quinta-feira, 10 de março de 2011

GOVERNO DEVE AUMENTAR IMPOSTOS SOBRE CERVEJAS


A carga tributária sobre as cervejas deve subir 8%, conforme planeja o Governo Federal. O IPI e PIS/Cofins das demais bebidas frias, categoria que inclui refrigerantes, isotônicos, refrescos e água mineral, também devem sofrer reajuste abaixo de 10%. O aumento visa ampliar a arrecadação para cobrir os gastos públicos, segundo informações do Ministério da Fazenda.

O último reajuste dos tributos da cerveja foi realizado em 2009. De acordo com as empresas do setor, por conta da retração econômica da época, o aumento (que ficou entre 10% e 15%) não foi repassado aos consumidores. No entanto, a indústria alega que agora não tem como absorver o impacto do reajuste sem repassar o custo ao consumidor.

Em reunião com Nelson Barbosa, secretário-executivo da Fazenda, representantes das empresas de bebidas apresentaram uma proposta de investimentos de R$ 7,7 bilhões para 2011, condicionados ao não reajuste dos impostos. Os executivos alegaram ainda que a previsão de crescimento nas vendas para este ano deverá gerar R$ 1 bilhão a mais em impostos, sem o aumento de preços.

No ano passado, o Governo Federal acabou cedendo ao argumento dos grandes fabricantes e suspendeu o reajuste de 20% previsto na época para o IPI e PIS/Cofins.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário