quinta-feira, 25 de agosto de 2011

OITO PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS QUE UM BOM EMPREENDEDOR PRECISA TER E DESENVOLVER


Estudo publicado pelo jornal US Today “Global Entrepreneurship Monitor” revela que o Brasil é o país mais empreendedor do mundo, mas por outro lado os índices de mortalidade das PME- Pequenas e Médias Empresa no país são grandes, de acordo com o Sebrae, 56% das pequenas e médias empresas quebram até o terceiro ano de existência. Na maioria das vezes isso ocorre porque os empresários não estão aptos a gerenciar a empresa pois não possuem conhecimento específico para isso, além de não terem capital suficiente para manterem a empresa a todo vapor.


Sabendo desses fatores um bom empreendedor precisa conhecer seu campo de atuação, concorrentes e também levar consigo aquela dose de realismo, para fugir das estatísticas e sobressair no mercado veja as qualidades que um empreendedor deve possuir:

Iniciativa e pró-atividade
Em qualquer empresa ter iniciativa e pró-atividade destacará você dos demais funcionários, mostra que você é engajado e quer crescer. O empreendedor, por sua vez, não se preocupará apenas com os demais funcionários, mas com todos os concorrentes que existem no setor de atuação, portanto agir é imprescindível para fazer os resultados aparecerem;

Autoconfiança
O profissional que deseja ter seu empreendimento precisa confiar em si mesmo para tomar decisões, arriscar e buscar novas formas de solucionar um problema que envolve vários setores.

Análise e Planejamento
O pequeno e médio empresário analisa os concorrentes, a economia, os setores externos que há ligação com a sua empresa, para analisar os riscos e a estratégia mais eficaz. Dessa forma é possível antecipar ações e não apenas apagar incêndios.

Conexões e Criatividade
O empreendedor deve estar atento às inovações e mudanças do mundo, e saber aplicar essas inovações ao cotidiano da empresa e ao seu campo de atuação pode levar a um retorno imediato.

Controle
O empreendedor não pode esquecer que ele está no comando, e que é possível e aceitável delegar as funções, mas não é adequado entregar todo o processo nas mãos da equipe, por mais competente e confiável que ela seja. Portanto esteja na frente, crie métodos que possibilite a visibilidade de todos os projetos em andamento, como bom e velho relatório.

Liderança
Ser líder não é a tarefa mais fácil de todas, porém é importantíssimo que o empreendedor saiba liderar com eficácia, planejar, dividir as funções, reunir e organizar as ações, entre outras atividades que o líder precisa ter para que a equipe esteja, sobretudo, motivada e segura por trabalhar com você.

Persistência e Otimismo
Em várias fases a empresa poderá passar por dificuldades, falta de clientes, crise externa e interna, mas o que fará com que o barco não afunde é o otimismo e a persistência atrelada com o jogo de cintura para driblar os problemas . Nesta hora é preciso ter em mente o seu pontencial e suas habilidades e a partir daí iniciar o plano de ação e conquistar seus objetivos.

Aprendizagem Contínua
O bom profissional, sendo ele empreendedor ou não, busca se capacitar, portanto se não possuir algumas das características citadas, aprenda e se especialize para então desenvolvê-las e aprimorá-las com o conhecimento adquirido.


Texto de: Ricardo Barbosa, consultor e atual diretor executivo da Innovia Training & Consulting. Engenheiro de Produção formado pela Universidade Paulista – UNIP, pós-graduado em Gestão de Projetos pela Fundação Vanzolini da Universidade de São Paulo – USP, especialista em Project Management pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/SP e possui o certificado pelo PMI (Project Management Institute) como PMP (Project Management Professional), Consultor em Gestão de Projetos há 15 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário