sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
MENSAGEM DA ACIAV
Aos amigos, companheiros, parceiros e seus familiares.
"Que as realizações alcançadas este ano, sejam apenas sementes plantadas, que serão colhidas com maior sucesso no ano vindouro."
São os votos de Feliz Ano Novo do Presidente Jailton Albuquerque e de todos os membros que compõem a Diretoria da ACIAV.
quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
CONFRATERNIZAÇÃO DA ACIAV - 2010
Na última segunda-feira, dia 27 de dezembro, a Associação Comercial realizou a sua confraternização, reunindo associados e seus familiares e demais convidados.
A Sra. Rosângela Martins, em nome da ACIAV, recepcionou e deu as boas vindas a todos, passando a palavra para o Presidente, o Sr. Jailton Albuquerque, que fez uma retrospectiva das ações desenvolvidas pela instituição durante o ano de 2010.
Em seguida, foi feita a doação oficial, de forma simbólica, de 200 quilos de alimentos arrecadados pela ACIAV, ao Lar do Idoso - Instituto Filantrópico Evangélico de Pernambuco, que fica na Bela Vista, e ao Instituto Vitória Humana, localizado no bairro de Lagoa redonda.
Em seguida, o Publicitário Arijaldo Carvalho proferiu algumas palavras sobre o tema "Atitudes Vencedoras", contando um pouco da sua trajetória e de alguns outros exemplos de sucesso, como o do Presidente Lula.
Após, os Empresários José Belarmino Dutra do Nascimento e João José de Gomes Medeiros foram homenagiados com o prêmio especial de destaque dos "Construtores do Progresso Vitoriense 2010", pelo desenvolvimento das suas empresas Grupo Veneza e Produtos Vitória, respectivamente.
Para concluir o evento, o Sr. Jailton fez a leitura dos nomes da nova diretoria da ACIAV para o biênio 2011/2012 e convidou a todos para o jantar.
Todas as fotos do evento podem ser vistas no www.pontofest.com
terça-feira, 28 de dezembro de 2010
INTERIOR NA ROTA DO DESENVOLVIMENTO
Governo Eduardo Campos colocou como prioridade crescimento do estado, com a interiorização de empreendimentos
E m 2014, muitos olhos estarão voltados para São Lourenço da Mata, um dos 12 palcos da Copa do Mundo no Brasil. Mas este não será o único município pernambucano a ganhar uma cara diferente até o fim da gestão Eduardo Campos. Desde 2007, quando assumiu o governo, ele colocou, como prioridade, o desenvolvimento do interior do estado. Objetivo que está sendo cumprido através de grandes obras estruturadoras e incentivos para investimentos privados.
Quando a Copa chegar, as fábricas e empresas instaladas no interior vão contar com uma série de facilidades proporcionadas pela ferrovia Transnordestina, pela transposição do Rio São Francisco e pelo Canal do Sertão. De acordo com o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD-Diper), Jenner Guimarães, obras desse tipo devem permitir uma redução nos custos de produção e logística e no tempo gasto para distribuição. Justamente por isso, serão fundamentais como cartão de visitas à Zona da Mata, ao Agreste e ao Sertão.
A expectativa de Guimarães éque os empreendimentos atraídos absorvam grande parte das pessoas que, hoje, trabalham nas obras estruturadoras e favoreçam os produtores locais. Ideia semelhante tem a economista Tânia Bacelar, da consultoria Ceplan. Segundo ela, os investimentos no interior são essenciais para imprimir equilíbrio à distribuição econômica no estado e, assim, atender a uma considerável parcela da população que reside fora da Região Metropolitana. ´Com esses empreendimentos, teremos o chamado 'efeito-renda', que é a geração de emprego e renda para a sociedade a partir de um investimento. Isso acaba provocando um aumento na compra de serviços e alimentos e o aquecimento da economia local.`
Enquanto as obras estruturadoras não são concluídas, o governo aposta alto nos incentivos fiscais a grandes empreendimentos privados. Para promover a interiorização do desenvolvimento, Eduardo Campos reformulou o Programa de Desenvolvimento de Pernambuco (Prodepe). Desde 2007, as empresas que investem no interior têm descontos superiores no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Os créditos presumidos passaram a ser de 75% para a Região Metropolitana do Recife, 85% para a Zona da Mata, 90% para o Agreste e 95% para o Sertão. Antes, todas as regiões estavam igualadas (75%), o que, na visão de Guimarães, terminava por prejudicar a maioria dos municípios.
Atração
Hoje, a política de interiorização está a todo vapor. Entre 2007 e 2010, a AD-Diper registrou a atração de 123 projetos de empresas para áreas fora da Região Metropolitana, num investimento total de R$ 2,66 bilhões (R$ 739 milhões só nos nove primeiros meses deste ano) e com a criação de, aproximadamente, 15.530 empregos. Entre os municípios beneficiados, merecem destaque Goiana, na Mata Norte, onde está se formando o Polo Farmacoquímico (ancorado nas fábricas da Hemobrás e da Novartis e em uma unidade da Lafepe Química); Vitória de Santo Antão, no Agreste, que saiu de uma para, pelo menos, oito indústrias (dentre as quais, estão a Kraft Foods e a Sadia ou BRFoods); e Salgueiro, entreposto da Transnordestina, que liga os portos de Suape e Pecém (Ceará), e futura sede de uma plataforma logística multimodal e de um distrito agroindustrial.
Fonte: Diário de Pernambuco
sábado, 25 de dezembro de 2010
COMÉRCIO JÁ PREPARA AS LIQUIDAÇÕES
Mal termina a época natalina e já é hora de as lojas do varejo anunciarem as promoções. Quem conseguiu resistir aos encantos das compras e tem algum dinheiro sobrando vai poder aproveitar descontos significativos. A meta das lojas é terminar o ano com pouco estoque. A Eletroshopping e o supermercado Extra já anunciaram ontem seus saldões pós-Natal. A rede Insinuante fará ação semelhante ainda este ano, mas os detalhes ainda não foram anunciados.
A Eletroshopping saiu no anúncio de seu saldão de Natal, chamado pela rede de Vassourada. Os móveis e produtos eletroeletrônicos comercializados pelas unidades da rede estarão com até 50% de desconto, a partir da próxima segunda-feira. Todos os postos de vendas estarão sinalizados com os cartazes da promoção até o dia 31.
O cliente também vai poder comprar os produtos com desconto no Feirão de Natal, que acontece no Centro de Convenções, em Olinda. Todos os itens vendidos pelas lojas da Eletroshopping estão expostos no local. A entrada é gratuita e o feirão funciona das 9h às 21h. Entre os produtos expostos estão TVs de LCD, computadores, celulares, sofás, armários, camas e aparelhos de som.
No Extra, a promoção, batizada de Papai Leléu, começa amanhã, oferecendo descontos de até 50% em eletroeletrônicos, portáteis, eletrodomésticos, informática, CDs, DVDs, utensílios domésticos e brinquedos. A expectativa do grupo é de alta de até 20% nas vendas em relação ao evento realizado no ano passado. Além dos itens em oferta, a rede vai oferecer parcelamento em até 24 vezes sem juros nos cartões Extra.
A Magazine Luíza, que comprou as Lojas Maia, não faz promoção no final do ano. Tradicionalmente, o saldão de produtos da loja é realizado em janeiro, mas a data exata da temporada de descontos ainda é um mistério. Os consumidores também podem esperar saldões online, tanto nos sites das redes que têm lojas físicas quanto daquelas que só vendem pela internet.
“É normal as lojas fazerem promoções no final de ano, sobretudo as do setor de eletros. Nesse ramo, as unidades têm grande movimento até o dia 25, depois as vendas caem bastante e as promoções servem para atrair os clientes”, explica o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Sílvio Vasconcelos.
Além do varejo de rua, muitas promoções podem ser encontradas nos shoppings depois do Natal. O presidente da Associação de Lojistas de Shopping de Pernambuco (Aloshoppe), Ricardo Galdino, diz que as remarcações começam nas lojas de eletrodomésticos e as outras unidades seguem a tendência.
“Um ramo puxa o outro. Não há tempo a perder. A dica é aproveitar o cliente que vai para o shopping comprar um determinado artigo e fazer com que ele estenda as compras”. Segundo Galdino, as lojas que têm um estoque elevado fazem as promoções para terminar o ano com o menor número de produtos possível.
Fonte: Jornal do Comércio
SUSTENTABILIDADE
SUSTENTABILIDADE é o retrato de quanto a questão ambiental evoluiu desde que a rubrica Ecologia foi criada, nos anos 80. Não se fala mais em ambiente de forma isolada. O termo hoje que melhor traduz a preocupação que se tornou majoritária na sociedade é sustentabilidade. Significa encontrar uma fórmula que garanta a prosperidade e a qualidade de vida da humanidade ao mesmo tempo que preserve os recursos naturais do planeta.
PEQUENAS AÇÕES QUE QUALQUER UM PODE FAZER PARA COLABORAR
SUBSTITUIR SACOLAD E PLÁSTICO PELAS DE PAPEL, OU TECIDO
A sacola de plástico é a atual vilã do ambientalismo. Sua substituição é a primeira atitude sustentável que pessoas e empresas estão dispostas a adotar. O plástico das sacolad demora quatro séculos para se decompor na natureza, usa petróleo como matéria prima e, se jogado em rios e mares, provoca a morte de animais que engolem estes resíduos.
FAZER XIXI NO BANHO
A campanha lançada pela SOS Mata Atlânctica baseia-se numa conta simpes: cada descarga utiliza 12 litros de água tratada. Como um aduto saudável urina, em média, quatro vezes ao dia, são 17.520 litros de água por ano. O objetivo do xixi no banho é aproveitar a água que já está sendo usada e poupar uma descarga por dia. Evidentemente, há modos mais eficientes de economizar água. Adotar bacias sanitárias com caixa acoplada que gaste só 6 litros por descarga, por exemplo. De qualquer forma, toda iniciativa para economizar água tratada é bem vinda.
RECICLAR O LIXO
Papel, vidro e plástico são recicláveis, com vantagens óbvias para a natureza. Economizam-se matéria-prima e energia. Evita-se o acúmulo de detritos em aterros e lixões. O problema é como fazer isso. Raras cidades brasileiras têm coleta seletiva de lixo. Em São Paulo, por exemplo, esse tipo de serviço só atende a 20% das residências. Em muitos lugares, o melhor a fazer é encaminhar o material reciclável para instituições ou cooperativas de recicladores.
DEIXAR DE IMPRIMIR DOCUMENTOS
Economizar papel tem três objetivos. Primeiro, diminui a produção de lixo. Segundo, evita a derrubada de árvores. Terceiro, reduz o consumo de água. Doze árvores são derrubadas para cada tonelada de papel virgem. São necessários 540 litros de água para fazer um quilo de papel.
DESLIGAR OS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS DA TOMADA
Estima-se que, em média, 15% da conta de eletricidade de uma residência se deva ao consumo de aparelhos em stand-by. Aí está uma providência simples que resulta em economia de energia, reduzindo o uso de recursos naturais e a emissão de gases do efeito estufa, além de aliviar o pesa da conta de luz. Um uso sustentável da eletricidade pode incluir equipamentos de consumo eficiente, substituição das lâmpadas incadescentes por modelos econômicos e a administração cuidadosa do período em que o ar-condicionado permanece ligado.
DESLIGAR O CHUVEIRO ENQUANTO SE ENSABOA
A quantidade depende da vazão de cada chuveiro, mas uma boa ducha pode gastar 30 litros de água por minuto. Basta multiplicar para ver como é simples economizar água e dinheiro. Um banho diário de 10 minutos custa em média 350 reais em um ano.
PARAR DE JOGAR ÓLEO NA PIA
O óleo que é jogado na rede de esgotos ajuda a formar uma massa compacta de detritos que entope as tubulações e contribui para inundações. Quando contamina os reservatórios, o óleo torna mais caro e trabalhoso o tratamento da água para uso nos domicílios. Uma boa prática é recolher o óleo usado e encaminhá-lo a instituições ou empresas que cuidem de sua reciclagem. Este material pode viara biocombustível ou sabão.
Fonte: Edição Especial da Revista Veja sobre Sustentabilidade
OBSERVAÇÕES DA ACIAV
A nossa Associação está com a campanha nas ruas, desde agosto, junto a vários estabelecimentos e aos consumidores, para conscientizar sobre o uso e o descarte de sacolas plásticas. Sacolas retornáveis de algodão crú podem ser adquiridas em várias lojas, e o cliente final ganha cupons que dá direito a concorrer a 12 notebooks que serão distribuidos no próximo mês. É o Concurso Cultural - As Marcas da Vitória - Premiando as boas ações.
A ACIAV também, desde o início do ano, firmou um convênio com a Indústria Asa para o recolhimento e reciclágem de óleo de cozinha para a fabricação de sabão. A ACIAV instalou 4 postos na cidade onde todos podem entregar o óleo de cozinha usado, evitando jogar nas pias:
. Sede da ACIAV
. Palácio dos Alimentos
. Souza Supermercados
. Supermercado Vitória
VAREJO PREVÊ ALTA DE 15% NAS VENDAS
Os varejistas da Região Metropolitana do Recife devem encerrar o ano com vendas mais aquecidas do que em 2009. Parte deste otimismo foi traduzido em dados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, que ontem divulgou pesquisa apontando alta de 7% nas vendas de novembro dos estabelecimentos do Grande Recife, em relação a outubro. De janeiro a novembro, o desempenho do comércio varejista já é de 15% melhor que o mesmo período do ano passado. Entre os responsáveis pelo bom desempenho nos primeiros 11 meses de 2010 estão as lojas de informática, com incremento de 24% ao longo do ano, e as concessionárias de veículos, cuja alta no período analisado foi de 17,5%. Segundo o levantamento, a massa salarial acompanha de perto o movimento positivo, com crescimento de quase 13% até o mês passado.
Fonte: Diário de Pernambuco
MANTEGA: PREÇOS DOS ALIMENTOS DEVEM RECUAR
Um dia depois de o Banco Central sinalizar a necessidade de aumento das taxas de juros no curto prazo, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, avaliou que a inflação dos alimentos que acontece no Brasil não é estrutural na economia. Para ele, a alta nos preços dos alimentos está bem "detectada" e vai recuar com a queda das commodities. OBC divulgou o relatório de inflação no qual alerta para os riscos de alta e prevê que as perspectivas para os preços das commodities agrícolas são de elevação, dados os sinais de que poderá ocorrer contração na oferta dos produtos.
Fonte: Diário de Pernambuco
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
MENSAGEM DE NATAL
A ACIAV, na figura do seu Presidente Jailton Albuquerque e demais membros, vem desejar a todos os leitores deste blog, associados e não associados, empresários, amigos e familiares, um Natal repleto de harmonia e saúde.
Que Deus esteja sempre presente em todos os corações e que nos guie para o caminho da prosperidade e do bem.
A todos, um FELIZ NATAL !!!!
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
SENAC ABRE VAGAS PARA CURSOS GRATUITOS
Depois de capacitar 925 pessoas de oito municípios pernambucanos em áreas relacionadas ao setor de turismo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em parceria com a empresa britânica Diageo, abre novos cursos profissionalizantes gratuitos para outros 1.020 jovens de baixa renda, com idades entre 18 e 30 anos.
Há vagas nas funções de bartender, garçom, camareira, recepcionista, entre outras atividades. Como incentivo à qualificação de mão de obra para a Copa 2014, as duas empresas promovem ainda aulas de inglês instrumental e qualidade no atendimento ao turista.
Ao todo, serão 41 turmas distribuídas em 12 municípios: Paulista, Olinda, São Lourenço da Mata, Cabo de Santo Agostinho, Vitória de Santo Antão, Gravatá, Caruaru, Garanhuns, Serra Talhada, São José do Egito, Petrolina e Salgueiro. A carga horária dos cursos varia de 60 a 300 horas, incluindo estágio não remunerado em algumas funções.
Para participar, é necessário ter o ensino fundamental completo e comparecer ao Senac mais próximo de sua residência levando original e cópia da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e de escolaridade. A lista completa de cursos e mais informações podem ser conferidas no site www.pe.senac.br.
Serviço
Senac Vitória (Vitória/Gravatá) - (81) 3523-0788
Posto Avançado no Cabo de Santo Agostinho - (81) 3421-4791
Fonte: do Blog A Voz da Vitória
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
SEBRAE E MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA LANÇAM INFORMATIVO SOBRE EMPREENDEDOR INDIVIDUAL
Publicação vai dar destaque aos principais temas voltados para a figura jurídica do EI, que já conta com mais de 750 mil formalizações
Tatiana Alarcon e Dilma Tavares
Brasília - A partir desta segunda-feira (13), profissionais de todo País formalizados pelo Portal do Empreendedor vão começar a receber o Boletim do Empreendedor Individual. De periodicidade quinzenal, a publicação será desenvolvida pelo Sebrae em parceria com o Ministério da Previdência para dar visibilidade aos temas voltados para a figura jurídica do Empreendedor Individual. Inicialmente, cerca de 200 mil empreendedores receberão o informativo.
Nesta primeira edição, o boletim vai trazer um breve depoimento do ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, sobre os benefícios do EI; uma declaração do presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, sobre as oportunidades geradas pelo Programa; os resultados da Semana do Empreendedor Individual, mobilização promovida pelo Sebrae realizada em outubro e novembro para estimular a formalização nacional; o caso do vendedor considerado o primeiro Empreendedor Individual do Brasil e o papel do Sebrae no apoio e orientação aos empreendedores interessados na formalização.
Para Bruno Quick, gerente de Políticas Públicas do Sebrae, a formalização é apenas o primeiro passo para a inserção do empreendedor individual em um novo universo de possibilidades: “O boletim é um instrumento fundamental para levar informação e conhecimento ao empreendedor, como datas importantes, oportunidades de qualificação e novidades sobre licitações. Mas o importante é que esse profissional perceba que ele agora pertence a um novo ambiente de negócios. O conhecimento é a chave, e informação é conhecimento”.
Novas atividades
Em vigor desde junho de 2009, o Empreendedor Individual (EI) é uma figura jurídica que possibilita a formalização de empreendedores autônomos com receita bruta de até R$ 36 mil por ano. Entre os benefícios do EI estão o registro no CNPJ, a aposentadoria e o acesso a financiamento diferenciado. Até o momento, Sebrae e parceiros já possibilitaram a formalização de cerca de 750 mil profissionais autônomos.
Recentemente, 40 novas atividades econômicas entraram para o rol das que poderão se formalizar como Empreendedor Individual. Atualmente, mais de 400 atividades listadas na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) podem aderir ao EI. Entre as novas categorias estão mestres de obras, carroceiros que transportam cargas e mudanças, comerciantes de cestas de café da manhã e de produtos naturais, instaladores de rede de computadores e de antenas de TV, locutores de mensagens fonadas e ao vivo e reparadores de móveis e de toldos e persianas.
A inclusão de novas categorias está na Resolução nº 78, aprovada no dia 13 de novembro pelo Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) – sistema tributário simplificado que também inclui o Empreendedor Individual. O registro de empreendedores individuais é feito via internet, no Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br).
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias - (61) 3243-7851/ 3243-7852/ 8118-9821/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae - 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
Tatiana Alarcon e Dilma Tavares
Brasília - A partir desta segunda-feira (13), profissionais de todo País formalizados pelo Portal do Empreendedor vão começar a receber o Boletim do Empreendedor Individual. De periodicidade quinzenal, a publicação será desenvolvida pelo Sebrae em parceria com o Ministério da Previdência para dar visibilidade aos temas voltados para a figura jurídica do Empreendedor Individual. Inicialmente, cerca de 200 mil empreendedores receberão o informativo.
Nesta primeira edição, o boletim vai trazer um breve depoimento do ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, sobre os benefícios do EI; uma declaração do presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, sobre as oportunidades geradas pelo Programa; os resultados da Semana do Empreendedor Individual, mobilização promovida pelo Sebrae realizada em outubro e novembro para estimular a formalização nacional; o caso do vendedor considerado o primeiro Empreendedor Individual do Brasil e o papel do Sebrae no apoio e orientação aos empreendedores interessados na formalização.
Para Bruno Quick, gerente de Políticas Públicas do Sebrae, a formalização é apenas o primeiro passo para a inserção do empreendedor individual em um novo universo de possibilidades: “O boletim é um instrumento fundamental para levar informação e conhecimento ao empreendedor, como datas importantes, oportunidades de qualificação e novidades sobre licitações. Mas o importante é que esse profissional perceba que ele agora pertence a um novo ambiente de negócios. O conhecimento é a chave, e informação é conhecimento”.
Novas atividades
Em vigor desde junho de 2009, o Empreendedor Individual (EI) é uma figura jurídica que possibilita a formalização de empreendedores autônomos com receita bruta de até R$ 36 mil por ano. Entre os benefícios do EI estão o registro no CNPJ, a aposentadoria e o acesso a financiamento diferenciado. Até o momento, Sebrae e parceiros já possibilitaram a formalização de cerca de 750 mil profissionais autônomos.
Recentemente, 40 novas atividades econômicas entraram para o rol das que poderão se formalizar como Empreendedor Individual. Atualmente, mais de 400 atividades listadas na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) podem aderir ao EI. Entre as novas categorias estão mestres de obras, carroceiros que transportam cargas e mudanças, comerciantes de cestas de café da manhã e de produtos naturais, instaladores de rede de computadores e de antenas de TV, locutores de mensagens fonadas e ao vivo e reparadores de móveis e de toldos e persianas.
A inclusão de novas categorias está na Resolução nº 78, aprovada no dia 13 de novembro pelo Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) – sistema tributário simplificado que também inclui o Empreendedor Individual. O registro de empreendedores individuais é feito via internet, no Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br).
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias - (61) 3243-7851/ 3243-7852/ 8118-9821/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae - 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
sábado, 11 de dezembro de 2010
CONFRATERNIZAÇÃO DA ACIAV - 2010
C O N V I T E
A ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIAL E AGROPECUÁRIA DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, através do seu Presidente Jailton Albuquerque e demais dirigentes, tem a grata satisfação de convidar Vossa Senhoria e Família para um jantar de confraternização entre seus associados, quando será entregue premiação especial dos "CONSTRUTORES DO PROGRESSO VITORIENSE 2010", a empresários de grande destaque em nosso município e região.
Será apresentada a nova diretoria biênio 2011/2012.
Na ocasião, estarão presentes também representantes das entidades beneficiadas com as ações da ACIAV, além de autoridades locais.
Data: 27 de Dezembro de 2010
Hora: 19:30 horas
Local: Sede da ACIAV – Av. Mariana Amália, 288 -Vitória de Santo Antão - PE
Tel -81-35231174 – e-mail: aciav@hotmail.com – WWW.aciavitoria.blogspot.com
OS EMPRESÁRIOS JÁ ESTÃO SENDO CONTACTADOS PESSOALMENTE PELA ACIAV, PORÉM, AQUELES QUE NÃO RECEBERAM OS CONVITES PODEM ENTRAR EM CONTATO DIRETAMENTE COM GIL EM NOSSA SEDE PARA A CONFIRMAÇÃO DA SUA PRESENÇA.
A ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIAL E AGROPECUÁRIA DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, através do seu Presidente Jailton Albuquerque e demais dirigentes, tem a grata satisfação de convidar Vossa Senhoria e Família para um jantar de confraternização entre seus associados, quando será entregue premiação especial dos "CONSTRUTORES DO PROGRESSO VITORIENSE 2010", a empresários de grande destaque em nosso município e região.
Será apresentada a nova diretoria biênio 2011/2012.
Na ocasião, estarão presentes também representantes das entidades beneficiadas com as ações da ACIAV, além de autoridades locais.
Data: 27 de Dezembro de 2010
Hora: 19:30 horas
Local: Sede da ACIAV – Av. Mariana Amália, 288 -Vitória de Santo Antão - PE
Tel -81-35231174 – e-mail: aciav@hotmail.com – WWW.aciavitoria.blogspot.com
OS EMPRESÁRIOS JÁ ESTÃO SENDO CONTACTADOS PESSOALMENTE PELA ACIAV, PORÉM, AQUELES QUE NÃO RECEBERAM OS CONVITES PODEM ENTRAR EM CONTATO DIRETAMENTE COM GIL EM NOSSA SEDE PARA A CONFIRMAÇÃO DA SUA PRESENÇA.
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
NOVA DIRETORIA DA FACEP É APRESENTADA DURANTE CONGRESSO EM GRAVATÁ
A FACEP realizou no sábado 20 de novembro de 2010 o XII Congresso das Associações Comerciais e Empresariais de Pernambuco.
Estiveram presentes cerca de 400 empresários, presidentes, diretores e funcionários das Associações Comerciais de Pernambuco. O evento foi realizado com o apoio da ACIAG - Associação Comercial do município de Gravatá.
NOVA DIRETORIA DA FACEP PARA 2011/2012
Presidente: Djalma Farias Cintra Júnior
> Vice Presidentes
Amaury Andrerson Dias Porto
Jussara Pereira Barbosa
José Guilherme dos Santos Neto
José Sarto Lima de Carvalho
> Diretores Administrativos
Francisco Franco de Vasconcelos
Roberta Berardo
Geasy Vieira Brandão
> Diretores Financeiros
Sebastião Moreira da Silva
Luverson Lúcio Lima Ferreira
Arnaldo José Souza
> Diretores Extraordinários
Bartolomeu José Manso. Lins
Wagno Alves dos Santos
José Nilo de Queiroz Arruda
Osires Lins Caldas Neto
Conselho Fiscal -Titulares
Jailton Barbosa de Albuquerque
Aroldo Ferreira da Silva
Roberto Fábio Bezerra da Silva
> Conselho Fiscal - Suplentes
Agenor Gomes da Silva Filho
José Alves Filho
José Joaquim de Lemos
> Conselho Consultivo
Antonio Barros - Presidente
Edivaldo Guilherme dos Santos - Vice Presidente
> Representante das Associações Comerciais
João Bezerra da Silva Filho
Otávio Ferreira dos Santos
Joel Antônio dos Santos
> Consultores jurídicos
José Itamar de Lima Carvalho
Henrique César Freire de Oliveira
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
DOAÇÃO DE SANGUE EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO
FUNDAÇÃO HEMOPE
Nesta marca a gente confia
A ACIAV informa que nos dias 10 e 11/12/10 (sexta e sábado) o Hemope estará recebendo doadores de sangue, no horário entre 9 e 16 horas. O local, que a princípio seria na sede da ACIAV, foi transferido para a POLICLÍNICA DA CRIANÇA - Praça do Anjo - Livramento.
Apoio: Secretaria Municipal de Saúde e Lions Club Vitória das Tabocas
DISQUE DOAÇÃO DE SANGUE: 0800-0811535
domingo, 28 de novembro de 2010
DINHEIRO PARA MICROS
Sebrae vai oferecer R$ 787,5 milhões para investimento em inovação, além de tecnologia
Augusto Freitas // Diário de PE
Os micro e pequenos empresários interessados em expandir seus negócios através de processos de inovação terão um novo gás a partir de janeiro de 2011. O programa Sebraetec, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), vai oferecer R$ 787,5 milhões em aportes financeiros para as micro e pequenas empresas (MPEs) investirem em inovação e tecnologia. Em 2010, a instituição ofereceu R$ 28 milhões para inovação.
A ideia é que até 2013 o Sebraetec beneficie 48 mil MPEs espalhadas no Brasil. Podem participar do programa as MPEs enquadradas na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas com faturamento até R$ 2,4 milhões anuais. O Sebrae vai arcar com R$ 409 milhões e o restante dos recursos virá de órgãos como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e universidades.
Em Pernambuco, inclusive, já tem empresário de olho nas vantagens do Sebraetec. É o caso de Cristina Santos, proprietária da panificadoraPão Massa. Há oito anos ela participa de capacitações no Sebrae-PE e havia planejado abrir uma filial neste ano. Seguindo um planejamento detalhado, foi possível inaugurar a segunda loja ainda em 2009. Foram 20 novos empregados contratados e planos ousados para o futuro.
´Seguindo as orientações do Sebrae, promovi um intercâmbio entre dez dos novos contratados com funcionários da primeira loja para conhecerem o funcionamento do negócio, do contrário iria treiná-los por pelo menos dois meses. Inovar não é apenas contratar ou investir em logística e estrutura`, conta. Os resultados logo apareceram e o faturamento das duas casas cresceu 50%. ´Com o novo Sebraetec, pretendo fortalecer a marca no mercado e construir uma central de produção`, ressalta, confiante.
Sebraetec deve beneficiar 43 mil micros no país até 2013
ProgramaNa nova etapa do programa, os empresários terão cinco frentes de apoio disponíveis, entre serviços tecnológicos básicos ou avançados (Sebraetec Inovação), inovações básicas ou radicais (Sebraetec Inova) e indicação geográfica de produtos. O objetivo, segundo o Sebrae, é aumentar a competividade das MPEs através da inovação e tecnologia, além de incentivar a redução de desperdícios e a segurança dos empregados.
Fonte: Diário de Pernambuco
Augusto Freitas // Diário de PE
Os micro e pequenos empresários interessados em expandir seus negócios através de processos de inovação terão um novo gás a partir de janeiro de 2011. O programa Sebraetec, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), vai oferecer R$ 787,5 milhões em aportes financeiros para as micro e pequenas empresas (MPEs) investirem em inovação e tecnologia. Em 2010, a instituição ofereceu R$ 28 milhões para inovação.
A ideia é que até 2013 o Sebraetec beneficie 48 mil MPEs espalhadas no Brasil. Podem participar do programa as MPEs enquadradas na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas com faturamento até R$ 2,4 milhões anuais. O Sebrae vai arcar com R$ 409 milhões e o restante dos recursos virá de órgãos como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e universidades.
Em Pernambuco, inclusive, já tem empresário de olho nas vantagens do Sebraetec. É o caso de Cristina Santos, proprietária da panificadoraPão Massa. Há oito anos ela participa de capacitações no Sebrae-PE e havia planejado abrir uma filial neste ano. Seguindo um planejamento detalhado, foi possível inaugurar a segunda loja ainda em 2009. Foram 20 novos empregados contratados e planos ousados para o futuro.
´Seguindo as orientações do Sebrae, promovi um intercâmbio entre dez dos novos contratados com funcionários da primeira loja para conhecerem o funcionamento do negócio, do contrário iria treiná-los por pelo menos dois meses. Inovar não é apenas contratar ou investir em logística e estrutura`, conta. Os resultados logo apareceram e o faturamento das duas casas cresceu 50%. ´Com o novo Sebraetec, pretendo fortalecer a marca no mercado e construir uma central de produção`, ressalta, confiante.
Sebraetec deve beneficiar 43 mil micros no país até 2013
ProgramaNa nova etapa do programa, os empresários terão cinco frentes de apoio disponíveis, entre serviços tecnológicos básicos ou avançados (Sebraetec Inovação), inovações básicas ou radicais (Sebraetec Inova) e indicação geográfica de produtos. O objetivo, segundo o Sebrae, é aumentar a competividade das MPEs através da inovação e tecnologia, além de incentivar a redução de desperdícios e a segurança dos empregados.
Fonte: Diário de Pernambuco
KRAFT FOODS VAI TREINAR 1200 TRABALHADORES
A indústria vai gerar 600 empregos diretos em Vitória de Santo Antão e as contratações começam a partir de dezembro. Os outros 600 trabalhadores serão direcionados a outras demandas do município
A Kraft Foods é outro exemplo de empresa que também está treinando sua própria mão de obra. Com previsão de inaugurar a primeira fase da fábrica em Vitória de Santo Antão, em janeiro de 2011, a empresa está em pleno processo de treinamento. Para convocar a população do município, a companhia optou por contratar um carro de som que divulgou as oportunidades de emprego no empreendimento.
A maior unidade industrial da Kraft no Brasil vai gerar 600 empregos diretos. “Vamos treinar o dobro da nossa necessidade (1.200) e deixar esse pessoal capacitado para atender a outras demandas do município. Para se ter uma ideia, depois que a Kraft e a Sadia chegaram à Vitória, outras 20 empresas se instalaram na cidade”, destaca o presidente da Kraft Foods do Brasil/Nordeste, André Vercelli. O executivo participou, ontem no Recife, do CEO Fórum 2010, realizado pela Amcham e que discutiu gestão estratégica para a competitividade.
O executivo adiantou que a empresa vai iniciar as contratações para a unidade de Vitória a partir de dezembro. Até agora a empresa já treinou 800 profissionais e deverá capacitar os 400 restantes no primeiro trimestre de 2011. A capacitação é realizada pela Universidade de Alimentos (UAL) da Kraft e as aulas estão sendo ministradas na Faculdade Osman da Costa Lins (FACOL), em Vitória de Santo Antão, numa parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Vercelli conta que a divulgação com o carro de som teve resultado além do esperado pela companhia. “Em apenas uma semana recebemos 15 mil currículos, que foram entregues numa tenda que montamos na praça principal do município. Além desses recebemos mais 3 mil, totalizando 18 mil currículos”, comemora o executivo.
Em janeiro, a Kraft inicia a produção dos sucos Tang e Fresh na unidade de Vitória de Santo Antão. A fábrica vai receber investimento de R$ 197,4 milhões. Vercelli revela que só em abril entram em operação as linhas de chocolates, que vão fabricar as marcas Bis e Lacta. A unidade vai atender aos mercados do Norte e Nordeste.
Atenta ao crescimento do mercado nordestino, desde 2005 a Kraft vem desenvolvendo um plano estratégico para a região. Na época, a região representava apenas 5% das vendas da empresa. Hoje, essa participação chega a 16%. Desde que foi implantado o núcleo Nordeste, que conta hoje com 400 profissionais, o crescimento médio das vendas alcançou a casa dos 25%. Para este ano, a estimativa da companhia é de uma expansão de 30% sobre o resultado de 2009.
(Jornal do Commercio).
Fonte: do Blog A Voz da Vitoria
SENAC OFERECE CURSO DE LOGÍSTICA DE TRANSPORTE
As aulas serão realizadas em Vitória de Santo Antão, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h
Da Redação do pe360graus.com
O Senac dá início a uma nova turma do curso de “Logística de Transportes”, na próxima quarta-feira (1º). As aulas serão realizadas em Vitória de Santo Antão, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h. As inscrições já estão abertas. O administrador logístico Adair Nelo irá ministrar o curso.
Durante as aulas, será feita uma radiografia sobre o funcionamento em Pernambuco dos modais rodoviário, ferroviário, aquaviário, aéreo e dutoviário, que consiste no transporte de substâncias como petróleo, óleo combustível, gasolina e gás natural.
O curso custa R$ 210. Para se inscrever, é necessário comparecer à unidade Senac em Vitória, com original e cópia de identidade, CPF e comprovante de residência.
Outras informações: 3523.0788 e 3523.1428.
Fonte: do Blog Avoz da Vitoria
Da Redação do pe360graus.com
O Senac dá início a uma nova turma do curso de “Logística de Transportes”, na próxima quarta-feira (1º). As aulas serão realizadas em Vitória de Santo Antão, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h. As inscrições já estão abertas. O administrador logístico Adair Nelo irá ministrar o curso.
Durante as aulas, será feita uma radiografia sobre o funcionamento em Pernambuco dos modais rodoviário, ferroviário, aquaviário, aéreo e dutoviário, que consiste no transporte de substâncias como petróleo, óleo combustível, gasolina e gás natural.
O curso custa R$ 210. Para se inscrever, é necessário comparecer à unidade Senac em Vitória, com original e cópia de identidade, CPF e comprovante de residência.
Outras informações: 3523.0788 e 3523.1428.
Fonte: do Blog Avoz da Vitoria
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
FAZENDA AMPLIA PRAZO PARA QUITAÇÃO DE ICMS
(A ASSOCIAÇÃO COMERCIAL RECOMENDA QUE TODOS OS COMERCIANTES SE INFORMEM COM SEUS CONTADORES SOBRE O ASSUNTO TRATADO NESTA MATÉRIA.)
Uma boa notícia aos comerciantes pernambucanos. A Secretaria da Fazenda dilatou o prazo de pagamento Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os produtos comprados via regime da substituição tributária - quando o tributo é recolhido antecipadamente na compra dos itens. A medida foi instituída no início deste mês.
Na prática, a decisão da secretaria estende de quatro para doze parcelas o valor do ICMS relativo às perdas de estoque. De produtos que se encontram, por exemplo, com o prazo de validade próximo do vencimento. Além disso, o governo resolveu conceder um abatimento de 5% na tributação considerando-se estas perdas. A primeira parcela que venceria no próximo dia 30, inclusive, foi prorrogada para 30 de dezembro.
A decisão beneficiou derivados de colchões, bicicletas, brinquedos, cosméticos, artigos de perfumaria e higiene pessoal, materiais de construção e elétricos, autopeças, elétricos, eletrônicos e eletrodomésticos. Segundo a Secretaria da Fazenda de Pernambuco, os benefícios foram concedidos após discussões com
representantes de órgãos como Fiepe, Fecomércio-PE e Assembleia Legislativa, além de membros do conselho de contabilidade do governo do estado.
´Nenhum estado adotou essa prática de justiça fiscal semelhante à que foi feita agora em Pernambuco e ainda é cedo para termos uma noção do acréscimo na arrecadação do ICMS`, afirmou o secretário da fazenda de Pernambuco, Djalmo Leão. De acordo com ele, deverão ser mantidos os debates sobre o valor agregado dos produtos e a competitividade das empresas.
Os pequenos empresários do setor industrial que ganham até R$ 1,8 milhão por ano e são optantes do Simples Nacional também foram beneficiados com a medida, já que não haverá mais cobrança, segundo a secretaria, do ICMS nas perdas de estoque. Além disso, o prazo para o recolhimento do imposto foi dilatado para 30 dias. No caso das empresas não optantes do Simples, a arrecadação será calculada pela média ponderada das mercadorias em estoque (opcional para cada empresa).
O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), Josias Albuquerque, destacou o consenso nas solicitações do empresariado feitas ao governo do estado. ´A partir de dezembro, faremos programas de esclarecimento sobre a substituição tributária e as novas decisões em todo o estado`, disse.
A decisão da Fazenda faz parte de uma série de pleitos solicitados ao governo do estado por representantes do setor comercial.
Fonte: Diário de Pernambuco
A ASSOCIAÇÃO COMERCIAL RECOMENDA QUE TODOS OS COMERCIANTES SE INFORMEM COM SEUS CONTADORES SOBRE O ASSUNTO TRATADO NESTA MATÉRIA.
Uma boa notícia aos comerciantes pernambucanos. A Secretaria da Fazenda dilatou o prazo de pagamento Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os produtos comprados via regime da substituição tributária - quando o tributo é recolhido antecipadamente na compra dos itens. A medida foi instituída no início deste mês.
Na prática, a decisão da secretaria estende de quatro para doze parcelas o valor do ICMS relativo às perdas de estoque. De produtos que se encontram, por exemplo, com o prazo de validade próximo do vencimento. Além disso, o governo resolveu conceder um abatimento de 5% na tributação considerando-se estas perdas. A primeira parcela que venceria no próximo dia 30, inclusive, foi prorrogada para 30 de dezembro.
A decisão beneficiou derivados de colchões, bicicletas, brinquedos, cosméticos, artigos de perfumaria e higiene pessoal, materiais de construção e elétricos, autopeças, elétricos, eletrônicos e eletrodomésticos. Segundo a Secretaria da Fazenda de Pernambuco, os benefícios foram concedidos após discussões com
representantes de órgãos como Fiepe, Fecomércio-PE e Assembleia Legislativa, além de membros do conselho de contabilidade do governo do estado.
´Nenhum estado adotou essa prática de justiça fiscal semelhante à que foi feita agora em Pernambuco e ainda é cedo para termos uma noção do acréscimo na arrecadação do ICMS`, afirmou o secretário da fazenda de Pernambuco, Djalmo Leão. De acordo com ele, deverão ser mantidos os debates sobre o valor agregado dos produtos e a competitividade das empresas.
Os pequenos empresários do setor industrial que ganham até R$ 1,8 milhão por ano e são optantes do Simples Nacional também foram beneficiados com a medida, já que não haverá mais cobrança, segundo a secretaria, do ICMS nas perdas de estoque. Além disso, o prazo para o recolhimento do imposto foi dilatado para 30 dias. No caso das empresas não optantes do Simples, a arrecadação será calculada pela média ponderada das mercadorias em estoque (opcional para cada empresa).
O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), Josias Albuquerque, destacou o consenso nas solicitações do empresariado feitas ao governo do estado. ´A partir de dezembro, faremos programas de esclarecimento sobre a substituição tributária e as novas decisões em todo o estado`, disse.
A decisão da Fazenda faz parte de uma série de pleitos solicitados ao governo do estado por representantes do setor comercial.
Fonte: Diário de Pernambuco
A ASSOCIAÇÃO COMERCIAL RECOMENDA QUE TODOS OS COMERCIANTES SE INFORMEM COM SEUS CONTADORES SOBRE O ASSUNTO TRATADO NESTA MATÉRIA.
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
ACCOR PLANEJA 30 HOTÉIS PARA A REGIÃO NORDESTE, SENDO UM DELES EM VITÓRIA
Das novas unidades, 12 estão programadas para Pernambuco, em diversos municípios, construídos até 2015
De olho no crescimento do Brasil nos próximos anos, a rede Accor está lançando um sistema de franquias de hotéis da bandeira Formule 1. A meta é construir 100 novas unidades até 2015, das quais cerca de 30 na Região Nordeste. Em Pernambuco serão 12 hotéis, com planejamento inicial para os municípios de Petrolina, Caruaru, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Garanhuns, Gravatá, Salgueiro, Vitória de Santo Antão, Goiana e Santa Cruz do Capibaribe.
O sistema de franquias será feito em 20 blocos de cinco hotéis por investidor. As cidades escolhidas têm entre 100 mil e 500 mil habitantes e potencial de crescimento para receber os hotéis da rede nos próximos anos. ´O processo não é fechado. É possível identificarmos novas cidades que atendam ao perfil que procuramos`, explicou Marcelo Mendes Medeiros, gerente de desenvolvimento da Accor. Atualmente a rede tem 18 hotéis no Brasil; 11 em operação e outros oito em construção. A bandeira Formule 1 existe há dez anos no país.
Segundo o executivo, a Copa do Mundo não é o foco dos empreendimentos, pois o investimento é de longo prazo e não se encerra com o evento. ´A Accor não constrói hotéis para a Copa do Mundo. Existem exemplos negativos nas experiências da Alemanha e da África do Sul. O objetivo é buscar um equilíbrio entre a demanda e a oferta, incluindo a época do evento`, continuou.
A novidade no sistema de franquias da Accor é a parceria com o Banco do Nordeste (BNB) - que poderá dar suporte aos empreendedores. ´O investidor pode ter o terreno, mas não tem o recurso ou não sabe como fazer o projeto. O BNB vai apresentar as linhas de crédito mais adequadas para o negócio em cada região`, explica Abel Castro, diretor de Desenvolvimento e Novos Negócios da Accor.
O financiamento é até 20 anos, com carência de cinco anos, pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). Cada Formule 1 deve empregar 14 funcionários, totalizando 168 empregos diretos no estado e 1.400 no total do investimento previsto (100 hotéis até 2015 no Brasil). O Formule 1 se enquadra na categoria supereconômico, com diária média de R$ 100; para o Nordeste, a estimativa é de R$ 75.
Fonte: Diário de Pernambuco
terça-feira, 23 de novembro de 2010
HEMOPE REALIZA MAIS UMA CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE EM VITÓRIA
O Hemope realiza no próximo mês de dezembro mais uma campanha de doação de sangue em nossa cidade. As pessoas que quiserem ser doadoras poderão comparecer na sede da Associação Comercial (ACIAV), que fica no final da Avenida Mariana Amália, nos dias 10 e 11 de dezembro, entre 9 e 15 horas.
“Doando Sangue no Hemope, você transforma esperança em vida” é o mote da campanha lançada pela Fundação Hemope nesta segunda-feira (22) para divulgar a Semana Nacional do Doador de Sangue, além de comemorar os 33 anos de atividades do Hemope. A campanha vai acontecer até o próximo sábado (27) no Hemocentro Recife.
Durante toda a semana, os doadores que já efetuaram 25, 50, 75 e 100 doações de sangue serão homenageados, recebendo certificados e broches comemorativos. Para divulgar a ação, o Hemope também desenvolveu uma campanha publicitária, com cartazes, distribuição de brindes e ações de marketing.
Para ser um doador de sangue é preciso ter boa saúde, ter entre 18 e 65 anos e peso acima de 50 kg. No momento da doação é preciso estar bem alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e levar um documento de identificação com foto.
Fonte: Com informações do Jornal do Comércio
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
PERNAMBUCO A TODO VAPOR
Por Rosa Falcão
A economia de Pernambuco cresceu em ritmo chinês no primeiro trimestre do ano (julho-setembro), 50% acima da média nacional, desempenho puxado pela indústria com destaque para a construção civil. O Produto Interno Bruto (PIB) pernambucano foi o que mais se destacou entre os estados nordestinos, apresentando a taxa exuberante de 12,4% contra 8,8% do Brasil. Numa projeção otimista, o PIB estadual de R$ 70 bilhões poderá triplicar até 2030. O dinamismo econômico do estado é comprovado pela redução da taxa de desemprego que caiu de 10,6% para 8,2% na Região Metropolitana do Recife (RMR), sem contar com a criação de 81.322 empregos formais entre janeiro e setembro e o aumento de 8,9% do rendimento médio dos ocupados.
Desempenho da construção civil puxou para cima crescrimento da economia, segundo a terceira análise conjuntural da Ceplan Consultoria Foto: Juliana Leitão/DP/D.A Press - 27/9/10. É o que aponta a terceira análise conjuntural da Ceplan Consultoria sobre o desempenho da economia brasileira e regional. O boletim mostra que o Brasil se recuperou bem da crise econômica mundial (2008/2009). A indústria - setor mais afetado pela crise - fez o dever de casa e liderou o crescimento, com destaque para a Região Nordeste, em especial em Pernambuco e no Ceará. A tempestade externa provocada pela crise cambial que já afeta as exportações não deverá atrapalhar o ritmo de crescimento do país em 2011. Os economistas apostam que o Brasil e Pernambuco sofrerão pouco impacto porque têm estratégia de crescimento focada no mercado interno.
A economista Tânia Bacelar, sócia-diretora da Ceplan, destaca que o Brasil está na ´contramão` da economia mundial. ´Chama a atenção dos demais países como o Brasil prossegue com a recuperação do emprego formal e a redução das taxas de desemprego, tendência oposta a mundial`. Em sua avaliação, o país construiu um padrão de crescimento sustentável nos últimos anos, puxado pelo crescimento do mercado interno e dos segmentos que mais empregam. ´O setor privado faz a sua parte e o governo tira proveito com o crescimento da arrecadação de impostos`. Uma prova é a receita de ICMS (imposto estadual) que cresceu 18,3% no Nordeste e 19,7% em Pernambuco, puxado pelas vendas no varejo.
Na análise conjuntural, o professor Leonardo Guimarães, sócio-diretor da Ceplan, chama a atenção para o crescimento do emprego formal no país e no Nordeste, em especial Pernambuco, com aumento de 5,8% do número de vagas com carteira de janeiro a setembro. O setor de serviços e a construção civil puxaram a maior oferta de postos de trabalho na RMR. As obras no Porto de Suape e de infraestrutura nas estradas, além da construção de habitações, incrementaram o número de postos de trabalho. Na avaliação dos economistas, o desafio dos próximos anos é a falta de mão de obra qualificada.
Fonte: Diário de Pernambuco
terça-feira, 9 de novembro de 2010
CURSOS NA ACIAV
A Associação Comercial anuncia a todos os interessados a realização de mais um curso à disposição da população vitoriense:
SÃO 3 CURSOS EM 1
* AUXILIAR ADMINISTRATIVO
* PROMOTOR DE VENDAS
* ATENDENTE
NOS DIAS 10 E 11/11 (QUARTA E QUINTA-FEIRA)
HORÁRIO: 14HS ÀS 17HS OU 19HS ÀS 22HS
INSCRIÇÃO 01 KG DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL
CASO O PARTICIPANTE QUEIRA O CERTIFICADO PAGARÁ UMA TAXA DE R$ 25,00
LOCAL DA INSCRIÇÃO: ACIAV
INSCRIÇÕES ATÉ O DIA DO CURSO
SÃO 3 CURSOS EM 1
* AUXILIAR ADMINISTRATIVO
* PROMOTOR DE VENDAS
* ATENDENTE
NOS DIAS 10 E 11/11 (QUARTA E QUINTA-FEIRA)
HORÁRIO: 14HS ÀS 17HS OU 19HS ÀS 22HS
INSCRIÇÃO 01 KG DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL
CASO O PARTICIPANTE QUEIRA O CERTIFICADO PAGARÁ UMA TAXA DE R$ 25,00
LOCAL DA INSCRIÇÃO: ACIAV
INSCRIÇÕES ATÉ O DIA DO CURSO
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
VITÓRIA EM 3 DIMENSÕES
CAPA DO DVD - VITORIA DE SANTO ANTÃO - A CIDADE EM TRES DIMENSÕES - volume I - a ser lançado no proximo mês de Dezembro.O trabalho de pesquisa iconográfica, que durou mais de 10 anos, reune mais de 2.500 imagens inéditas, o maior conjunto temático até hoje realizado nessa cidade. O amplo documentário (unico no genero feito na Vitória) teve origem no Arquipélago do Cabo Verde, onde o autor esteve para fotografar (de onde saiu o fundador da Cidade, Diogo Braga), e a Vitória de Sto Antão com fotos de um século e meio (verdadeiras reliquias históricas) até os dias de hoje. Os contatos para assinatura publicitária estão sendo feitos por Eliane Paiva, pelo fone: 88110714. Os direitos autorais da edição foram cedidos à Casa dos Pobres.
O lançamento deste DVD está previsto para o dia 13 de dezembro, na Associação Comercial. Na oportunidade, faremos a entrega dos diplomas às 50 empresas/entidades/profissionais que mais contribuiram para o desenvolvimento da nossa cidade no ano de 2010, e um coquetel. O evento será destinado a todos os empresários da região, autoridades e outros convidados. Também será feita uma breve prestação de contas das ações da ACIAV em 2010 e a posse da nova Diretoria para o biênio 2011/2012.
VITÓRIA EM 3 DIMENSÕES
EDIÇÕES RUBROVëIO
Apóss vários anos de pesquisa em arquivos públicos e de tradicionais famílias desta cidade, concluímos o nosso projeto editorial VITORIA DE SANTO ANTÃO (A CIDADE EM TRÊS DIMENSÕES), único no campo da documentação fotográfica até hoje realizado na Vitória, em forma de DVD. O prefácio será da jornalista carioca radicada nesta cidade, Rosângela Martins.
Ao todo, são mais de 2.500 imagens, inéditas, produzidas ao longo de 40 anos pelo jornalista vitoriense e conselheiro do Conselho Estadual de Cultura, Marcus Prado. O foco do projeto volta-se para os aspectos urbanos, históricos e culturais da cidade nas suas esferas de maior relevo. Nosso imenso e diversificado painel iconografico inicia com cenas produzidas pelo autor no Arquipélago do Cabo Verde (ex-colonia de Portugal), de onde saiu o fundador da cidade – Diogo de Braga – até a Vitória dos dias atuais. Destacando aspectos paisagísticos do passado históricos jamais vistos, alguns com mais de 100 anos, houve a preocupação de resgatar velhos álbuns de famílias tradicionais, quase perdidos no tempo e na memória, herança sentimental e histórica dos formadores da nossa identidade cultural, política e econômica. Esta não é a única singularidade do projeto de forte apelo sentimental e de valorização de nossa terra. O objetivo da Revista eletrônica, além de ser um cartão postal da cidade, pretende contribuir, em parceria com a iniciativa privada e o poder público, para uma consciência coletiva de auto-estima e valorização do nosso patrimônio histórico e cultural e para a crença no nosso futuro. Objetiva, igualmente, mostrar, dentro e fora da cidade, que temos muito a oferecer aos que nos visitam e desejam investir economicamente no Município, aos que acreditam que a VITÓRIA DE SANTO ANTÃO está mudando para todos, em busca de novas alternativas de potencialidade econômica.
O público alvo do projeto tem amplas abrangências, com destaque para agências de turismo e de desenvolvimento econômico da Região, Bancos de investimentos, sem esquecer os meios escolares e acadêmicos da cidade, além de pessoas e instituições locais. A edição inaugural do projeto será de mil exemplares, com distribuição gratuita. Seu lançamento será no dia 30 de novembro de 2010 e não será colocado à venda no comercio tradicional.
Atenciosamente,
EDIÇÕES RUBROVËIO – NUCLEO DE APOIO CULTURAL
Marcus Prado – Diretor
Apóss vários anos de pesquisa em arquivos públicos e de tradicionais famílias desta cidade, concluímos o nosso projeto editorial VITORIA DE SANTO ANTÃO (A CIDADE EM TRÊS DIMENSÕES), único no campo da documentação fotográfica até hoje realizado na Vitória, em forma de DVD. O prefácio será da jornalista carioca radicada nesta cidade, Rosângela Martins.
Ao todo, são mais de 2.500 imagens, inéditas, produzidas ao longo de 40 anos pelo jornalista vitoriense e conselheiro do Conselho Estadual de Cultura, Marcus Prado. O foco do projeto volta-se para os aspectos urbanos, históricos e culturais da cidade nas suas esferas de maior relevo. Nosso imenso e diversificado painel iconografico inicia com cenas produzidas pelo autor no Arquipélago do Cabo Verde (ex-colonia de Portugal), de onde saiu o fundador da cidade – Diogo de Braga – até a Vitória dos dias atuais. Destacando aspectos paisagísticos do passado históricos jamais vistos, alguns com mais de 100 anos, houve a preocupação de resgatar velhos álbuns de famílias tradicionais, quase perdidos no tempo e na memória, herança sentimental e histórica dos formadores da nossa identidade cultural, política e econômica. Esta não é a única singularidade do projeto de forte apelo sentimental e de valorização de nossa terra. O objetivo da Revista eletrônica, além de ser um cartão postal da cidade, pretende contribuir, em parceria com a iniciativa privada e o poder público, para uma consciência coletiva de auto-estima e valorização do nosso patrimônio histórico e cultural e para a crença no nosso futuro. Objetiva, igualmente, mostrar, dentro e fora da cidade, que temos muito a oferecer aos que nos visitam e desejam investir economicamente no Município, aos que acreditam que a VITÓRIA DE SANTO ANTÃO está mudando para todos, em busca de novas alternativas de potencialidade econômica.
O público alvo do projeto tem amplas abrangências, com destaque para agências de turismo e de desenvolvimento econômico da Região, Bancos de investimentos, sem esquecer os meios escolares e acadêmicos da cidade, além de pessoas e instituições locais. A edição inaugural do projeto será de mil exemplares, com distribuição gratuita. Seu lançamento será no dia 30 de novembro de 2010 e não será colocado à venda no comercio tradicional.
Atenciosamente,
EDIÇÕES RUBROVËIO – NUCLEO DE APOIO CULTURAL
Marcus Prado – Diretor
domingo, 17 de outubro de 2010
II PASSEIO CICLÍSTICO DA ACIAV
Ocorreu no último domingo, dia 17 de outubro, o II Passeio Ciclístico, promovido pela ACIAV em comemoração ao dia do Comerciário.
Os ciclistas contaram com uma mesa com frutas e sucos como café da manhã. Por volta de 8:30h foram percorridas as principais ruas da cidade, saindo da Avenida, subindo o Livramento, descendo por Estrada Nova, seguindo por baixo pelo Viaduto do Cajá, até a Praça do Matadouro, onde foi feita uma parada para descanso com distribuição de água mineral e picolé. Sempre acompanhados pelos carros de apoio e pela Guarda Municipal, o passeio atraía a atenção dos moradores, por onde passava. Na chagada, na própria sede da ACIAV, mais frutas e um sorteio de dezenas de brindes premiaram os participantes do passeio.
A ACIAV agradece a todos os seus patrocinadores e à Prefeitura Municipal que contribuiram para o êxito deste evento.
Patrocinadores:
PRODUTOS VITÓRIA
BRASIL FARMA
CAMILO IMÓVEIS
ÓTICA BRASIL
NOVO SOUZA SUPERMERCADO
ARAKEN CONTABILIDADE
Nossos agradecimentos também à Equipe ANJOS DO PEDAL, que esteve presente e às empresas que doaram os brindes:
SUPERMERCADO PALÁCIO DOS ALIMENTOS
SUPERMERCADO VITÓRIA
SIMETRIA
SUPERMERCADO AVENIDA
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
APOSENTE A SACOLA PLÁSTICA
Dia do Consumidor Consciente quer reduzir uso de embalagem, cuja estimativa chega a 1,71 milhão de unidades usadas em apenas uma hora
Que tal um dia sem sacola plástica? O desafio é uma proposta do Dia do Consumidor Consciente, comemorado hoje, dia 15 de outubro. No Brasil, estima-se que 1,71 milhão de sacolas plásticas são consumidas a cada hora, segundo o Ministério do Meio Ambiente. Isso significa 41 milhões em 24 horas, 1,25 bilhão por mês e 15 bilhões por ano. O uso da ecobag pode ajudar a diminuir o impacto ambiental das sacolinhas.
Euvina da Conceição aposta no uso das ecobags: "É mais prático e até mais fácil de carregar. E ainda deixa o meio ambiente feliz" Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
A data começou a ser usada para a conscientização em relação ao uso das sacolas plásticas no ano passado, quando o Ministério do Meio Ambiente lançou a campanha Saco é um saco. A partir do apoio das grandes redes de supermercados e empresas, que lançaram seus próprios programas de incentivo às ecobags, a campanha conseguiu evitar o consumo de cerca de 1 bilhão de sacolas plásticas em um ano.
A doméstica Euvina da Conceição, 58 anos, é uma das consumidoras que abandonaram as sacolinhas plásticas nesse período. "É mais prático e até mais fácil de carregar, porque as sacolas plásticas se rasgam muito fácil.E ainda deixa o meio ambiente feliz", comenta ela. Ela gosta tanto das ecobags que não as utiliza apenas para fazer a feira. "Eu saio com elas para todo lugar. Se preciso guardar alguma coisa, vai para a ecobag", relata ela.
Como forma de incentivar a redução das sacolinhas, desde de março de 2009, os clientes do Walmart recebem um bônus de R$ 0,03 por cada sacola que deixa de ser utilizada. A rede, que é dona dos supermercados Bompreço, já concedeu no país mais de R$ 900 mil em descontos, o que representa cerca de 30 milhões de sacolas plásticas a menos no meio ambiente. Sacolas retornáveis passaram a ser vendidas nas lojas como opção ao transporte das compras. Até agora, 2,4 milhões de sacolas retornáveis foram comercializadas.
Já a rede Pão de Açúcar comercializou mais de 2,46 milhões unidades de sacolas retornáveis nas lojas do grupo, sendo que 54% desse total no ano de 2009. Em 2010, foram mais 800 mil unidades. Não é oferecido desconto a quem deixa de levar a sacola. Mas os clientes do programa de relacionamento Pão de Açúcar Mais que utilizam ecobags em ganham 5 pontos a mais do que a pontuação normal (que é de 1 ponto para cada R$ 1 gasto). Os pontos podem ser trocados por vale-compras. Até agora 8,5 milhões de pontos foram distribuídos, evitando o uso 4,8 milhões de sacolas.
O Carrefour anunciou neste ano que, até 2014, vai erradicar o uso das sacolas em suas lojas do Brasil. A retirada das sacolinhas já começou nas unidades de São Paulo e até o fim do ano chegará as lojas da Região Nordeste. Hoje a rede está lançando na web o vídeo "Onde está sua ecobag?", uma forma de convocar os consumidores a tirarem suas ecobags do armário de casa ou do porta-malas do carro para transportarem tudo o que consumirem. Ainda durante o dia, as operadoras de celular, TIM e Vivo, vão enviar mensagens sobre consumo consciente aos seus mais de 40 mil e 66 mil seguidores do Twitter, respectivamente. A livraria Saraiva vai distribuir marcadores de páginas do Dia do Consumidor Consciente nas lojas da rede, que ainda terão banners instalados com a identidade visual da campanha Saco é um saco.
Fonte: Diário de Pernambuco
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
II PASSEIO CICLÍSTICO DA ACIAV
A Associação Comercial realiza no dia 17 de outubro, domingo ,às 7 horas da manhã, o II Passeio Ciclístico da ACIAV, em homenagem ao dia do Comerciário. As inscrições podem ser feitas na sede da ACIAV na hora do evento, bastando levar um quilo de alimento não perecível. Haverá um café da manhã com frutas e sucos para os participantes, além de sorteio de brindes e camisetas alusivas ao evento para os 100 primeiros inscritos.
A participação é aberta a todo o público em geral.
Venha passar um domingo diferente com a sua família.
A Associação Comercial aproveita para informar que na segunda feira, dia 18/10, o comércio em geral não abre. Escolas, bancos e repartições públicas funcionarão normalmente.
Maiores informações, procure a sede da ACIAV: Av.Mariana Amália, 288 - Centro - tel.: 3523-1174
Assinar:
Postagens (Atom)