EDIÇÕES RUBROVëIO
Apóss vários anos de pesquisa em arquivos públicos e de tradicionais famílias desta cidade, concluímos o nosso projeto editorial VITORIA DE SANTO ANTÃO (A CIDADE EM TRÊS DIMENSÕES), único no campo da documentação fotográfica até hoje realizado na Vitória, em forma de DVD. O prefácio será da jornalista carioca radicada nesta cidade, Rosângela Martins.
Ao todo, são mais de 2.500 imagens, inéditas, produzidas ao longo de 40 anos pelo jornalista vitoriense e conselheiro do Conselho Estadual de Cultura, Marcus Prado. O foco do projeto volta-se para os aspectos urbanos, históricos e culturais da cidade nas suas esferas de maior relevo. Nosso imenso e diversificado painel iconografico inicia com cenas produzidas pelo autor no Arquipélago do Cabo Verde (ex-colonia de Portugal), de onde saiu o fundador da cidade – Diogo de Braga – até a Vitória dos dias atuais. Destacando aspectos paisagísticos do passado históricos jamais vistos, alguns com mais de 100 anos, houve a preocupação de resgatar velhos álbuns de famílias tradicionais, quase perdidos no tempo e na memória, herança sentimental e histórica dos formadores da nossa identidade cultural, política e econômica. Esta não é a única singularidade do projeto de forte apelo sentimental e de valorização de nossa terra. O objetivo da Revista eletrônica, além de ser um cartão postal da cidade, pretende contribuir, em parceria com a iniciativa privada e o poder público, para uma consciência coletiva de auto-estima e valorização do nosso patrimônio histórico e cultural e para a crença no nosso futuro. Objetiva, igualmente, mostrar, dentro e fora da cidade, que temos muito a oferecer aos que nos visitam e desejam investir economicamente no Município, aos que acreditam que a VITÓRIA DE SANTO ANTÃO está mudando para todos, em busca de novas alternativas de potencialidade econômica.
O público alvo do projeto tem amplas abrangências, com destaque para agências de turismo e de desenvolvimento econômico da Região, Bancos de investimentos, sem esquecer os meios escolares e acadêmicos da cidade, além de pessoas e instituições locais. A edição inaugural do projeto será de mil exemplares, com distribuição gratuita. Seu lançamento será no dia 30 de novembro de 2010 e não será colocado à venda no comercio tradicional.
Atenciosamente,
EDIÇÕES RUBROVËIO – NUCLEO DE APOIO CULTURAL
Marcus Prado – Diretor
Nenhum comentário:
Postar um comentário