quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

FICANDO DE OLHO NA LOJA


Existem vários tipos de "clientes" que furtam na sua loja:

O FURTANTE OCASIONAL - geralmente é um cliente regular. Compra produtos e tenta levar mais alguma coisa de "brinde". É discreto, não chama a atenção; puxa conversa com funcionários e até pede ajuda. Quando são pegos, muitas empresas optam por não chamar a polícia; liberam o indivíduo por considerar que subtraiu itens de baixo valor.

O IMPULSIVO - não é cliente; age só e costuma sair sem comprar. Aí se enquadra o cleptomaníaco também. Merece atenção especial, pois a exceção pode virar regra. Acionar a polícia e registrar um boletim de ocorrência ajuda a conter futuras tentativas.

O PROFISSIONAL - geralmente age em dupla ou quadrilha. Cada membro possui uma função, como desviar a atenção da equipe enquanto outros agem. Utiliza sacolas preparadas, alicates para cortar dispositivos eletrônicos e de segurança. Chamar a polícia é obrigatório.

SÃO SUSPEITOS PORQUE ...

. olham muito para os lados
. levantam o produto à altura dos olhos observando o movimento de funcionários
. deixam cair o produto no chão para colocá-lo na bolsa ou na sacola
. permanecem por muito tempo em um local de pouca visibilidade e circulação de funcionários
. abrem bolsa ou sacola de forma proposital em local onde se escolhem produtos
. provam produtos na área de venda

... E NÃO ESCONDEM O OBJETO DO FURTO SÓ EM MEIAS, MAS EM

. casacos
. guarda-chuvas
. sacolas
. saias
. livros
. carrinho de bebê e falsa barriga
. mochila
. paletó
. pasta, maleta
. bolsos

Fonte: Revista Super Varejo

Nenhum comentário:

Postar um comentário