sexta-feira, 15 de outubro de 2010

APOSENTE A SACOLA PLÁSTICA


Dia do Consumidor Consciente quer reduzir uso de embalagem, cuja estimativa chega a 1,71 milhão de unidades usadas em apenas uma hora

Que tal um dia sem sacola plástica? O desafio é uma proposta do Dia do Consumidor Consciente, comemorado hoje, dia 15 de outubro. No Brasil, estima-se que 1,71 milhão de sacolas plásticas são consumidas a cada hora, segundo o Ministério do Meio Ambiente. Isso significa 41 milhões em 24 horas, 1,25 bilhão por mês e 15 bilhões por ano. O uso da ecobag pode ajudar a diminuir o impacto ambiental das sacolinhas.

Euvina da Conceição aposta no uso das ecobags: "É mais prático e até mais fácil de carregar. E ainda deixa o meio ambiente feliz" Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
A data começou a ser usada para a conscientização em relação ao uso das sacolas plásticas no ano passado, quando o Ministério do Meio Ambiente lançou a campanha Saco é um saco. A partir do apoio das grandes redes de supermercados e empresas, que lançaram seus próprios programas de incentivo às ecobags, a campanha conseguiu evitar o consumo de cerca de 1 bilhão de sacolas plásticas em um ano.

A doméstica Euvina da Conceição, 58 anos, é uma das consumidoras que abandonaram as sacolinhas plásticas nesse período. "É mais prático e até mais fácil de carregar, porque as sacolas plásticas se rasgam muito fácil.E ainda deixa o meio ambiente feliz", comenta ela. Ela gosta tanto das ecobags que não as utiliza apenas para fazer a feira. "Eu saio com elas para todo lugar. Se preciso guardar alguma coisa, vai para a ecobag", relata ela.

Como forma de incentivar a redução das sacolinhas, desde de março de 2009, os clientes do Walmart recebem um bônus de R$ 0,03 por cada sacola que deixa de ser utilizada. A rede, que é dona dos supermercados Bompreço, já concedeu no país mais de R$ 900 mil em descontos, o que representa cerca de 30 milhões de sacolas plásticas a menos no meio ambiente. Sacolas retornáveis passaram a ser vendidas nas lojas como opção ao transporte das compras. Até agora, 2,4 milhões de sacolas retornáveis foram comercializadas.

Já a rede Pão de Açúcar comercializou mais de 2,46 milhões unidades de sacolas retornáveis nas lojas do grupo, sendo que 54% desse total no ano de 2009. Em 2010, foram mais 800 mil unidades. Não é oferecido desconto a quem deixa de levar a sacola. Mas os clientes do programa de relacionamento Pão de Açúcar Mais que utilizam ecobags em ganham 5 pontos a mais do que a pontuação normal (que é de 1 ponto para cada R$ 1 gasto). Os pontos podem ser trocados por vale-compras. Até agora 8,5 milhões de pontos foram distribuídos, evitando o uso 4,8 milhões de sacolas.

O Carrefour anunciou neste ano que, até 2014, vai erradicar o uso das sacolas em suas lojas do Brasil. A retirada das sacolinhas já começou nas unidades de São Paulo e até o fim do ano chegará as lojas da Região Nordeste. Hoje a rede está lançando na web o vídeo "Onde está sua ecobag?", uma forma de convocar os consumidores a tirarem suas ecobags do armário de casa ou do porta-malas do carro para transportarem tudo o que consumirem. Ainda durante o dia, as operadoras de celular, TIM e Vivo, vão enviar mensagens sobre consumo consciente aos seus mais de 40 mil e 66 mil seguidores do Twitter, respectivamente. A livraria Saraiva vai distribuir marcadores de páginas do Dia do Consumidor Consciente nas lojas da rede, que ainda terão banners instalados com a identidade visual da campanha Saco é um saco.

Fonte: Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário