quarta-feira, 31 de agosto de 2011

1ª EDIÇÃO DO FÓRUM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO NA ROTA DO DESENVOLVIMENTO


O auditório das Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão – FAINTVISA, na tarde desta terça-feira, dia 30, foi palco da 1ª Edição do Fórum Vitória na Rota do Desenvolvimento, um evento em parceria com a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária da Vitória de Santo Antão – ACIAV, como parte dos festejos comemorativos pelo aniversário das duas instituições: 40 anos da FAINTVISA e 85 anos da ACIAV.

Após a formação da mesa, com a apresentação das autoridades e palestrantes presentes, os anfitriões Prof. Ubirajara Júnior e o empresário Jailton Albuquerque deram as boas vindas aos presentes.
O primeiro palestrante da tarde foi o Jornalista e Historiador Marcus Prado, que, com o tema “Vitória de Grandes Conquistas”, enumerou grandes nomes da nossa terra, como um berço cultural, que se destacaram na literatura e nas artes.
A seguir, o presidente da ACIAV, Jailton Albuquerque, abordando o comércio de Vitória de Santo Antão como tema, fez um breve histórico da ACIAV, reforçando o seu compromisso de, enquanto entidade representativa, fomentar o comércio. Também fez uma breve análise da atual situação física da área comercial na cidade, que, somente com ações eficazes do governo municipal, pode melhorar a sua estrutura. O grande empreendimento Vitória Park Shopping também foi citado como uma oportunidade aos empresários locais de se expandirem, e também como um atrativo para novos consumidores das cidades próximas.

Após, de posse da palavra, o Diretor da FaintVisa, Prof.Ubirajara Júnior, recorreu à filosofia de Platão até chegar aos dias de hoje, expondo a importância da educação na vida do ser humano. Apesar das dificuldades do processo de educar, da desvalorização do professor enquanto profissional, e das mudanças constantemente impostas pelo governo, a FaintVisa vem cumprindo o seu papel há 40 anos na formação de professores para educar os “filhos da Vitória”, segundo expressou. Finalizando seu empolgado pronunciamento, fez uma crítica à aplicação de índices de avaliação do ensino determinados pelo Governo, que não refletem a real capacidade intelectual dos alunos.
Em seguida, foi a vez do Secretário de Indústria no município, o empresário Alexandre Ferrer, falar sobre “A Revolução Industrial na Vitória de Santo Antão”. Começando pela Pitú, que está em nossa cidade há 70 anos, e a CIV(que recentemente foi adquirida pela Owens-Illinois) que está em terras vitorienses há mais de 25 anos, assim como o Grupo JB que também é uma das grandes indústrias que tem seu nome atrelado à história da cidade.
Um breve relato foi feito da atuação e esforços dessa secretaria para atrair nos últimos anos um grande quantitativo de instústrias que vem se instalando na cidade. Contribuíram para isso a localização de Vitória; a infra-estrutura (gás natural, rede de fibra óptica, água potável, energia elétrica, rede bancária, comércio diversificado, campus universitário, hospitais); além de incentivos fiscais do estado e do município.

Apesar das boas perspectivas, Alexandre Ferrer deixou claros os desafios pelos quais ainda teremos que superar: a capacitação de mão de obra local e a ampliação do Distrito Industrial.
Neste momento, o empresário Djalma Cintra, presidente da FACEP – Federação das Associações Comerciais do Estado de Pernambuco, ratificou a preocupação do Sr. Alexandre Ferrer em relação à formação de mão de obra e acrescentou que este é o momento para se firmar uma maior parceria com a Associação Comercial que, via SEBRAE, oferece capacitação para os pequenos empresários. E, demonstrando sua preocupação em relação ao futuro, deixou como sugestão um tema a ser abordado num outro momento, que seria o planejamento urbano da cidade, em particular, na área habitacional, para que haja um crescimento de forma ordenada.
Após, a Vila de Natuba foi alvo de análise do Diretor Técnico Operacional do CEASA, Paulo de Tarso, que fez a avaliação da produção agrícola do Estado, defendendo que hoje o setor tem partido para o formato de agronegócio e que Natuba necessita se preparar adequadamente para este foco comercial. “É preciso reorganizar o setor primário, produzir com qualidade.” Enfatizou.
Em continuidade ao evento, algumas autoridades presentes fizeram pequenas observações, como o Sr. Alex Costa, Presidente do SINDIFRUT e integrante do conselho diretor do SEBRAE, o Secretário de Desenvolvimento Econômico no Município, Sr.Hildebrando Lima e o Presidente da Câmara dos Vereadores de Vitória, José Aglailson.
Como último palestrante, representando o Governo do Estado, o Sr. Alberto Galvão, Vice-presidente da AD DIPER, procurou informar sobre os atuais investimentos econômicos que estão impulsionando a cadeia produtiva do Estado e afirmou que hoje o Porto de Suape está sendo a locomotiva de investimentos de Pernambuco, destacando a região de Goiana.
O Secretário de Estado, Maurício Rands que era aguardado, não pode comparecer em virtude de uma convocação do Governador Eduardo Campos de todo o secretariado para autorizar ordens de serviço no Agreste, em função da visita da presidente Dilma ao Estado, nesta terça feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário