quarta-feira, 4 de julho de 2012

Proporção de empreendedoras brasileiras é maior que a média mundial


Quase metade dos empreendimentos em estágio inicial (de 3 meses até 3 anos e meio em atividade) pertencem a mulheres.
A proporção de empreendedoras brasileiras (49%) é maior do que a média mundial (37%) entre 54 países analisados na 12ª edição da GEM (Global Entrepreneurship Monitor), feita pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade.
 
"O aumento da participação feminina também é reflexo da melhoria do ambiente econômico e das transformações no mercado de trabalho que ocorreram ao longo das últimas décadas", diz Carlos Alberto dos Santos, diretor técnico do Sebrae nacional.
 
A artesã Maria Valmira Alves de Sousa, 48 anos, formada em Pedagogia há dois anos, diz ter optado por ficar no mercado com seu negócio do que ir para a sala de aula.
 
"Fiz cursos e procurei o Sebrae para me capacitar. Tirei meu CNPJ há pouco tempo, porque posso fazer mais investimentos, ter acesso a financiamentos e colocar uma maquinha de crédito para aumentar a clientela. Esse é o maior pedido hoje, para eu vender com cartão", diz Maria Valmira, que vende seus bordados e crochês em três feiras em que participa na zona sul e na região de Embu.
 
De segunda à quinta, ela produz suas mercadorias e às sextas, aos sábados e domingos trabalha na feira.
 
"Comecei vendendo entre cinco e dez toalhas bordadas. Hoje a média é de 200", diz a empreendedora.
 
Maria Valmira é uma das 27 milhões de pessoas que têm um negócio no país. Em 2010, o Brasil tinha 21 milhões de empreendores.
 
O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking de países com maior número de empreendedores, segundo a pesquisa feita em 2011.
 
China e Estados Unidos aparecem em primeiro e segundo lugares, respectivamente.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário