domingo, 23 de janeiro de 2011

GESTÃO DE PERDAS


Com o aumento da concorrência e das despesas, redução das margens e pressão do Governo com fiscalizações e cobranças de alta carga tributária, o empresário tem que se utilizar de todas as estratégias administrativas possíveis para crescer no seu ramo ou pelo menos se manter.
Uma delas é a GESTÃO DE PERDAS, que envolve prevenção, controles, segurança, treinamentos e até reciclagem. Vamos colocar aqui esses tópicos, de uma forma bem simples e direta, mas que devem ser bem observadas em todo tipo de empresa.

GESTÃO DE PERDAS
INVENTÁRIO
O inventário é uma das principais ferramentas no controle das perdas, fornecendo indicações valiosas sobre os produtos ou segmentos que concentram o maior percentual de perdas, auxiliando na definição das prioridades para combatê-las. Com o inventário é possível levantar erros de recebimento, de cadastro, de estocagem e de organização.
Tendo o conhecimento do estoque, das validades e do giro dos produtos podem-se organizar estratégias de vendas para dar saída a vários produtos que estão como excedentes, sem giro, próximos do seu vendimento ou fora das áreas de venda. Afinal, perda grande mesmo é a da “não venda”.

SEGURANÇA
Todo empresário deve estar consciente de que toda loja perde sim. Mas podemos reduzir estas perdas com investimentos e com procedimentos mais detalhados.
. Redobrar a atenção no recrutamento, seleção e treinamento do seu pessoal;
. Dependendo do tipo de produto que se trabalha, colocar etiquetas eletrônicas;
. Instalar um circuito fechado de TV – sistema de monitoramento por câmeras que permite visualizar todo o processo de controle de acesso de colaboradores e terceiros, fluxo de clientes, locais estratégicos e áreas de riscos. Até mesmo câmeras falsas inibem muitas ações.
. Alarme de presença, com sensores em vários pontos do estabelecimento. O sistema ainda dispõe de botão de pânico, a ser acionado em situações de furtos e roubos, que tocam na central de monitoramento da empresa de segurança que se encarrega de ir ao local e de acionar a polícia.

EQUIPAMENTOS E MAQUINÁRIO DA LOJA
. Comprar equipamentos de boa procedência e econômicos;
. Realizar manutenção preventiva;
. Utilizar dispositivos de proteção elétrica: disjuntores, no breaks, estabilizadores ao invés de extensões;
. Evitar “quebra-galhos”. Chamar sempre a assistência técnica autorizada;
. Sempre que possível, optar por iluminação natural: telhas translúcidas, janelas amplas e tetos e paredes em cores claras;
. Luminárias abertas melhoram a iluminação; modelos espelhados aumentam a eficiência das lâmpadas;
. Orientação à equipe para apagar as luzes de dia e ao deixar os ambientes; e
. Informar-se sobre programas que auxiliam no diagnóstico dos gastos e orientam sobre economia de energia, como o Programa de Eficiência Energética (Proefi) do SEBRAE.

RECICLAR
Destinar um local para a guarda de papelões e plásticos, de forma organizada, para repassar para as empresas que já trabalham com isso. Aqui em Vitória existem algumas e que vão até no local para fazer a coleta e pesagem.

REALIZAR AUDITORIAS
A necessidade constante de estar sempre fiscalizando todos os setores do seu negócio é bem recompensada quando realmente existe o controle. É preciso cuidados com armazenagem, temperaturas e empilhamento, tanto nos estoques como nas áreas de vendas. Funcionários devem ser treinados para fazer essa vistoria e serem cobrados por isso.
O cumprimento de metas estabelecidas para a redução de perdas e custos pode e deve ser incentivado com recompensas aos colaboradores que fizerem por merecer, apresentando bons resultados.

Fonte: texto confeccionado com base na Revista Super Varejo

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