sexta-feira, 12 de julho de 2013

Com investimentos de 40 milhões, grupo espanhol inaugura fábrica em Vitória de Santo Antão



Folha de Pernambuco, A Voz da Vitória
Roca é a maior fabricante de louças sanitárias do mundo. Inauguração ocorre em 2014.
O grupo espanhol Roca, maior fabricante de louças sanitárias do mundo, anunciou que vai inaugurar a fábrica em Pernambuco no primeiro trimestre de 2014. A informação foi oficializada ontem, durante visita de uma comitiva do governo da Catalunha a São Paulo. O grupo está investindo 13,5 milhões de euros (cerca de R$ 40 milhões) na planta – já em obras, em Vitória de Santo Antão, Mata Sul -, a primeira de metais sanitários no País e décima no mundo, onde serão produzidas peças das marcas Roca e Celite.
Atualmente esses produtos são importados de fábricas do grupo, principalmente da Europa. A unidade pernambucana está sendo construída em um terreno de 50 mil metros quadrados (m²), em frente à fábrica da Kraft Foods. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Márcio Stefanni Monteiro, as obras começaram no fim de 2012 e estão adiantadas.
A planta terá capacidade produtiva de um milhão de peças por ano e previsão de gerar 230 empregos diretos na região. Segundo a empresa, a fábrica terá tecnologia e engenharia de produção avançados, além de estrutura completa de fundição, usinagem, polimento e cromeação. A galvanoplastia (processo de revestimento de peças) será 100% automática. Segundo informou a Roca, o maior crescimento do mercado de louças está na Região Nordeste, considerando todo o mix de produtos.
No Estado, o grupo já tem uma fábrica de louças sanitárias, além de quatro em São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo e três plantas industriais de revestimento cerâmico no Paraná. Há nove meses, o Grupo Roca inaugurou a quinta fábrica de louças sanitárias, em Minas Gerais, que recebeu investimento de 35,6 milhões de euros. “Com a inauguração da fábrica Santa Luzia II, trouxemos uma de nossas principais marcas do segmento premium, a Laufen, para compor nosso portfólio de marcas.
Mesmo com o desaquecimento da economia e com o mercado experimentando considerável desaceleração, nosso mix de produtos permitiu crescimento no faturamento superior a 15%, na divisão de sanitários”, disse o presidente do Grupo Roca no Brasil, Joan Jordà. “Desde 2011, na condição de principal operação do Grupo Roca fora da Espanha, nosso objetivo é estabelecer a liderança nacional também em outros segmentos e o de metais apresenta um grande potencial para nossos negócios”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário