sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Capital Intelectual para a Inteligência Competitiva das MPE




Arquivo Sebrae

Daniela Rodrigues
Você sabe o que é Inteligência Competitiva?
Para a  Associação Brasileira dos Analista de Inteligência Competitiva – ABRAIC, a Inteligência Competitiva – IC “constitui-se na atividade de inteligência voltada para o mundo dos negócios, ou seja, para o ambiente competitivo. Busca a manutenção ou desenvolvimento a vantagem competitiva em relação aos concorrentes”.
Na era onde a comunicação ultrapassa as barreiras globais ser competitivo em seu negócio pode fazer a diferença entre estagnar e crescer no mercado. Para micro e pequenas empresas, ter IC é saber identificar as rápidas tendências do mercado, as ações dos concorrentes. É ai que se percebe a importância do Capital Intelectual. Para as MPE, a folha de pagamento consome boa parte do faturamento da empresa.
  • Mas você já analisou se seu colaborador é capacitado?
  • Se tem visão do “todo” da empresa e do mercado?
  • Ou empregabilidade?
Ter como colaborador um funcionário que, além do seu compromisso com a missão e visão da empresa, tenha a presteza em buscar sempre o “novo”, a inovação para seu negócio é sem dúvida um diferencial.
Ao auxiliar a empresa a desenvolver ou manter a competitividade frente aos concorrentes,  o Empresário pode observar quais são as características essenciais que os  colaboradores devem ter para fazer parte do seu quadro de pessoal.
Sem colaboradores com uma boa visão sistêmica e estratégia de ação, manter-se competitivo passar a ser cada vez mais difícil. São os colaboradores os responsáveis por buscar a informação de maneira inteligente e munir o Empreendedor de informações para facilitarão a tomada de decisão. Pense nisso.

 *Daniela Rodrigues é Administradora de Empresas, analista da Unidade de NegóciosSebrae Sertão do Araripe.
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Fonte: Blog do Empreendedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário