quarta-feira, 16 de março de 2011

Mercado de franquias cresce em Pernambuco e atrai pequenos empresários


Com R$ 2 mil, já é possível assumir uma franquia de uma marca famosa; a Feira Franchising, que acontece no Centro de Convenções, vai reunir empreendedores e orientar quem está querendo investir nesse tipo de negócio
Deixar de ser funcionário para ser patrão não é nada fácil. Mas para realizar esse desejo, muita gente investe pesado e abre a própria empresa. Começar do zero é complicado, por isso, há quem prefira já seguir um padrão existente e ser dono de uma franquia.

Uma empresa especializada na fabricação e no comércio de bijouterias, por exemplo, resolveu ampliar a rede de lojas e a solução foi adotar o sistema de franquia. Nos últimos cinco anos, dez comerciantes passaram a vender todos os produtos associados à marca e isso fez aumentar em 60% o faturamento da empresa. Os planos de aumentar as franquias estão firmes pelos próximos dois anos.

“Nós estamos bastante otimistas para o crescimento da marca. Desenvolvemos um plano de expansão e pretendemos ter 100 unidades em dois anos”, conta o diretor de expansão Francisco Acioli.

O diretor afirma que não basta entusiasmo para os que querem se tornar empresários ao conquistar uma franquia. É preciso estar dentro do perfil exigido pelos donos da marca. “Ter capacidade financeira, boa comunicação e espírito empreendedor. Desenvolver uma franquia exige um conceito, um padrão, e o franqueado tem que respeitar esse padrão”, explica.

O respeito por esse padrão exigido pela marca inclui reproduzir a confecção dos móveis, a decoração da loja e o atendimento dado pelos vendedores. Jairo de Aguiar é proprietário de uma franquia de uma marca de bolsas de couro e sapatos femininos. “Se a gente percebe que tem um sapato ou bolsa que vai vender bem, a gente passa para o franqueador e ele desenvolve o produto e vende a marca dele”, diz.

Jairo investiu as economias que fez ao longo de 12 anos de trabalho como gerente de banco. Ele diz que a experiência no setor financeiro foi muito importante para saber administrar bem a loja. Em menos de dois anos, ele conseguiu recuperar o investimento de R$ 550 mil que fez para iniciar a franquia.

“A dificuldade é de conseguir tomar uma decisão tão grande como essa. Envolve família, envolve a parte financeira... Mas quando você olha o resultado à médio e longo prazo, você realmente chega à conclusão de que vale a pena”, conta.

FEIRA FRANCHISING
Quem tiver interesse em montar uma empresa franqueada pode visitar a Feira Franchising Nordeste, que começa nesta quarta-feira (16) e segue até o próximo sábado (19), a partir das 16h, no Centro de Convenções, em Olinda. O cadastro é feito na hora e custa R$ 20.

De acordo com o coordenador da feira, Feliciano Ramos, com R$ 2 mil já é possível abrir uma franquia de uma marca famosa. “Existem diversos formatos. O que está na moda são as microfranquias, que vão de R$ 1 mil a R$ 50 mil. São empresas que dão certo a nível nacional e podem possibilitar o acesso de um pequeno empresário ao sistema de franchising”, explica.

A feira oferece várias palestras e serviços e tem o objetivo de ajudar o empreendedor a descobrir seu perfil. Além de ser uma ótima oportunidade para quem já está no ramo. “A feira vai trazer empresas que querem se expandir para o Nordeste. É o momento certo para quem quer descobrir o produto certo para vender e encontrar negócios que já dão certo, com infra-estrutura e plano de marketing consolidados, para que você possa ter segurança no investimento”, afirma.

Fonte: pe360graus.com

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