sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Todo o cuidado com os hackers


Mesmo quem não é lá muito fã da internet ficou sabendo pela TV ou pelos jornais dos ataques do grupo Anonymous aos sites dos bancos Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e HSBC nesta semana. Os hackers (ou ativistas, dependendo do ponto de vista) derrubaram as páginas das instituições. Os usuários não conseguiram acessá-las. Um transtorno para quem precisava fazer alguma operação pelo computador. Pelo menos na teoria não houve maiores problemas para os clientes. Mas e quando eles existem? A situação pode ficar feia. O golpe que circula pela internet é phishing. Vem de fishing (pescando) e está crescendo cada vez mais no país.

O phishing acontece com o envio de e-mails falsos. Eles seriam as “iscas” usadas para “pescar” as senhas e os dados financeiros dos usuários. De acordo com o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), o número de notificações de páginas falsas de bancos aumentou 62% em 2011 na comparação com 2010. Mas o phishing não está restrito aos bancos. Ele funciona assim: a pessoa recebe uma mensagem que normalmente se passa por um comunicado de uma instituição conhecida (banco, empresa, site popular) pedindo para ela fazer alguma coisa.

No caso dos bancos, os fraudadores costumam convocar para um recadastramento. Um dos comunicados falsos mais recentes é do Itaú Unibanco. O título do e-mail é “Fique atento e evite o bloqueio do seu dispositivo iToken. Assinado por Roberto Egydio Setubal – que é realmente o presidente do banco – o texto solicita que seja feita uma “sincronização” do iToken, o dispositivo de segurança da instituição para quem usa o internet banking. “Pedimos que seja feita a sincronização com urgência”, diz o texto. No final, é colocado um link para a tal sincronização. É aí quem muita gente dança.

Ao clicar no link, um programa malicioso (malware) é instalado no computador e são furtados dados pessoais e financeiros. Para alertar os usuários de internet, o CERT.br divulga uma cartilha (enorme) sobre fraudes e o que pode ser feito para tentar evitá-las.


Fonte: Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário