sábado, 25 de dezembro de 2010

SUSTENTABILIDADE


SUSTENTABILIDADE é o retrato de quanto a questão ambiental evoluiu desde que a rubrica Ecologia foi criada, nos anos 80. Não se fala mais em ambiente de forma isolada. O termo hoje que melhor traduz a preocupação que se tornou majoritária na sociedade é sustentabilidade. Significa encontrar uma fórmula que garanta a prosperidade e a qualidade de vida da humanidade ao mesmo tempo que preserve os recursos naturais do planeta.

PEQUENAS AÇÕES QUE QUALQUER UM PODE FAZER PARA COLABORAR

SUBSTITUIR SACOLAD E PLÁSTICO PELAS DE PAPEL, OU TECIDO
A sacola de plástico é a atual vilã do ambientalismo. Sua substituição é a primeira atitude sustentável que pessoas e empresas estão dispostas a adotar. O plástico das sacolad demora quatro séculos para se decompor na natureza, usa petróleo como matéria prima e, se jogado em rios e mares, provoca a morte de animais que engolem estes resíduos.

FAZER XIXI NO BANHO
A campanha lançada pela SOS Mata Atlânctica baseia-se numa conta simpes: cada descarga utiliza 12 litros de água tratada. Como um aduto saudável urina, em média, quatro vezes ao dia, são 17.520 litros de água por ano. O objetivo do xixi no banho é aproveitar a água que já está sendo usada e poupar uma descarga por dia. Evidentemente, há modos mais eficientes de economizar água. Adotar bacias sanitárias com caixa acoplada que gaste só 6 litros por descarga, por exemplo. De qualquer forma, toda iniciativa para economizar água tratada é bem vinda.

RECICLAR O LIXO
Papel, vidro e plástico são recicláveis, com vantagens óbvias para a natureza. Economizam-se matéria-prima e energia. Evita-se o acúmulo de detritos em aterros e lixões. O problema é como fazer isso. Raras cidades brasileiras têm coleta seletiva de lixo. Em São Paulo, por exemplo, esse tipo de serviço só atende a 20% das residências. Em muitos lugares, o melhor a fazer é encaminhar o material reciclável para instituições ou cooperativas de recicladores.

DEIXAR DE IMPRIMIR DOCUMENTOS
Economizar papel tem três objetivos. Primeiro, diminui a produção de lixo. Segundo, evita a derrubada de árvores. Terceiro, reduz o consumo de água. Doze árvores são derrubadas para cada tonelada de papel virgem. São necessários 540 litros de água para fazer um quilo de papel.

DESLIGAR OS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS DA TOMADA
Estima-se que, em média, 15% da conta de eletricidade de uma residência se deva ao consumo de aparelhos em stand-by. Aí está uma providência simples que resulta em economia de energia, reduzindo o uso de recursos naturais e a emissão de gases do efeito estufa, além de aliviar o pesa da conta de luz. Um uso sustentável da eletricidade pode incluir equipamentos de consumo eficiente, substituição das lâmpadas incadescentes por modelos econômicos e a administração cuidadosa do período em que o ar-condicionado permanece ligado.

DESLIGAR O CHUVEIRO ENQUANTO SE ENSABOA
A quantidade depende da vazão de cada chuveiro, mas uma boa ducha pode gastar 30 litros de água por minuto. Basta multiplicar para ver como é simples economizar água e dinheiro. Um banho diário de 10 minutos custa em média 350 reais em um ano.

PARAR DE JOGAR ÓLEO NA PIA
O óleo que é jogado na rede de esgotos ajuda a formar uma massa compacta de detritos que entope as tubulações e contribui para inundações. Quando contamina os reservatórios, o óleo torna mais caro e trabalhoso o tratamento da água para uso nos domicílios. Uma boa prática é recolher o óleo usado e encaminhá-lo a instituições ou empresas que cuidem de sua reciclagem. Este material pode viara biocombustível ou sabão.

Fonte: Edição Especial da Revista Veja sobre Sustentabilidade

OBSERVAÇÕES DA ACIAV
A nossa Associação está com a campanha nas ruas, desde agosto, junto a vários estabelecimentos e aos consumidores, para conscientizar sobre o uso e o descarte de sacolas plásticas. Sacolas retornáveis de algodão crú podem ser adquiridas em várias lojas, e o cliente final ganha cupons que dá direito a concorrer a 12 notebooks que serão distribuidos no próximo mês. É o Concurso Cultural - As Marcas da Vitória - Premiando as boas ações.

A ACIAV também, desde o início do ano, firmou um convênio com a Indústria Asa para o recolhimento e reciclágem de óleo de cozinha para a fabricação de sabão. A ACIAV instalou 4 postos na cidade onde todos podem entregar o óleo de cozinha usado, evitando jogar nas pias:
. Sede da ACIAV
. Palácio dos Alimentos
. Souza Supermercados
. Supermercado Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário