quinta-feira, 28 de julho de 2011

VOCÊ SABE QUANTO É O SEU PRÓ-LABORE?


Pró-labore é a remuneração das pessoas que administram a empresa e no caso da micro e pequena empresa, na grande maioria, é a remuneração do próprio dono. Não confunda com lucro ou “apurado” da empresa o que você estimula para fazer suas retiradas….

Pró-labore é um valor fixo ou em alguns casos, poderá ser um valor variável quando o dono da empresa define que sua remuneração é um percentual do faturamento.

Geralmente, o valor é definido pelo mercado e pela capacidade financeira da empresa. A clareza de quanto é o valor do pró-labore é muito importante para o dia-a-dia da gestão financeira de uma empresa, tendo em vista de que se deve respeitar a capacidade de geração de recursos da empresa e não retirando mais do que a empresa poderá gerar. Quando isso acontece, você estará descapitalizando a empresa, aos poucos sentindo falta de capital de giro da empresa e a incapacidade de gerar negócios e seu respectivo lucro.

E muitos empresários, quando se pergunta, quanto é o seu pró-labore? não sabem ou dizem que só trabalham e não vêem “a cor do dinheiro”. Nessas situações, costumo perguntá-los se eles possuem outra fonte de renda e ou quem paga seu cartão de crédito no final do mês, sua alimentação, a manutenção de sua casa e outras despesas pessoais. Esses mesmos empresários, respondem que misturam essas contas com os outros pagamentos da empresa.

Enfim, se você não sabe quanto é de fato seu pró-labore, comece de imediato a somar todas as despesas pessoais que a empresa tem pago! Depois, de acordo com sua realidade, faça um compromisso com você mesmo e comece a registrar todas as suas retiradas para fins pessoais com objetivo de saber seu pró-labore real e se essas retiradas estão afetando a saúde financeira da sua empresa.

Já vi casos de empresários estarem sem condições de honrar os compromissos financeiros da empresa e que o empreendimento não está dando o retorno necessários, mas verifica-se que a empresa está pagando o leasing do carro particular ou construindo sua casa de praia…

Não quero dizer que sou contra o conforto e a concretização dos seus sonhos pessoais, mas tudo é possível quando se planeja financeiramente e se trabalha com metas para o crescimento do faturamento da empresa, havendo sustentabilidade e realização de seus sonhos de consumo.

Texto de: Conceição Moraes
do blog casos e causos

Nenhum comentário:

Postar um comentário