domingo, 31 de julho de 2011
NOVA LEI ESTIMULA O EMPREENDEDORISMO
Modalidade jurídica estabelece que apenas o patrimônio social do empreendimento deva responder pelas dívidas geradas com o negócio
A presidenta Dilma Rousseff sancionou (11/07) a lei que cria a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli), iniciativa que protege o patrimônio pessoal do empresário individual. A nova lei permite que a empresa seja constituída por uma única pessoa, sem necessidade de sócio. Ele deve ser titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado, que não pode ser menor do que 100 vezes o valor do salário mínimo vigente.
A legislação diz que o patrimônio social da empresa responde pelas dívidas do negócio, ficando de fora os bens dos sócios. A lei sancionada também possibilita que quem já possui um negócio em sociedade possa se tornar empresa individual, ao permitir a concentração das quotas de outra modalidade societária numa única pessoa. O empresário só pode ter um único empreendimento nesta categoria; e não há limite de faturamento, como é o caso do empreendedor individual.
“A mudança significa avanço no Código Civil e segurança aos empresários”, afirma o gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Bruno Quick. Sua avaliação é de que essa nova figura jurídica traz simplificação, estímulo e transparência ao processo de formação de empresas no país.
“Simplifica porque, com a nova lei, quem quiser abrir uma empresa não precisa mais procurar um sócio, o que também acaba estimulando o empreendedorismo”, explica o gerente. Segundo ele, esse estímulo é reforçado pelo fato de o empresário não ter que expor seu patrimônio aos riscos do negócio. Bruno avalia que a lei também confere transparência à abertura de empresa. “Será possível saber quem realmente é sócio da empresa, pois hoje muitos não são de fato”, conclui.
A nova lei entre em vigor a partir de 12 de janeiro de 2012.
Serviço:
Empresa Individual de Responsabilidade Limitada
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7851 / 3243-7852 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br / www.twitter.com/sebrae / www.facebook.com/sebrae
AGÊNCIAS DA RECEITA PARADAS
Com decisão de servidores, moradores de oito cidades vão ficar sem atendimento a partir desta segunda
Os moradores das cidades do Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Vitória de Santo Antão, Limoeiro, Goiana, Palmares e Timbaúba deverão ficar sem atendimento nas agências locais da Receita Federal na próxima segunda-feira. Os servidores das agências darão início a uma paralisação temporária do atendimento ao público. A decisão é uma resposta à Superintendência da Receita Federal do Brasil, 4ª Região Fiscal, que, alegando contenção de despesas, resolveu suspender a vigilância presencial em todas as agências da região, a qual tem abrangência em Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas.
“Os 75 servidores federais lotados nas oito agências vão trabalhar internamente. Não é uma greve, apenas uma medida de segurança da categoria, uma vez que às agências vão estar sem vigilância”, explicou Alberto Wanderley, diretor do Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Pernambuco (Sindsep-PE). Segundo ele, a retirada dos seguranças armados deixa as agências vulneráveis tanto por causa de contribuintes mais ‘alterados’ quanto por causa da facilidade de assaltos nos locais.
Cada agência paralisada deve deixar de realizar de 50 a 150 atendimentos por dia. Entre os principais serviços procurados e que serão interrompidos até a volta da vigilância presencial estão a abertura de empresas e retirada de certidão negativa. Por enquanto, apenas os servidores ligados às delegacias do Recife decidiram suspender o atendimento. Nas outras agências, os servidores estão analisando o caso para tirar encaminhamentos.
A Receita Federal informou, por meio da assessoria de imprensa, que a retirada dos seguranças não foi arbitrária e todos os funcionários das agências receberam comunicação prévia das mudanças. Para os contribuintes, a indicação dada pelo órgão é a de que quem não conseguir atendimento nas agências, procure as centrais que ficam avenida Conselheiro Aguiar, número 740, em Boa Viagem, ou na avenida Alfredo Lisboa, número 1152, no Recife Antigo. Os servidores não indicaram um prazo para a retomada total das atividades, mas deverão se reunir com a superintendência da Receita às 14h30 da segunda-feira.
Fonte: Diário de Pernambuco
sábado, 30 de julho de 2011
19 ANOS DO SUPERMERCADO VITÓRIA
Ao lado do fórum, o Supermercado Vitória completa 19 anos. Mantendo o padrão em variedades de podrutos, higiene e bom atendimento, o Supermercado foi o pioneiro na cidade na entrega a domicílio e no recebimento de cartões de crédito e tíckets alimentação.
O bolo está sendo oferecido hoje aos clientes e, amanhã, será o sorteio de vários prêmios para finalizar esta campanha de aniversário que durou todo o mês de julho.
Parabéns!
O bolo está sendo oferecido hoje aos clientes e, amanhã, será o sorteio de vários prêmios para finalizar esta campanha de aniversário que durou todo o mês de julho.
Parabéns!
ABAD 2011
Entre os dias 08 e 11 de agosto de 2011, a ABAD promove, no Centro de Convenções em Olinda, a 31ª Convenção Anual do Atacadista Distribuidor e Sweet Brazil International. Na feira poderão ser encontradas muitas novidades, como a água de coco em pó, lançada pela General Brands, comercializada em sachês de 10 gramas, que rende 1 litro.
Maiores informações: www.abad2011recife.com.br
quinta-feira, 28 de julho de 2011
VOCÊ SABE QUANTO É O SEU PRÓ-LABORE?
Pró-labore é a remuneração das pessoas que administram a empresa e no caso da micro e pequena empresa, na grande maioria, é a remuneração do próprio dono. Não confunda com lucro ou “apurado” da empresa o que você estimula para fazer suas retiradas….
Pró-labore é um valor fixo ou em alguns casos, poderá ser um valor variável quando o dono da empresa define que sua remuneração é um percentual do faturamento.
Geralmente, o valor é definido pelo mercado e pela capacidade financeira da empresa. A clareza de quanto é o valor do pró-labore é muito importante para o dia-a-dia da gestão financeira de uma empresa, tendo em vista de que se deve respeitar a capacidade de geração de recursos da empresa e não retirando mais do que a empresa poderá gerar. Quando isso acontece, você estará descapitalizando a empresa, aos poucos sentindo falta de capital de giro da empresa e a incapacidade de gerar negócios e seu respectivo lucro.
E muitos empresários, quando se pergunta, quanto é o seu pró-labore? não sabem ou dizem que só trabalham e não vêem “a cor do dinheiro”. Nessas situações, costumo perguntá-los se eles possuem outra fonte de renda e ou quem paga seu cartão de crédito no final do mês, sua alimentação, a manutenção de sua casa e outras despesas pessoais. Esses mesmos empresários, respondem que misturam essas contas com os outros pagamentos da empresa.
Enfim, se você não sabe quanto é de fato seu pró-labore, comece de imediato a somar todas as despesas pessoais que a empresa tem pago! Depois, de acordo com sua realidade, faça um compromisso com você mesmo e comece a registrar todas as suas retiradas para fins pessoais com objetivo de saber seu pró-labore real e se essas retiradas estão afetando a saúde financeira da sua empresa.
Já vi casos de empresários estarem sem condições de honrar os compromissos financeiros da empresa e que o empreendimento não está dando o retorno necessários, mas verifica-se que a empresa está pagando o leasing do carro particular ou construindo sua casa de praia…
Não quero dizer que sou contra o conforto e a concretização dos seus sonhos pessoais, mas tudo é possível quando se planeja financeiramente e se trabalha com metas para o crescimento do faturamento da empresa, havendo sustentabilidade e realização de seus sonhos de consumo.
Texto de: Conceição Moraes
do blog casos e causos
SUCESSÃO EMPRESARIAL
Falar sobre sucessão pode até parecer fácil, mas na prática a história é outra.
A internet oferece inúmeros sites de “especialistas” no assunto e que, por um orçamento que cabe no bolso, fazem uma anamnese de toda a situação e, quem sabe, toda a transição. A parte burocrática e jurídica assim como a transmissão de cargos são os detalhes menos complicados do processo. São as peças - as pessoas - que farão parte dessa dança das cadeiras que tornam a circunstância um tanto mais complexa. Afinal, quem deixar no lugar daquele que edificou e ficou há anos à frente da empresa, de suas decisões, de seu crescimento e de sua transformação?
A sucessão natural é a primeira alternativa de muitos empresários, que investem e definem as regras de transição de todo o patrimônio para os herdeiros de primeiro grau. Mas, nem todos os filhos de um diretor-presidente-fundador querem seguir os passos de seu progenitor, nem têm afinidades com os negócios da família e, tampouco habilidade para a tomada de decisões, enfrentar crises econômicas, trocas de governo, oscilações climáticas e a evolução da tecnologia.
Quando esse é o diagnóstico, cabe ao executivo procurar dentro de seu grupo diretor ou no mercado um nome que possa levar adiante a corporação, sem que para isso a identidade da empresa passe por metamorfoses, pois o bojo tem de ser o mesmo - este é o grande desafio: dar continuidade a uma história pessoal/empresarial por meio das mãos de outros.
Essa opção não precisa ser adotada apenas na falta do fundador, com o seu falecimento, por exemplo. Muitas corporações brasileiras já estão trabalhando sucessores na presença de seus idealizadores, promovendo a profissionalização do negócio, reduzindo práticas “caseiras” de gestão e oferecendo novas sistemáticas de gerenciamento.
Herdeiros diretos podem ocupar espaço em Conselhos Deliberativos ou Conselhos de Acionistas - instâncias que estabelecem diretrizes estratégicas sem colocar, efetivamente, a mão na massa - e deixar as decisões e administração do negócio para especialistas da área de gestão. As deliberações passam a ser estritamente profissionais e vão além dos laços afetivos.
A consultoria Cambridge Advisors to Family Enterprise, do professor de Harvard John Davis, um dos maiores especialistas em sucessão em empresas familiares, foi contratada recentemente pelo Grupo Silvio Santos. Missão: encontrar alguém a altura do marido de Íris para substituí-lo à frente de um conglomerado que abarca 34 empresas, entre elas, o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), com 107 emissoras.
Encontrar um modelo de governança corporativa que se enquadre no império do homem do baú e na forma de condução de Silvio Santos não será fácil. Como ex-funcionária do Grupo, confesso estar ansiosa com o desenrolar da história.
Será que uma das seis filhas do diretor-presidente da segunda maior TV aberta do País ou outros membros de sua família vão exercer cargos executivos ou terão participação limitada ao conselho de direção? O desfecho dessa história ainda parece estar longe de acontecer, afinal não será simples encontrar alguém que leve adiante o legado daquele que, de camelô passou a ser o maior comunicador da TV brasileira.
Para você, que não nasceu sabendo sobre todas as regras da gestão de negócios, fica o desafio de refletir sobre quem irá levar adiante seu negócio para que ele sobreviva ao tempo gerando os mesmos resultados que você foi capaz de atingir.
ANA MARIA MAGNI COELHO
Série "Nem Todo Empreendedor Nasce Sabendo"
Publicado em O Diário Empresarial
A internet oferece inúmeros sites de “especialistas” no assunto e que, por um orçamento que cabe no bolso, fazem uma anamnese de toda a situação e, quem sabe, toda a transição. A parte burocrática e jurídica assim como a transmissão de cargos são os detalhes menos complicados do processo. São as peças - as pessoas - que farão parte dessa dança das cadeiras que tornam a circunstância um tanto mais complexa. Afinal, quem deixar no lugar daquele que edificou e ficou há anos à frente da empresa, de suas decisões, de seu crescimento e de sua transformação?
A sucessão natural é a primeira alternativa de muitos empresários, que investem e definem as regras de transição de todo o patrimônio para os herdeiros de primeiro grau. Mas, nem todos os filhos de um diretor-presidente-fundador querem seguir os passos de seu progenitor, nem têm afinidades com os negócios da família e, tampouco habilidade para a tomada de decisões, enfrentar crises econômicas, trocas de governo, oscilações climáticas e a evolução da tecnologia.
Quando esse é o diagnóstico, cabe ao executivo procurar dentro de seu grupo diretor ou no mercado um nome que possa levar adiante a corporação, sem que para isso a identidade da empresa passe por metamorfoses, pois o bojo tem de ser o mesmo - este é o grande desafio: dar continuidade a uma história pessoal/empresarial por meio das mãos de outros.
Essa opção não precisa ser adotada apenas na falta do fundador, com o seu falecimento, por exemplo. Muitas corporações brasileiras já estão trabalhando sucessores na presença de seus idealizadores, promovendo a profissionalização do negócio, reduzindo práticas “caseiras” de gestão e oferecendo novas sistemáticas de gerenciamento.
Herdeiros diretos podem ocupar espaço em Conselhos Deliberativos ou Conselhos de Acionistas - instâncias que estabelecem diretrizes estratégicas sem colocar, efetivamente, a mão na massa - e deixar as decisões e administração do negócio para especialistas da área de gestão. As deliberações passam a ser estritamente profissionais e vão além dos laços afetivos.
A consultoria Cambridge Advisors to Family Enterprise, do professor de Harvard John Davis, um dos maiores especialistas em sucessão em empresas familiares, foi contratada recentemente pelo Grupo Silvio Santos. Missão: encontrar alguém a altura do marido de Íris para substituí-lo à frente de um conglomerado que abarca 34 empresas, entre elas, o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), com 107 emissoras.
Encontrar um modelo de governança corporativa que se enquadre no império do homem do baú e na forma de condução de Silvio Santos não será fácil. Como ex-funcionária do Grupo, confesso estar ansiosa com o desenrolar da história.
Será que uma das seis filhas do diretor-presidente da segunda maior TV aberta do País ou outros membros de sua família vão exercer cargos executivos ou terão participação limitada ao conselho de direção? O desfecho dessa história ainda parece estar longe de acontecer, afinal não será simples encontrar alguém que leve adiante o legado daquele que, de camelô passou a ser o maior comunicador da TV brasileira.
Para você, que não nasceu sabendo sobre todas as regras da gestão de negócios, fica o desafio de refletir sobre quem irá levar adiante seu negócio para que ele sobreviva ao tempo gerando os mesmos resultados que você foi capaz de atingir.
ANA MARIA MAGNI COELHO
Série "Nem Todo Empreendedor Nasce Sabendo"
Publicado em O Diário Empresarial
quarta-feira, 27 de julho de 2011
BR FOODS FICA COM FÁBRICAS EM PERNAMBUCO
A decisão da BR Foods, atendendo a recomendação do Cade para que se desfaça de ativos, não deve atingir Pernambuco. Ou pelo menos as duas novas fábricas que as empresas separadamente (Sadia e Perdigão) construíram aqui. Na lista das possíveis unidades industriais a serem repassadas não estão ativos no Estado. Além de dez fábricas em sete estados, a empresa vai vender as marcas Rezende, Wilson, Escolha Saudável, Confiança, Delicata e Doriana.
Fonte: Jornal do Comércio
domingo, 24 de julho de 2011
VAMOS APROVEITAR AGOSTO
Geralmente, o mês de agosto não é um dos melhores para o comércio, apesar do Dia dos Pais. Porém, o indicado é aproveitar o momento. Além da volta às aulas, o comércio pode ser mais agressivo em sua propaganda a fim de "pescar" aposentados e pensionistas que receberão 50% do 13º salário.Vai ser uma ingestão antecipara de um bom dinheiro circulando pelo mercado.
sexta-feira, 22 de julho de 2011
ENCONTRO DAS ASSOCIAÇÕES COMERCIAIS EM GRAVATÁ
Evento discute ações e planejamento do grupo para melhorias do setor comercial.
Cerca de 20 cidades estiveram reunidas nesta quinta feira (21) através de representações comerciais no encontro da Federação das Associações Comerciais e Empresarias de Pernambuco (FACEP). O encontro acontece uma vez por mês em cidades diferentes e discute ações e planejamento do grupo para melhorias do setor comercial.
Segundo o Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Gravatá (ACIAG), este tipo de encontro destaca as potencialidades do setor. “Nós apresentamos o que a associação tem de melhor. Em Gravatá nossa diretoria também mostrar o que estamos fazendo pelo comércio”, disse José Joaquim de Lemos.
O evento contou com a presença do secretário de Indústria e Comércio, Arnaldo Souza e o prefeito em exercício, João Paulo. “É gratificante ver em nossa cidade grupos para visitas técnicas. Nos sentimos realmente honrados por isso”, destacou o Prefeito. Entre os assuntos da reunião estava o XIII Congresso da FACEP, Projeto Negócio a Negócio e o convênio com o SEBRAE.
Ao final do encontro, os participantes foram convidados a fazer uma visita à Fábrica de plásticos ICASA.
Membros da Diretoria da nossa Associação (ACIAV) registraram todo o evento.
MAIS UM GIGANTE NO VAREJO
Máquina de Vendas compra rede nordestina Eletro Shopping
A Máquina de Vendas, varejista formada por Ricardo Eletro, Insinuante e City Lar, anunciou nesta quarta-feira, dia 20, a aquisição da rede Eletro Shopping, que atua na região Nordeste do país. O valor da operação não foi informado. Com a aquisição da Eletro Shopping, que dará origem à Máquina de Vendas Nordeste, a varejista passará a contar com 900 lojas e deve aumentar o faturamento deste ano para 7,2 bilhões de reais, contra previsão anterior de 6,3 bilhões.
Fonte: G1
DINHEIRO DE PLÁSTICO EM ALTA
“Dinheiro de Plástico”
Cresce no Brasil uso de cartão de crédito no 1º trimestre.
Os cartões de crédito e débito, também conhecidos como “Dinheiro de Plástico”, estão se convertendo no principal meio de pagamento e recebimento dos brasileiros, devido aos benefícios de segurança, conveniência e praticidade que oferecem, principalmente com a popularização do TEF (Transferência Eletrônica de Fundos).
De acordo com a ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), no primeiro trimestre de 2011 o mercado brasileiro de cartões teve um crescimento de 23% em relação a 2010, o que resultou em um faturamento de R$ 145,2 bilhões, sendo R$ 83,7 bilhões dos cartões de crédito, R$ 43,3 bilhões dos cartões de débito e R$ 18,2 bilhões dos cartões de rede/loja.
Fonte: ABECS
ATENÇÃO AO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
Multa por desrespeito ao CDC quase dobra
O Ministério da Justiça confirmou nesta quarta-feira, dia 20, que o valor das multas por desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) quase dobrou. A multa mínima passou de R$ 212,82 para R$ 400, enquanto o valor máximo foi elevado de até R$ 3,19 milhões para até R$ 6 milhões. A alteração consta no despacho da consultoria Jurídica do Ministério da Justiça número 232, publicado no "Diário Oficial da União" da quarta-feira da semana passada, dia 13. No despacho, o Ministério da Justiça lembra que as multas não sofreram alteração desde a extinção da Unidade Fiscal de Referência (Ufir), em dezembro de 2000, que servia de base para o valor das mesmas.
Fonte: G1
quinta-feira, 21 de julho de 2011
CAFÉ DA MANHÃ REUNE EMPRESÁRIOS
Motivos para a nossa cidade se orgulhar e comemorar é que não faltam: 85 anos da Associação Comercial da Vitória de Santo Antão, 40 anos da FAINTVISA, o crescimento do polo universitário; juntando ao bom momento com a instalação de várias empresas como a Sadia, Isoeste e Kraft, por exemplo; só podia resultar numa grande reportagem, com direito a encarte especial, sobre a nossa cidade.
A Revista Movimentto, articulada pelo jornalista vitoriense Arijaldo Carvalho, pretende reunir tudo isso e muito mais. O lançamento será em agosto, período mais que sugestivo pela passagem das festividades de 3 de agosto, data tão importante para os vitorienses, que marca a batalha do Monte das Tabocas, resultando na expulsão dos holandeses.
Para dar o pontapé inicial deste grande projeto, foi oferecido um café da manhã na última quarta-feira, dia 20/07, no Restaurante Pizza Grill, que contou com a participação de representantes da Sadia, Ronaldo Seguros, Posto BR, Grupo Veneza, Produtos Vitória, SINDFRUT, Bom Leite, Nutricampo, Raça, Revista Movimentto, Associação Comercial, além do advogado Washington Amorim e do pessoal da imprensa local.
Na ocasião, foi feito o lançamento do selo da campanha "Como é bom viver Vitória", além de ser proposto um fórum de discussões a ser realizado na primeira quinzena de agosto, no auditório da FAINTVISA, abordando este momento único de oportunidades, festividades e valorização da nossa cidade. O fórum também contará com a presença de autoridades locais e estaduais.
Esta iniciativa é uma parceria firmada entre o jornalista Arijaldo Carvalho, da Revista Movimentto, e a ACIAV, em prol da divulgação e da valorização da nossa cidade.
"No final de agosto serão lançados a revista e um vídeo, que constituirão um verdadeiro documentário institucional mostrando tudo sobre Vitória." - complementou Arijaldo.
33ª EXPOSIÇÃO REGIONAL DE ANIMAIS EM LIMOEIRO
No período de 31 de agosto a 04 de setembro será realizada a 33ª Exposição Regional de Animais no Município de Limoeiro, no Parque Dr. Emídio Cavalcanti, localizado as margens da PE-50. Este ano o evento trás o tema: “Limoeiro Mostra Raça”, a exposição também sedia a 3ª Festa do Agronegócio, agregando municípios da região com produtos artesanais e gastronômicos, tendo o apoio do Sebrae.
De acordo com o agropecuarista José Nivaldo, presidente da Sociedade dos Criadores de Limoeiro (SCL), entidade responsável pela realização da festa, animais de diversos estados brasileiros estarão sendo apresentados na exposição, com destaque para a 13ª Ranqueada do Cavalo Mangalarga Marchador. “Também estaremos realizando exposição ranqueada de ovinos e caprinos com os melhores planteis do Nordeste, isso em parceria da Associação Pernambucana de Criadores de Caprinos e Ovinos”, completa o diretor de eventos Felipe Arruda.
As raças Nelore, Gir Leiteiro, Girolando, Guzerá e Jersey são algumas das que prometem abrilhantar a pista de bovinos. Uma mini-fazenda com cavalos pôneis, charretes e mini-vacas será por mais um ano a garantia de diversão da criançada. “Nossa proposta é inovar e manter a qualidade dos animais apresentados, como também proporcionar lazer aos visitantes”, destaca Felipe.
Além do setor pecuário, diversas empresas dos setores automotivo e agrícola também já garantiram presença em Limoeiro. A expectativa dos organizadores é de que os negócios fechados ultrapassem a marca dos R$ 10 milhões. “Outro grande momento do evento será o leilão da raça Girolando, quando mais de 30 lotes serão ofertados”, ressalta o diretor de eventos.
Para quem busca entretenimento, passeios, shows e praça de alimentação são algumas das opções durante os cinco dias de festa. Em parceria firmada entre a SCL e a prefeitura de Limoeiro, pelo terceiro ano consecutivo os portões da área de shows serão abertos ao público. Na sexta-feira (02), se apresentam as bandas Anjos do Forró e Capim Cubano. No sábado (03), será a vez de Amigos Sertanejos, A-UN e Geraldinho Lins. Já no domingo (04), a tradição de décadas será mantida com o show da Trupe Asas da América, a partir das 14h.
Cerimonial – A abertura oficial da “Expo Limoeiro” acontece no dia 31 de agosto, às 20h, com a presença do secretário estadual de Agricultura, Ranilson Ramos, do prefeito de Limoeiro, Ricardo Teobaldo, do presidente da Sociedade dos Criadores de Limoeiro, José Nivaldo, expositores, criadores e empresários. Após o momento solene, será servido um coquetel com música ao vivo. Os 33 anos da exposição contam com o apoio do Governo do Estado (Secretaria de Agricultura e Secretaria de Turismo), Prefeitura de Limoeiro, SEBRAE/PE, Associação dos Criadores de PE (ACP) e EMPETUR.
Fonte: do blog A voz da Vitória
terça-feira, 19 de julho de 2011
CHEQUE SERÁ COMPENSADO EM ATÉ 2 DIAS
A Febraban – Federação Brasileira de Bancos – informou que a partir do dia 20 de julho os brasileiros terão seus cheques compensados em até dois dias. Isto só será possível, graças à compensação digital que passa a substituir o método atual, feito manualmente. Agora, os bancos terão 2 meses para se adaptarem a este novo processo.
A grande demora na compensação do cheque atualmente, é porque o cheque recebido pelo banco é enviado para o Banco do Brasil, para sua "Câmara de Compensação", que encaminha este cheque ao banco de sua origem, para aí sim, o banco averiguar o saldo em conta, bem como a assinatura do cliente, data, preenchimento correto do valor e outros detalhes antes de dizer que o cheque pode sim, ser compensado.
A compensação digital de cheques oferece a verificação por meio de código de barras e imagem. Tudo isto é enviado para o Banco do Brasil em pouquíssimo tempo, que retorna, também em um curto espaço de tempo, para o banco de origem. O banco recebedor do cheque irá o manter guardado, não sendo mais preciso enviá-lo. Tendo assim um considerável ganho de tempo no processo.
De acordo com a Febraban, os cheques que forem emitidos com valor máximo de R$299,99 serão compensados em até 2 dias. Aqueles cheques, com valor igual ou superior a R$300,00 terão sua compensação realizada em apenas 1 dia.
Fonte: mundohoje.com.br
segunda-feira, 18 de julho de 2011
WIZARD DE VITÓRIA TEM NOVO ENDEREÇO
O Wizzard de Vitória de Santo Antão está em novo endereço: Rua Oswaldo Gouveia, 97 - Matriz (na rua que fica quase em frente à unidade dos Correios, antiga Morepe).
10 DIFERENCIAIS WIZARD
. É a maior rede de ensino de idiomas do mundo.
. Possui 1.200 escolas no Brasil, EUA, Europa, América Latina, Japão e China.
. Mais que ler e escrever, você fala desde a primeira aula, e ainda aprende técnicas de liderança.
. Na modalidade Flex, você pode avançar, acelerar, interromper o curso e voltar ao mesmo ponto em que parou, com aulas de manhã, à tarde ou à noite.
. Método de ensino inovador, com foco em resultados.
. Intercâmbio com escolas Wizard do exterior.
. A Wizard possui a certificação TOEIC como modelo pedagógico.
. Encontro Nacional de Estudantes Wizard nos maiores parques temáticos do Brasil e no Exterior.
. Curso de inglês em braille.
. Única rede de ensino de idiomas que possui um canal de TV próprio.
QUANDO VOCÊ VÊ, JÁ ESTÁ FALANDO INGLÊS.
(Matrículas abertas - tel.: 3523-1915)
domingo, 17 de julho de 2011
SENAC - CURSO DE ICMS COMEÇA AMANHÃ
O Senac Pernambuco abre amanhã um novo curso voltado aos que precisam dominar os princípios básicos e dispositivos legais relacionados ao Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS). As aulas começam nesta segunda (18) e vão até sexta-feira(22), das 19 às 22. Na programação constam o passo a passo dos procedimentos fiscais, inclusive com exercícios práticos de emissão de documentos, escrituração de livros e preenchimentos do SEF e outras obrigações previstas na legislação pernambucana. Há outra turma do curso de Legislação e Escrituração do ICMS, cujo investimento é de R$136, prevista para o período de 19 a 23 de agosto. Informações: (81) 3413-6728, 6729 ou 6730.
Fonte: Diário de Pernambuco
Fonte: Diário de Pernambuco
quinta-feira, 14 de julho de 2011
ESCOLAS DE EMPREENDEDORES
Em busca de clientes fiéis - e cada vez melhores -, grandes grupos ensinam empresários de menor porte os segredos para alavancar seus negócios
Por Jennifer Gonzales
Ninguém é uma ilha, especialmente nos negócios. Não há empresa sem clientes e, muito menos, sem fornecedores. Grandes companhias, por exemplo, podem ver as de menor porte como concorrentes, quando disputam o mesmo mercado. As pequenas podem ser, por outro lado, ótimas clientes e parceiras – e aí, quanto maiores forem, melhor. É esse pensamento que tem movido vários grupos a estender seus braços a donos de empresas emergentes e repassarem a eles importantes lições de empreendedorismo. Através de cursos, pesquisas e serviços de consultoria, empresas como Suvinil, Makro e FedEx se transformaram em verdadeiras escolas para pequenos empresários, criando com eles uma relação que vai muito além de uma simples transação comercial. "Nosso negócio cresce hoje em cima das pequenas e médias empresas", afirma Maria Fernanda Cordeiro, superintendente da rede de estabelecimentos da Ticket, fornecedora de vales- refeição. "Queremos apoiá-las para que cresçam e continuem fazendo parte do nosso sistema."
Suvinil e Premium (distribuidor)
O que a grande ensina: merchandising e logística
Há quanto tempo: 4 anos
Resultado: pequenos lojistas detêm 25% das vendas
As “escolas” corporativas de empreendedores são, em geral, recentes, mas já contabilizam resultados. Como forma de aumentar as vendas dos clientes – e incentivá-los a dar prioridade aos produtos da marca –, no ano passado, a Suvinil investiu R$ 1,5 milhão para oferecer treinamento a 70 mil balconistas de clientes em todo o País. Também em 2008, numa iniciativa inédita, a Suvinil bancou um curso de seis meses na FGV para 18 de seus 32 distribuidores.
FedEx e Kimonos Dragão
O que a grande ensina: como exportar
Há quanto tempo: 3 anos
Resultado: 80% dos clientes são MPEs
A mesma lógica levou a gigante de encomendas expressas FedEx a criar uma espécie de divisão de educação corporativa. Interessada em aumentar seus volumes de remessas internacionais, a companhia percebeu que, para quem nunca exportou, a atividade pode intimidar um bocado. Por isso, a FedEx criou, em 2005, um departamento especializado ao pequeno e médio exportador, do qual faz parte o FedEx PyMEx Membership. O programa oferece seminários na área e consultoria online aos clientes. Atualmente, a empresa possui uma carteira de 350 MPEs (micro e pequenas empresas), que somam 80% dos clientes da FedEx no Brasil. “No passado, éramos uma companhia de transporte. Hoje também somos de comércio exterior”, diz Carlos Ienne, diretor geral da FedEx para o Mercosul. Sem citar números, o executivo revela que, desde a criação do PyMEx, o número de clientes pequenos e médios vem crescendo em índice superior ao dos grandes. Graças a experiências como a de Fulvio Saba, da Kimonos Dragão, fabricante de quimonos para lutas marciais, associado do PyMex. Há cerca de quatro anos, ele vendia esporadicamente para o Japão. “Quando os pedidos aumentaram e o correio não dava mais conta, procurei a FedEx e assisti a um seminário. Vi então que o processo era mais fácil do que imaginava”, diz Saba.
Ticket e restaurantes
O que a grande ensina: manipulação de produto
Há quanto tempo: 4 meses
Resultado: fidelização dos clientes
A rede atadista Makro possui dois milhões de clientes. Destes, 95% são mercearias, cafés e outras empresas pertencentes ao universo das MPEs. Há cerca de dois anos, a empresa fez uma pesquisa e percebeu que muitos desses donos eram empreendedores por necessidade e faltava-lhes conhecimento técnico. Por outro lado, não tinham planos (ou recursos) para investir em capacitação. No início de 2007, a empresa lançou o Projeto Prosperar, programa de treinamento em parceria com o Sebrae, realizado nos 54 restaurantes das 60 lojas da rede.
Makro e clientes
O que a grande ensina: capacitação das equipes
Há quanto tempo: 1 ano
Resultado: mais de 10 mil empresas atendidas
No Recife, esta capacitação estará sendo feita entre os dias 18 e 21 de julho, com cursos gratuitos, na carreta móvel. Os interessados podem fazer a inscrição no local.Fonte: Isto É Dinheiro
LANÇAMENTOS DA MALWEE EM PENHA MODA SHOPPING
As mulheres que desejam atualizar o guarda-roupa podem contar com os lançamentos de roupas femininas Malwee.
As peças estão bem descontraídas, combinando elementos descontraídos e elegantes para moldar um estilo típico da
Moda contemporânea.
E ainda quem compra com qualidade, compra em Penha Moda Shopping e escolhe as tendências mas tranzadas de Roupas e calçados os lançamentos exclusivos que você só enontra em nossa loja. Aproveite e parcele parcele suas compras em todos os cartões de crédito ou no credpenha, confira nossas novidades no site!
Tel/Fax: 081- 3523-2069
www.penhamodashopping.com.br!
Inadimplência do consumidor sobe 22,3%, maior alta em nove anos
O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor fechou o primeiro semestre do ano com alta de 22,3%, na comparação com o mesmo período do ano anterior, representando o maior aumento em nove anos. Segundo os economistas da Serasa Experian, o crescimento da inadimplência no semestre é justificada pelos efeitos da política monetária para controle da inflação, alta dos juros, IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e encarecimento do crédito.
Ainda de acordo com os economistas, a evolução ocorreu em quase todas as modalidades de pagamento, excluindo apenas os protestos. O consumidor enfrenta uma redução no poder aquisitivo e o crescente endividamento dificulta o pagamento das dívidas assumidas anteriormente.
Eles chamam atenção para o crescimento da inadimplência com cheques, devido a vários segmentos do varejo intensificarem o uso do pré-datado, para contornar os custos com cartões de crédito e para aliviar o consumidor do maior IOF.
De acordo com os economistas, no contexto de inadimplência em alta, deve-se considerar um problema estrutural que também contribui para esse fato. A atual configuração do sistema de informações de crédito, baseada nos dados negativos, não é mais suficiente para apoiar uma boa decisão de crédito. É necessário reverter esta situação, o mais breve possível.
Com a adoção de informações abrangentes, comportamentais, como é o cadastro positivo, melhor será a avaliação do risco de crédito, como é feito no resto do mundo. Dar condições para a ampliação da eficiência do mercado é determinante para um crédito bem concedido e para a redução da inadimplência.
Fonte: Paraná on line
SUPERMIX 2011 JÁ COMEÇOU
Vai até amanhã, sexta feira, a 6ª edição da Feira das Insdústrias, Atacadistas, Distribuidores e Supermercadistas de Pernambuco. O evento está sendo realizado no pavilhçao do Shopping Difusora, em Caruaru, e é considerada a maior feira do setor varejista e atacadista do Nordeste, devendo movimentar cerca de R$200 milhões em negócios.
A feira é realizada alternadamente entre Caruaru e Recife. Segundo os organizadores do evento, a intenção com a troca de locais é de aquecer e atender tanto o mercado dos grandes centros como do interior do Estado.
Na opinião do presidente da Aspa(Associação dos Atacadistas), Douglas Cintra, este encontro fortalece a cadeia de abastecimento e permite uma maior aproximação com os clientes para discutir e avaliar os procedimentos de entrega, melhorando a distribuição.
Ainda dá tempo de visitar a Supermix.
Maiores informações: http://www.greenfield-brm.com/supermix2011/
domingo, 10 de julho de 2011
VITÓRIA SHOPPING
sábado, 9 de julho de 2011
FIEPE DIVULGA CURSOS
A Fiepe - Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco, está com inscrições abertas para uma série de cursos (alguns já iniciam nesta semana) para Dirigentes e responsáveis pelas empresas e profissionais da área.
A realização dos cursos será em unidades da Fiepe e do Senai no Recife e em Caruaru.
Alguns dos temas são:
. Eliminando o Desperdício;
. Gestão para o Futuro;
. Inteligência Emocional como Estratégia Competitiva nas Empresas;
. Elaboração de Projetos;
. Como Falar em Público;
. Licenciamento Ambiental;
. Nota Fiscal Eletrônica - Sped Contábil e Sped Fiscal e Novo Programa Sef II; entre outros.
Maiores detalhes, como valores, períodos e locais, você pode ver no site da Fiepe na área de "cursos e eventos" : www.fiepe.org.br
sexta-feira, 8 de julho de 2011
MARKETING DE FIDELIDADE PARA PEQUENAS EMPRESAS
Sua empresa tem um programa de fidelidade oferecido aos seus clientes? Nos dias de hoje, em que a concorrência esta cada vez mais acirrada, um programa de fidelidade pode ajudar a reter clientes e deste modo trazer melhores resultados para a empresa.
Existem vários tipos de programas de fidelidade, podemos citar como exemplo o programa de pontos, em que os clientes acumulam pontos em suas compras e podem trocar por produtos ou serviços quando atingirem um determinado número, esse tipo de programa é muito utilizado por companhias aéreas e operadoras de cartões de crédito.
Mas é possível implantar um programa de fidelidade em pequenas empresas? A resposta é sim. Os dois exemplos a seguir mostram que boa vontade e iniciativa podem trazer bons resultados.
O exemplo da Pipoca do Valdir nos mostra que com pouco investimento e boa vontade, é possível criar um programa de fidelidade em pequenas empresas. O pipoqueiro Valdir apenas imprimiu um cartão no qual anota cada compra de seus clientes e a cada cinco pacotes de pipoca o cliente ganha o sexto grátis. Simples não é?
O próximo exemplo vem dos Estados Unidos. Muito simples, o Sr. David, que é o barbeiro, oferece um corte de cabelo grátis a cada cinco cortes e ele faz o controle anotando no verso de um cartão de visitas de sua pequena barbearia.
Fonte: www.marketingempreendedor.com.br
VENDA CASADA E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Venda casada é a pratica onde uma empresa condiciona a venda de um produto ou serviço à aquisição de outro.
Os exemplos mais conhecidos desse tipo de prática comercial ocorrem nos casos em que o comerciante condiciona, ou seja, obriga o consumidor, na compra de um equipamento de informática, a adquirir junto com ele um determinado programa de computador, ou no caso de serviço, quando o gerente ou funcionário de um banco determina que a concessão de um empréstimo deva ser acompanhada pela aquisição algum outro produto financeiro, tal como seguro.
Outra prática que foi muito questionada nos meios jurídicos e acabou sempre proibida pela justiça era a adotada por alguns provedores de acesso à internet, que obrigavam os consumidores a contratarem o provedor por eles indicados para fornecer o serviço de banda larga.
Nos exemplos citados acima o consumidor está na verdade perdendo seu direito de escolha, ou seja, ele não pode comprar somente o produto ou contratar somente o serviço desejado, antes, ele é obrigado a levar algo a mais para ter acesso àquele bem ou serviço.
Conseqüências legais:
O Código de Defesa do Consumidor proíbe a prática da venda casada (inciso I do artigo 39 da Lei n.º 8.078/90)
Não bastasse essa proibição, temos ainda a Lei Federal n.º 8.137/90, que a considera crime contra as relações de consumo, estabelecendo a pena de detenção de 2 a 5 anos e multa para quem realiza tal tipo de prática. Desta forma, fica bem claro em nossa legislação que a vontade do consumidor é soberana, ou seja, ele não pode ser obrigado a adquirir um produto ou serviço que ele não queira.
Fonte: blog Direito para Empreendedores
DIA DO PADEIRO
A ACIAV PARABENIZA ESTE PROFISSIONAL TÃO IMPORTANTE!
Hoje, dia 08 de agosto é o dia do Padeiro, responsável pela fabricação do pãozinho, sempre presente em nossas mesas.
Aproveitamos a ocaisão para divulgar que o "Padeirão", empresa fornecedora de insumos para padarias, está promovendo vários cursos, nestes meses de julho e agosto, em sua sede na Imbiribeira. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone: (81) 3073-4555 e no site www.padeirao.com
quinta-feira, 7 de julho de 2011
PONTO ELETRÔNICO
Obrigatoriedade é derrubada
Brasília - A Comissão da Câmara dos Deputados aprovou ontem, por unanimidade, projeto de decreto legislativo que derruba a portaria 1.510 do Ministério do Trabalho, que obriga as empresas a implantarem o ponto eletrônico para controlar a frequência dos seus empregados. A proposta será enviada à Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) e depois ao plenário da Casa. A portaria, que já foi adiada duas vezes, entre em vigor em setembro.
Fonte: Diário de Pernambuco
segunda-feira, 4 de julho de 2011
RECICLE ELETRÔNICOS
Politica de desuso!
Se você não sabe o que fazer com aquele aparelho eletroeletrônico (computador, impresssora, video-game, televisão, dvd, video cassette, lampadas eletronicas, fluorescentes, etc), não deixe que ele vá para o lixo comum. Dê o destino correto contactando com Albertino na RECICLE E VIVA ELETRÔNICOS.
Ligue 81 - 8823-1545 / 9638-5381
Faça sua triagem e agende uma visita, para o recolhimento desse material. Assim será dado o destino certo para seu equipamento quebrado, não deixando que ele polua o meio ambiente.
Veja quem já aderiu a esta atitude e obtenha outras informações acessando: http://www.recicleevivaeletronicos.blogspot.com
domingo, 3 de julho de 2011
EMBALA NORDESTE
NOTÍCIAS DA MARCA CARRETEIRO
M. DIAS BRANCO TERÁ 3 MOINHOS NO ESTADO
O grupo Cearense M. Dias Branco, dono das marcas Fortaleza/Richester, Vitarella e Pilar, anunciou que até 2018 a empresa terá 3 moinhos no estado. O investimento será de R$380 milhões. O primeiro está previsto para iniciar as atividades no início de 2013, o segundo em 2015 e o último em 2018. O primeiro funcionará na antiga fábrica da Pilar no Cais do Apolo, no Bairro do Recife.
Em três anos, o grupo investiu mais de r$1 bilhão no Estado e gerou 2.300 novos empregos.
A M.Dias Branco é a líder no ranking brasileiro de massas e biscoitos e a sétima no mundo.
Fonte: Jornal do Comércio
EMPRESAS VÃO INVESTIR R$2,3 BI EM PERNAMBUCO
Reunião do CONDIC aprovou injeção recorde de recursos privados para Pernambuco. Siderúrgica de R$1,8 bi é o destaque.
O Conselho Estadual de Política Industrial, Comercial e de Serviços (Condic) aprovou incentivos fiscais para 31 indústrias que vão investir r$2,36 bilhões em projetos de implantação ou ampliação das suas unidades, no estado.
Entre os 31 projetos aprovados, nove são do setor metal-mecânica e sete na área de agroindústria. Os demais atuam nas áreas de alimentação, mineração, plástico, artefatos de papel, entre outros.
No interior, estão 14 projetos de implantação de novas unidades e ampliação das já instaladas, incluindo uma unidade da Asa em Petrolina que vai atuar na agroindústria, uma empresa que vai produzir vidros em Petrolina, a Imbravidros, uma fábrica de produtos de higiene e beleza em Arcoverde, a José Miguel e a Kraft e a Isoeste em Vitória de Santo Antão.
Fornecedora de isolantes térmicos que formaram as paredes e teto da Kraft em Vitória de Santo Antão, a Isoeste também prevê ampliações.
Fonte: Jornal do Comércio
O Conselho Estadual de Política Industrial, Comercial e de Serviços (Condic) aprovou incentivos fiscais para 31 indústrias que vão investir r$2,36 bilhões em projetos de implantação ou ampliação das suas unidades, no estado.
Entre os 31 projetos aprovados, nove são do setor metal-mecânica e sete na área de agroindústria. Os demais atuam nas áreas de alimentação, mineração, plástico, artefatos de papel, entre outros.
No interior, estão 14 projetos de implantação de novas unidades e ampliação das já instaladas, incluindo uma unidade da Asa em Petrolina que vai atuar na agroindústria, uma empresa que vai produzir vidros em Petrolina, a Imbravidros, uma fábrica de produtos de higiene e beleza em Arcoverde, a José Miguel e a Kraft e a Isoeste em Vitória de Santo Antão.
Fornecedora de isolantes térmicos que formaram as paredes e teto da Kraft em Vitória de Santo Antão, a Isoeste também prevê ampliações.
Fonte: Jornal do Comércio
sexta-feira, 1 de julho de 2011
QUALIFICAÇÃO GRATUITA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
A Ferreira Costa volta a abrir em julho, no Recife, cursos de qualificação na área de construção civil. Os temas dos módulos vão de instalação de dispositivos elétricos a impermeabilização de ambientes, passando por revitalização de paredes, técnicas de tratamento de piscinas, entre outros. Para participar, é necessário ser um profissional ou estudando vinculado ao setor da construção. Até setembro serão ministrados oito cursos, com duração de até 10 horas/aula. O projeto, que é fruto de uma parceria com instituições como o Senac, Sebrae e Sesi, acontece das 17:30 às 19:30h, na unidade da Imbiribeira. Mais informações: (81) 3338-8333.
MUDANÇAS NOS PAGAMENTOS DE BOLETOS NAS LOTÉRICAS
As casas lotéricas da Caixa Econômica Federal deixarão de efetuar pagamentos de boletos de cobrança acima de r$700, informou ontem a instituição em nota. A mudança, que vale para faturas emitidas por outros bancos, será posta em prática a partir de 5 de julho. O limite anterior era de R$1 mil. Contas acima do novo valor devem ser quitadas na rede bancária convencional, segundo esclareceu a Caixa. Hoje, existem 11,7 mil lotéricas em todo o país.
Assinar:
Postagens (Atom)