quinta-feira, 25 de julho de 2013

Caixa Econômica inicia novo calendário de pagamento do PIS

A Caixa Econômica Federal iniciou o pagamento do Programa de Integração Social (PIS) aos trabalhadores com direito ao saque do benefício no exercício 2013/2014. Até o dia 30 de junho de 2014, data de encerramento do novo exercício, cerca de 19,4 milhões de trabalhadores terão direito ao abono salarial e mais de 26,5 milhões poderão receber os rendimentos do PIS.
Desde ontem (23), o benefício está disponibilizado aos trabalhadores que possuem conta corrente ou poupança na Caixa. Empresas conveniadas ao CAIXA PIS-Empresa creditam o benefício diretamente na folha de pagamento dos meses de julho ou agosto. Os demais beneficiários poderão sacar os abonos e rendimentos do PIS a partir de 13 de agosto, conforme calendário de pagamento, ordenado pelo mês de nascimento do trabalhador.
De acordo com o banco, com o crédito em conta, foram beneficiados mais de 10 milhões de trabalhadores que possuem conta corrente ou poupança na Caixa.
A partir de 13 de agosto, os trabalhadores iniciam os saques conforme o calendário de pagamento. Segundo a Caixa, a retirada do valor poderá ser efetuada com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui, além das agências bancárias. O calendário de liberação do benefício é ordenado de acordo com o mês de nascimento do trabalhador.
O valor do abono salarial corresponde a um salário mínimo (R$ 678). Os rendimentos variam conforme o saldo existente na conta PIS vinculada ao trabalhador. Quando o trabalhador não saca os rendimentos do PIS, ele não perde o benefício, pois os valores retornam para a sua conta de participação. No caso do abono salarial, o valor não sacado dentro do prazo estipulado retorna para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Têm direito ao abono os trabalhadores cadastrados no PIS até 2008 (cinco anos de cadastramento), que tenham trabalhado no mínimo 30 dias, consecutivos ou não, no ano de 2012, com carteira de trabalho assinada por empresa, que tenham recebido, em média, até dois salários mínimos mensais e que tiveram seus dados informados corretamente pela empresa ao Ministério do Trabalho e Emprego na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano-base 2012.
Quanto aos saques, tem direito ao saque o trabalhador que foi cadastrado no PIS-PASEP até 04/10/1988 e que tenha saldo na conta PIS. O pagamento obedece ao mesmo calendário do abono salarial.
Para saber se você tem direito ao abono salarial ou aos rendimentos do PIS, basta consultar a página da Caixa na internet, www.caixa.gov.br/pis, opção “Consulta de Pagamentos”, ou entrar em contato pelo Canal de Atendimento ao Cidadão, o 0800 726 0207. Ao ligar para o canal, o trabalhador deve sempre ter em mãos o número do seu PIS. A consulta poderá ser efetuada 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana.
 Fonte: A VOZ DA VITÓRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário