sábado, 29 de janeiro de 2011

DICAS PARA UM BOM RECRUTAMENTO DE PESSOAL


Como saber quem será o melhor funcionário em meio a tantas pessoas batendo à sua porte? Selecionar um candidato não é uma equação de matemática. Embora cada negócio e vaga exijam perfis e métodos direfenciados de seleção, Priscila Soares, Diretora de Recursos Humanos, fornece dicas preciosas.

. Para se preencher uma vaga, coloca-se anúncios em jornais, utiliza-se a internet ou até mesmo o boca a boca, dependendo do caso. Muitas empresas colocam anúncios nos murais da faculdades, uma ótima forma para se aproveitar estudantes para primeiro emprego, geralmente cheios de vontade para trabalhar. Também é interessante fazer um recrutamento dentro da empresa, ou para efetuar promoções de funcões internamente ou para pedir que os próprios funcionários façam indicações. Mas tome o cuidado para não contratar parentes próximos dos seus funcionários para evitar vários possíveis incovenientes tais como: um encobrir as falhas e erros do outro, provocar favorecimentos entre outras possíveis ocorrências.

. O próprio empregador pode fazer o processo seletivo. Ele deve receber os currículos e avaliar os mais adequados. Depois, deve chamar para uma entrevista e fazer perguntas pertinentes, observando a postura do candidato.

. Cerca de 85% dos profissionais mentem no currículo. A pessoa pode até ter tido algum tipo de contato com a competência descrita, mas não a domina. Podemos perceber isso ao perguntar como ele desenvolve determinada habilidade, solicitando que a descreva passo a passo. Se o candidato não souber, certamente ficará confuso.

. É preciso checar as referências. Quando uma empresa pela qual a pessoa já passou confirma o período trabalhado, mas prefere não comentar nada, quer dizer que houve algum problema com ele.

. Pessoas não qualificadas podem se tornar bons profissionais desde que sejam comprometidas com o trabalho e bem treinadas. Vale à pena qualificar funcionários, porque, além de baratear os custos, existe a oportunidade de moldá-los de acordo com o modelo da empresa.

Fonte: Revista Ticket e Negócios

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