press

Glória do Goitá, município com 30 mil habitantes na Mata Norte do estado, agora fala japonês. A fábrica de macarrão instantâneo da Nissin-Ajinomoto – inaugurada nesta segunda-feira (12) com direito a corte de fita, plantio de árvore e a tradicional pontualidade da terra do sol nascente – já começou a produzir miojo para as regiões Norte e Nordeste.

A planta de 22 mil metros quadrados recebeu investimentos de R$ 46 milhões e ficou pronta em impressionantes dez meses. Conta com 202 empregados, a grande maioria recrutada no próprio município, com fez questão de ressaltar o diretor presidente da Nissin-Ajinomoto, Mitsuaki Morihiro. A capacidade de produção é de 1,2 mil pacotes por minuto.

Koki Ando, filho do inventor do miojo, Momofuku Ando, e atual CEO da Nissin Foods Holdings, destacou que o Nordeste é a região do país que mais tem aumentado o consumo de macarrão instantâneo. “A locomotiva do consumo do Brasil é o Nordeste.” Hoje, os brasileiros consomem 2,2 bilhões de pacotes por ano, ficando em 10º lugar no ranking mundial (liderado pela Coreia do Sul.
O aumento do apetite dos brasileiros fez com que a primeira fábrica da Nissin-Ajinomoto no país, construída em 1981, em Ibiúna (SP), ficasse próxima do limite. Mitsuaki Morihiro lembrou que a ideia de montar a fábrica no Nordeste surgiu ainda em 2005. A escolha por Pernambuco aconteceu por razões logísticas (leia-se Complexo de Suape).

“Os japoneses demoram bem mais na negociação do que na construção. É da cultura deles”, comentou o novo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Márcio Stefanni. Com a produção em Glória do Goitá, todo o processo de distribuição será feito em até dois dias. “Tendo de trazer de São Paulo, a distribuição leva até 15 dias”, explicou Morihiro. 
Mas a fábrica pernambucana não vai produzir toda a linha da Nissin-Ajinomoto. Inicialmente serão fabricados as linhas Turma da Mônica (sabores galinha, carne e tomate) e Nosso Sabor. Esta última é voltada exclusivamente para os consumidores do Nordeste e vem nos sabores galinha caipira (poderia ser de capoeira), carne, costela e o recém-lançado queijo de coalho.

Fonte: Diario de Pernambuco


Nenhum comentário:

Postar um comentário