domingo, 10 de junho de 2012

O que fazer com os medicamentos vencidos?





 (Walmart/Divulgacao)
Empresas investem na logística reversa de remédios que perderam a validade
Quem não tem uma farmacinha em casa com sobras de remédios? São medicamentos que se acumulam, perdem a validade, e o consumidor fica sem saber como se livrar do lixo farmacêutico. A maioria das pessoas coloca no vaso sanitário e dá descarga. Contamina os lençóis freáticos, além de poluir o meio ambiente. A indústria farmacêutica e as farmácias já começam a se adequar à nova Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) para fazer a logística reversa dos remédios, embalagens e insumos. O consumidor também tem que fazer a sua parte.

Iniciativas pioneiras de logística reversa de medicamentos começam a surgir em vários pontos do país. A mais recente é da farmácia de manipulação Roval que iniciou uma campanha de coleta de remédios vencidos nas unidades do Recife, Olinda, Jaboatão e Paulista. Foram instalados nas lojas dois coletores (um de medicamentos e outro de embalagens vazias) onde os clientes e não-clientes podem deixar os produtos...

...O Brasil é o oitavo país no mundo que mais consome remédios. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estima que joga-se fora por ano entre 10 mil a 28 mil toneladas de remédios no lixo comum. Uma prática incorreta de descarte de resíduos que deve ser corrigida agora com a nova PNRS.


Descarte de medicamentos - Veja os pontos de coleta


Farmácia Roval

- Shopping Recife

- Shopping Guararapes

- Rua Gervásio Pires, 242, Boa Vista

- Rua Duque de Caxias, 257, Santo Amaro

- Rua Santo Elias, 416, Espinheiro

- Rua Coronel Alberto Lundgren, 33, Centro-Paulista

- Av. José Augusto Moreira, 491 , Casa Caiada-Olinda

Fonte: Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário