terça-feira, 19 de julho de 2011

CHEQUE SERÁ COMPENSADO EM ATÉ 2 DIAS


A Febraban – Federação Brasileira de Bancos – informou que a partir do dia 20 de julho os brasileiros terão seus cheques compensados em até dois dias. Isto só será possível, graças à compensação digital que passa a substituir o método atual, feito manualmente. Agora, os bancos terão 2 meses para se adaptarem a este novo processo.

A grande demora na compensação do cheque atualmente, é porque o cheque recebido pelo banco é enviado para o Banco do Brasil, para sua "Câmara de Compensação", que encaminha este cheque ao banco de sua origem, para aí sim, o banco averiguar o saldo em conta, bem como a assinatura do cliente, data, preenchimento correto do valor e outros detalhes antes de dizer que o cheque pode sim, ser compensado.

A compensação digital de cheques oferece a verificação por meio de código de barras e imagem. Tudo isto é enviado para o Banco do Brasil em pouquíssimo tempo, que retorna, também em um curto espaço de tempo, para o banco de origem. O banco recebedor do cheque irá o manter guardado, não sendo mais preciso enviá-lo. Tendo assim um considerável ganho de tempo no processo.

De acordo com a Febraban, os cheques que forem emitidos com valor máximo de R$299,99 serão compensados em até 2 dias. Aqueles cheques, com valor igual ou superior a R$300,00 terão sua compensação realizada em apenas 1 dia.

Fonte: mundohoje.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário