sábado, 13 de agosto de 2011

A INTERNET FACILITA A NOSSA VIDA, MAS É PRECISO TER CUIDADOS



O rol de serviços públicos disponíveis na internet não para de crescer. Em muitos estados, a rede já pode substituir visitas a delegacias, cartórios e órgãos governamentais, inclusive para a emissão de documentos.
A Receita Federal(www.receita.fazenda.gov.br), a Polícia Civil(em alguns estados), Cartórios (www.cartorio24horas.com.br), a Polícia Federal (www.dpf.gov.br), o DETRAN (www.detran.(sigla do estado).gov.br, são alguns dos sites que oferecem serviços de consultas e emissões de documentos.

Comprar pela internet também está cada vez mais viável, não só pelas facilidades como também pelos preços atrativos.
O crescente uso das redes sociais e do e-comércio é constantemente apontado por pesquisas e divulgado pela imprensa.
Sem falar, é claro, do acesso a todo tipo de notícia e informação, praticamente em tempo real.
Hoje em dia, é possível fazer "quase" tudo diante de um computador conectado.

Só que alguns internautas cometem erros primários e podem ter suas senhas roubadas.
Confira abaixo algumas dicas:
. evitar uma mesma senha para vários sites;
. evitar senhas óbvias ou relacionadas à vida pessoal, como data de aniversário ou telefone;
. criar senhas que misturem letras e números (criminosos tentam acessar utilizando palavras do dicionário);
. após a nevegação por um site, clicar em "terminar seção" ou "sair" ou "finalizar", e só depois fechar a janela.

Tenha cuidado. Veja alguns golpes mais usados:
. A vítima recebe uma mensagem eletrônica que acredita ter sido enviada por um banco, uma loja conhecida ou um órgão do governo. São comuns cabeçalhos como "atualização de cadastro", "depósito efetuado", "comunicado do Serasa, "resumo de sua compra", "reserva da sua passagem" e outros do gênero. É fria: lojas e companhias aéreas mandam e-mail de confirmação imediatamente após o ato da compra, e não horas ou dias depois. Bancos e órgãos governamentais nunca comunicam pendências ou pedem atualizações de segurança pela web. Na mensagem - o e-mail é a mais comum - um link direciona o usuário para um site que parece ser legítimo, mas é clonado, o qual solicita informações confidenciais como dados do cartão de crédito e senhas.

Como evitar:
. Apesar de todas as formas de seguranças oferecidas, como anti-virus, por exemplo, o ideal mesmo é que o cliente nunca acesse os sites clicando em links recebidos por e-mail. O melhor, aliás, é nem abri-los e simplesmente excluí-los.

Os hackers são especialistas neste tipo de invasões e ataques pela internet; bloqueiam os acessos e roubam informações. Ninguém está livre de suas ações. É preciso estar sempre alerta!

Fonte: com informações da revista Veja

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