domingo, 1 de julho de 2012

Bancos devem preservar sigilo das transações





A Febraban destaca que é responsabilidade dos bancos preservar a integridade, legitimidade, confiabilidade, segurança e sigilo das transações realizadas nos serviços que oferecem. Para cumprir com esse dever, o Bradesco oferece a ferramenta online com o respaldo de dispositivos de segurança, como o Protocolo SSL, que criptografa todos os dados trafegados; o teclado virtual, através do qual o cliente clica nos caracteres em vez de digitar no teclado físico; e a chave de segurança, destinado aos clientes que portam deficiência visual ou baixa visão. O Bradesco disponibiliza, ainda, a chave de segurança para pessoa jurídica.

O Banco do Brasil também adota dispositivos que garantem que os clientes - pessoas física e jurídica - naveguem de forma simples e segura. O BB Code, por exemplo, passou a ser oferecido no dia 30 de maio. O serviço contempla pessoas físicas que acessam contas bancárias através de smartphones do tipo Iphone, Blackberry ou Android...


...Para pessoas jurídicas, o Banco do Brasil oferece o BB Token: serviço em formato de pen drive, mas com a funcionalidade completamente diferente do que sugere o formato. Trata-se de um dispositivo criptográfico que o Banco do Brasil oferece gratuitamente ao público-alvo. Para utilizá-lo, é necessário fazer o download do certificado digital, disponibilizado no site do banco.

O Banco do Brasil oferece, ainda, serviços como o módulo de segurança: software que atua no computador dos clientes a fim de detectar possíveis ameaças. O módulo informa prontamente ao banco a respeito dos perigos aos quais a máquina do cliente está suscetível. “Como medida paliativa, o banco  pode fazer um bloqueio provisório da senha, mas logo informa ao cliente a respeito do perigo que corre e busca, junto a ele, solucionar o inconveniente”, explica Martins.

Fonte: Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário