quarta-feira, 2 de maio de 2012

Receita volta a disponibilizar o programa do IR para quem não enviou declaração



Os contribuintes que ainda não prestaram contas com o Leão têm nova oportunidade a partir de hoje. A Receita Federal voltou a disponibilizar em seu site o programa gerador da declaração, que foi retirado do ar às 23h59m59s de segunda-feira (30), instante em que o prazo normal para a entrega do documento foi encerrado.
O órgão recebeu 25.244.122 declarações, um pouco menos que as 25,4 milhões esperadas. Mas o número superou o do ano passado, quando 24,3 milhões de contribuintes enviaram seus dados.

Quem ainda não baixou o programa deve acessar o site www.receita.fazenda.gov.br. A multa pelo atraso é de R$ 165,74 ou 20% do imposto devido, prevalecendo o maior valor. Ao contrário do ano passado, quem já tiver feito o download não precisará instalar o aplicativo novamente no computador. O programa já está atualizado para o cálculo da multa para quem entregar com atraso.

A declaração também poderá ser entregue em mídia removível (pen drive, disquete ou disco rígido externo) nas unidades de atendimento da Receita Federal. Mas, diferentemente do que ocorreu até o prazo normal, não serão aceitos disquetes.

Por meio do extrato disponível no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da Receita (e-CAC), no endereço https://cav.receita.fazenda.gov.br, é possível verificar erros ou irregularidades na prestação de contas. O próprio sistema apontará as divergências, que deverão ser corrigidas por meio de uma declaração retificadora. Até o próximo dia 10, a Receita pretende concluir o processamento das declarações.
Fonte: Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário