quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

CUIDADOS COM ABORDAGEM


A abordagem preventiva pode gerar bons resultados tanto na redução do risco de furto como nas implicações legais. Desde que algumas precauções sejam adotadas, caso contrário, aumentam os riscos de processos pedindo indenização por danos morais. Por isso deve-se:

. Nunca colocar as mãos no cliente ou em seus pertences pessoais para não ser acusado de agressão e lesão corporal;

. Nunca acusar de furto, por mais que tenha como comprovar a prática. A calúnia se caracteriza quando o que se diz é ouvido por um terceiro, outro cliente, por exemplo;

. Nunca fazer qualquer abordagem se não tiver 100 por cento de certeza;

. Conversar sempre na presença de uma testemunha, se possível do mesmo sexo e de preferência que não seja funcionário (um outro cliente);

. Afastar o cliente da área de vendas para um local mais reservado, se possível que tenha câmeras filmadores, mas nunca trancar a porta ou poderá ser acusado de cárcere privado;

. Quando um suspeito é abordado já fora da loja e com o objeto do furto, comprovadamente sem ter passado no caixa, já está caracterizado o furto.

Fonte: Revista Super Varejo

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